Fundo Social de Prudente pede doações de produtos diversos

Número grande de pessoas é beneficiado com roupas, alimentos, materiais de construção e móveis, alguns dos itens que a população pode ofertar ao órgão

PRUDENTE - OSLAINE SILVA

Data 13/03/2019
Horário 05:45

O Fundo Social de Solidariedade de Presidente Prudente pede doações de roupas, alimentos, materiais de construção e móveis. A presidente da entidade, Lisiane Zangirolami Bugalho, informa que qualquer tipo de doação, desde que tenha condições de uso, será bem-vindo.

Odete Tonhon, secretária da presidente, conta que mantém duas grandes campanhas anuais: do Agasalho, que é lançada em abril seguindo até julho, e Natal sem Fome, de setembro até dezembro. “Fora esses períodos recebemos diariamente a doação de roupas e alimentos. Com a comida, que estamos sempre precisando, pois muitas são as famílias necessitadas, montamos cestas básicas e ofertamos à população que precisa. O que sobra de alimento destinamos às entidades da cidade. Assim como as vestimentas”, expõe.

A secretária menciona que um número grande de pessoas, mais de 700, é atendido mensalmente no local. Os beneficiados contam com os mais diversos serviços, além dos dois já citados: pagamento de contas, auxílio funeral, auxílio com documentos como pedido de certidão de nascimento, casamento, cursos realizados no órgão e na Escola Municipal Professora Odette Duarte da Costa, onde o Fundo Social mantém uma sala de aula de artes em tecido como: corte e costura, bolsas, etc.

“Móveis [cama, guarda-roupas, cômodas, geladeira, fogão, etc] e eletrodomésticos em bom estado podemos buscar diretamente na casa de quem está doando, pois, já levamos a quem precisa. Para manter tudo organizado temos uma pasta com toda essa demanda. Mantemos também um banco de empréstimo de cadeira de rodas, bengalas, andador, moletas, cadeiras de banho, entre outros itens... Então, quem tiver e sentir no coração pode nos doar que serão muito bem vindos”, destaca a secretária. Odete diz que a campanha mais próxima será a de agasalho. Mas, toda e qualquer doação é sempre muito bem-vinda.

Oportunidade

Quando ela diz que atendem um grande número de pessoas é por conta dos cursos de capacitação que hoje o Fundo Social mantém, que se tornou uma “escola de qualificação profissional”. No local, as pessoas aprendem totalmente de graça diversos cursos em arte com tecidos/patchwork, são eles: corte e costura, kit de cozinha, kit de bebê, colchas, almofadas, toalhas de mesa, reformas de roupas, bolsas e acessórios, bordado industrial, bordado em pedal. Além do curso de assistente de cabeleireiro, que começou recentemente, e outro de forração e arte em MDF, que inicia no dia 11 de março. “Não posso esquecer de mencionar o nosso Polo Regional de Padaria Artesanal, que só no ano passado capacitou mais 600 pessoas. Ufa, estamos no caminho [risos]”, comemora  a secretária do Fundo Social.

Serviço

O Fundo Social de Solidariedade de Presidente Prudente fica no prédio da SAS (Secretaria de Assistência Social) da cidade, localizado na Rua Napoleão Antunes Ribeiro Homem, 491, Jardim Marupiara. O atendimento ao público é das 8h às 16h. Mais informações e doações podem ser obtidas pelo telefone 3222-1881.

Publicidade

Veja também