Fotógrafos prudentinos eternizam momentos em mostra intitulada “Debaixo D’Água”

Sem montagens nem fundo digital, o casal Rodrigo Batista e Zi Cardoso expõe novo trabalho, no Parque Shopping, até amanhã

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 01/12/2018
Horário 04:00
Cedida: Exposição fica no Parque Shopping até amanhã, dia 2 de dezembro; visita à exposição é gratuita
Cedida: Exposição fica no Parque Shopping até amanhã, dia 2 de dezembro; visita à exposição é gratuita

Casados há nove anos, Rodrigo Batista e Zilanda, ou apenas Zi Cardoso, os papais das princesas Nara de 7 anos, Liz, 3 e a Isis de 9 meses, conciliam além da vida familiar, o trabalho profissional. Ambos são fotógrafos, ele desde 2010 e ela, que também é jornalista, desde 2005. Especializados e um dos primeiros a trazer a técnica para a cidade, em Fotografia Newborn, que são aqueles ensaios com recém-nascido, e também em fotos de família, em janeiro eles deram início a mais uma novidade em Presidente Prudente: fotos subaquáticas que dispensam montagens e não possuem fundo digital. E para apresentar mais essa opção de eternizar momentos especiais da vida, eles estão até amanhã no Parque Shopping Prudente com uma exposição denominada “Debaixo D’Água”.

“Nossa ideia com a exposição é apresentar esse estilo para a cidade e toda a região. Nas capitais e grandes centros já é bem comum, mas nesta parte do interior ainda é algo novo. São nove fotos feitas em piscinas de clubes, residências levando em consideração a temperatura e transparência adequada da água. O equipamento utilizado é apropriado para submersão e usufruímos de luz natural”, explana Zilanda.

Sobre a maior dificuldade para fotografar debaixo d'água, os fotógrafos elencam o controle de iluminação, refração e transparência e nitidez da água. Além do controle da respiração.

 

“O detalhe é que não é preciso saber nadar para fazer esse ensaio na água. Basta conseguir controlar a respiração. E não precisa ser algo muito longo. O clique é rápido”,

Zi Cardoso

fotógrafa

 

Inicialmente, a própria fotógrafa fez testes debaixo d’água para desenvolver a nova técnica. “Fiz esse ensaio na água na reta final da gravidez da Isis [risos]. Ela nasceu em 6 de fevereiro, e fotografamos na segunda quinzena de janeiro. A ideia era testar esse estilo e para ter a experiência enquanto modelo. Assim conseguiria orientar outras mães. Chegamos a conclusão que para participar de um ensaio embaixo d'água enquanto grávida, o ideal é estar com até 28/30 semanas de gravidez. Depois disso o cansaço aumenta e pode comprometer o rendimento”, ressalta a fotógrafa.

Engana-se quem pensa que foi só a mamãe que virou modelo. A filha mais velha do casal de artistas, Nara está no início da natação e não deu outra, os papais a usaram como modelo para saber como conduzir crianças nessa sessão.

“O detalhe é que não é preciso saber nadar para fazer esse ensaio na água. Basta conseguir controlar a respiração. E não precisa ser algo muito longo. O clique é rápido”, garante a profissional que conta com toda ajuda dos avós e tias, além de cuidadoras para cuidar da rotina da família para que desenvolvam as demais tarefas. “Cada trabalho exige um momento, período específico. Nos demais curtimos a família!”, exclama a mamãe fotógrafa.

Zilanda diz que estão em conversação para a exposição itinerar em outros pontos da cidade e até na região.

 

Especialidade

Newborn é a especialidade do casal de fotógrafos. Desde 2014, eles já fotografaram 300 bebês da cidade e região. Zilanda explica que é um estilo completamente diferente deste subaquático. Mesmo por que, segundo ela, a fotografia de bebês na água só é recomendada para acima de 6 meses de idade e que participem de aulas de vivência aquática.

O ensaio de recém-nascido é recomendado para os primeiros 15 dias de vida do bebê, porque após esse período diminui a referência do útero e podem surgir as cólicas. Para a sessão é necessário um ambiente com temperatura indicada, além dos cuidados com a higienização.

“Somos a primeira e única equipe de Prudente e região a fazer parte da ABFRN [Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-nascidos]. Isso é muito importante!”. Acentua Zi Cardoso.

 

Serviço

Aos interessados em contatar os profissionais ligue: (18) 99782-6398 @zicardosophotography cfotografiazicardoso. Para saber a importância dos fotógrafos fazerem parte da ABFRN (Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-nascidos), acesse e confira https://abfrn.com.br/

 

 

Publicidade

Veja também