Franquias ganham espaço em Prudente

Levantamento da ABF mostra que o número de unidades abertas no município teve aumento de 8% se comparados os terceiros trimestres de 2018 e 2019 - maior que a média nacional, que não chegou aos 3%

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 03/11/2019
Horário 04:00
Jean Ramalho - Setor alimentício se destaca na cidade, com 27,7% do total de aberturas de unidades neste ano
Jean Ramalho - Setor alimentício se destaca na cidade, com 27,7% do total de aberturas de unidades neste ano

O número de unidades de franquias abertas em Presidente Prudente no terceiro trimestre deste ano representa uma evolução de 8% em relação ao mesmo período do ano passado, já que as empresas passaram de 247 para 267 no município. Os dados são da ABF (Associação Brasileira de Franchising) e revelam que o setor alimentício se destaca isoladamente dos demais, visto que, no período do ano de 2019 em que foi analisado, foram 74 unidades abertas, o que representa 27,7% do total. As redes de franquias também apresentaram evolução na cidade, essa de 13%, ao passarem de 160 para 181.

De acordo com o diretor regional da ABF Interior de São Paulo, Rogério Gabriel, os números registrados na cidade são considerados expressivos, já que superam a média nacional. Segundo ele, enquanto o volume total de unidades de franquias em Presidente Prudente cresceu 8%, a média nacional não chegou a 3%. “Esse desempenho é mais um indicativo de um movimento que chamamos de interiorização do franchising, ou seja, redes de franquia abrindo unidades fora dos grandes centros”.

O diretor regional revela ainda que entre os motivos que justificam tal crescimento devem ser levados em consideração os fatores locais e gerais. No campo mais macro, por exemplo, o franchising vem mostrando resiliência há pelo menos quatro anos. “Este desempenho está muito ligado a sua característica de promover uma parceria estratégica entre um empresário mais experiente - o franqueador - e um operador local - o franqueado”. Além disso, ele destaca que o compartilhamento de estruturas, conhecimento e ações têm se mostrado mais importantes do que nunca.

Rogério destaca, por fim, que é preciso considerar que o franchising traz um modelo de negócio, produto ou serviço já formatado e testado, o que reduz o risco do negócio e afirma sobre o setor alimentício, que se destaca entre os demais, que ele é um dos mais tradicionais e capaz de trazer uma característica fundamental, a chamada alta frequência, como as várias refeições ao dia. “As pessoas costumam voltar a estabelecimentos apreciados. Além disso, o hábito de alimentação fora do lar vem crescendo, assim como a associação a momentos de lazer e descontração”.

MODELOS DE SUCESSO

AGRADAM FRANQUEADOS

Há quem pense que o ramo das franquias é algo novo. Contradizendo este fato está o franqueado da Água Doce Cachaçaria, Eduardo Alves. A ideia de abrir um modelo já de sucesso em Presidente Prudente surgiu há 24 anos, em 1995, e, desde então, a experiência só trouxe resultados positivos. “Era um segmento desconhecido, mas foi onde achei apoio, treinamento, estrutura e oportunidade de começar um negócio. O suporte foi fundamental e me transformou de empregado a empresário”.

Sobre as mais de duas décadas de atividades em Presidente Prudente, Eduardo comenta que a cada ano que passa é preciso acompanhar a evolução do setor, bem como o desenvolvimento tecnológico, como a chegada de aplicativos que possibilitam a entrega de comida. “Estamos em uma onda de crescimento e retomada econômica, e o aumento em 20% nas vendas neste ano, em relação ao ano passado, comprova isso”, afirma. A franquia tem 80 unidades em todo o país.

SAIBA MAIS

De acordo com o diretor regional da ABF Interior de São Paulo, Rogério Gabriel, em termos de fatores locais, deve-se considerar que o interior paulista, de forma geral, e Presidente Prudente especificamente, têm uma economia diversificada e forte com muitas oportunidades para o franchising. Ele lembra que, em geral, o interior apresenta menores custos e concorrência, além de um consumidor ávido por grandes marcas. “Logo, é compreensível que muitos franqueadores aproveitem este momento para expandir suas operações para estas regiões”.

 

Abertura de franquias em Presidente Prudente no 3º trimestre de 2019

Segmentos   Unidades   % de participação
Alimentação   74 27,70%
Casa e Construção   18 6,70%
Comunicação, Informática e Eletrônicos   13 4,90%
Entretenimento e Lazer   1 0,40%
Hotelaria e Turismo   3 1,10%
Limpeza e Conservação   8 3,00%
Moda  45 16,90%
Saúde, Beleza e Bem Estar   40 15,00%
Serviços automotivos  18 6,70%
Serviços e outros negócios   14 5,20%
Serviços educacionais  33 12,40%
Total   267 100%

Fonte: Associação Brasileira de Franchising

   

 

 

Publicidade

Veja também