Foto de aluno será reproduzida em obra com lixo eletrônico, no dia 9 de junho, em Prudente

Atividade faz parte do “Lixo que Fala”, um dos projetos da oficina de criação Fab Lab do professor Itamar Xavier de Camargo, na Fundação Inova

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 03/06/2018
Horário 01:41
Cedida. Professor Itamar Xavier diz que obra com o rosto do aluno Otavio Micael Lima Souza será cadastrada no site de recordes brasileiro, e em no Guiness Word
Cedida. Professor Itamar Xavier diz que obra com o rosto do aluno Otavio Micael Lima Souza será cadastrada no site de recordes brasileiro, e em no Guiness Word

“Lixo que Fala”! No próximo dia 9 de junho, durante o 11º Mutirão do Lixo Eletrônico de Presidente Prudente, alunos das escolas municipais Dr. João Franco De Godoy e José Carlos João,  do Programa Cidadescola se aventurarão com disquetes, televisores, computadores, roteadores, carregadores... que não servem mais, na reprodução, em aproximadamente 900 m² (metros quadrados), da fotografia de um dos colegas, Otavio Micael Lima Souza. A atividade dá sequência a outra realizada ha alguns dias, na oficina de criação Fab Lab, ministrada pelo professor Itamar Xavier de Camargo, na Fundação Inova, onde a turminha representando a natureza, se inspirou no artista Vik Muniz criando gatinho, uma árvore e uma flor.

Segundo o professor idealizador do projeto de arte a partir do lixo eletrônico como matéria-prima, entre alunos, voluntários da igreja Nova Jerusalém e outros amigos, mais de 50 pessoas estarão envolvidas na façanha.

Itamar acredita que esta seja a maior imagem do mundo produzida com lixo eletrônico. “Por isso será cadastrada no site de recordes brasileiro, e em seguida vou tentar o mesmo no Guiness Word. Eu queria, assim como o Vik ilustrar uma pessoa. Da mesma maneira como ele faz com os personagens do lixão. Escolhi o Otávio, pelas características físicas que facilitam na hora de desenhar”, explica.

“A obra será eternizada através da fotografia e de um painel que irei pintar. Da mesma forma que Vik Muniz faz ficamos apenas com a imagem da criação. No dia 8 estarei no Parque do Povo passando o desenho para o chão e no sábado, a partir das 9h, estaremos todos montando a obra”, adianta o professor que da foto de Otávio com uma tesoura na mão fez nascer uma flor.


Em breve

Como já publicado anteriormente, Itamar ministra diariamente a oficina Fab Lab a quatro turmas, cada uma com 25 alunos, participantes do programa Cidadescola, de 7 a 11 anos de idade, estudantes do 1º ao 5º ano. E, em breve, além das imagens reproduzidas com lixo eletrônico, os alunos irão produzir um HQ, conscientizando os leitores sobre como descartar corretamente esse material, ou como consumir de forma consciente.

“É muito gratificante ver que os alunos assimilaram o quanto é importante o consumo consciente de tudo. Assim como o descarte correto do lixo orgânico, reciclável e eletrônico”, salienta o professor Itamar.

 

11º Mutirão do Lixo Eletrônico

O 11º Mutirão do Lixo Eletrônico será no dia 9 de junho em dois locais: no Parque do Povo, das 8h às 16h e no Ana Jacinta das 9h às 13h. Além dos benefícios do descarte correto dos materiais inservíveis, a população pode trocar seu lixo por cupons e concorrer a prêmios como 10 bicicletas, um videogame, um notebook e um tablet.

De acordo com o site oficial da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação) todo o material recolhido no mutirão será doado a empresas especializadas em descaracterização de lixo eletrônico, que possuam certificação ISO-14000 e licenças ambientais que autorizem esse manuseio, e é selecionada pelas empresas parceiras do evento, que custeiam o transporte, e analisam a documentação apresentada pelos interessados.

Todo o custo com remanufatura reversa, como é chamada a desmontagem e destinação adequada dos materiais recicláveis, incluindo a neutralização dos elementos químicos, é de responsabilidade da empresa que recebe o material, obrigada a emitir laudos de que houve a destinação ambientalmente adequada de tudo o que receber. Em 2018 a empresa responsável para o recolhimento do e-lixo será a Silcon Ambiental, que apresentou toda a documentação e certificação necessária para essa ação.

 

Publicidade

Veja também