Freestyle abre programação do Sesc Verão 2018

APRESENTAÇÃO Abertura teve participação do paraense Ricardinho, campeão mundial da modalidade no ano passado

Esportes - THIAGO MORELLO

Data 07/01/2018
Horário 23:38
Marcio Oliveira, Ricardinho, que esteve no primeiro dia do evento, é o atual campeão mundial da modalidade
Marcio Oliveira, Ricardinho, que esteve no primeiro dia do evento, é o atual campeão mundial da modalidade

Música, interação em grupo, bola rolando, skate, piscina e muito mais. Nem mesmo a chuva da manhã de ontem impediu que fosse dada a largada na programação do Sesc Verão 2018, que vai até o final de fevereiro. No primeiro dia, a abertura ficou por conta da apresentação esportiva de Futebol Freestyle. Na ocasião, o paraense Ricardo Chanini, Ricardinho, atual campeão mundial da modalidade, esteve no local para demonstrar e falar um pouco mais sobre o esporte. Além da atividade, outras cinco ações, entre vivências e festival, tomam conta do cronograma, que vai até hoje.

E assim foi feito. No primeiro final de semana do evento, famílias, amigos e grupos foram até o local para conferir o esporte, que não é novidade, porém, não muito repercutido. À reportagem, Ricardinho, que deu início aos trabalhos, antes de envolver a plateia, conta que há oito anos conheceu a modalidade vendo vídeos na internet e, desde então, nunca mais parou. Aos 19 anos, ele, que vem de uma vitória no mundial, disputado na República Tcheca, afirma que não se trata de uma atividade fácil, porém, todos podem fazer.

Deitado, em pé, no chão, sentado, de ponta cabeça, enfim, manobras e acrobacias é que não faltam. Ao som do rap, Ricardinho e o atleta Andrey Rotter iniciaram os movimentos. Timidamente, de longe, dava pra ver o pequeno Gabriel Gongora, com os olhos direcionados aos atletas em apresentação. Pouco depois de finalizado, ele se aventurou nos passos e se juntou aos demais para aproveitar e aprender a modalidade. O pai, Luiz Gongora, que ficou às margens admirando o filho, conta que o pequeno sempre se interessou por ações como essa.

Moradores da capital paulista, porém de férias na região, Luiz explica que ficou sabendo da programação e por isso decidiu dar um pulo até a unidade para conferir. “Ele sempre gostou e eu sempre procuro envolvê-lo em atividades esportivas. Além disso, é um momento de estarmos juntos e podermos ter uma aproximação maior. Estamos gostando”, pontua.

 

Movimente-se

Assim como Ricardinho, Andrey iniciou os trabalhos vendo vídeos na internet e hoje ambos disputam campeonatos Brasil a fora. Para quem quer se aventurar e, quem sabe, entrar profissionalmente no esporte, a dica dos dois é: começar. “É uma modalidade que requer paciência e vontade. São movimentos difíceis e precisa de dedicação. No começo, os movimentos eram mais limitados, mas hoje existe infinidade. Mas basta querer, porque impossível não é”, completa Ricardo.

Além de prática, Andrey lembra que o esporte exige muito do físico, então, é preciso sempre estar o mantendo, pensando na melhor condição. “Abdômen, pernas, ombros, tudo tem que ser fortalecido, assim como qualquer esporte”, argumenta. Ainda de acordo com eles, antes era mais difícil de aprender, contudo, hoje os exemplos são maiores e isso facilita mais.

 

Programação

Pra quem perdeu o primeiro dia de Freestyle, hoje tem mais. A partir das 10h, quem quiser conferir, é só dar um pulo no Sesc Thermas de Presidente Prudente e botar o corpo para mexer. Além do esporte, iniciando no mesmo horário, assim como ontem, acontecem as vivências de Skate Street e Longboard, Caminhando Sobre as Águas - Walk on Water (WOW) e Slackline e Circuito de Equilíbrio. A programação também conta com Festival de Tênis de Praia e Circo - Tenista Monociclista. Tudo acontece até às 17h, aberto ao público e gratuito.

Publicidade

Veja também