Fortes chuvas resultam em estragos na região de Prudente

Prefeitura de Prudente registrou a queda de 10 árvores; Energisa Sul-Sudeste diz que 24 cidades foram atingidas pelo tempo instável

REGIÃO - GABRIEL BUOSI

Data 21/09/2018
Horário 05:09
Deygrads Fernandes da Silva/Cedida - Residência em Bernardes ficou destelhada depois da forte chuva na noite de quarta
Deygrads Fernandes da Silva/Cedida - Residência em Bernardes ficou destelhada depois da forte chuva na noite de quarta

As fortes chuvas que atingiram a região de Presidente Prudente entre a noite de quarta-feira e a manhã de ontem causaram prejuízos em diversas cidades, com a queda de árvores, chamados de enchentes por parte do Corpo de Bombeiros e destelhamentos de residências. Conforme a Prefeitura de Presidente Prudente, pelo menos 10 árvores caíram em diversos pontos da cidade. Já segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a previsão é de que hoje as áreas de instabilidade continuem a atuar no Estado de São Paulo, com a possibilidade, inclusive, de chuvas fortes, rajadas de vento e trovoadas. A Energisa Sul-Sudeste, por sua vez, lembra que 24 cidades foram atingidas pelo temporal, que causaram ocorrências no sistema elétrico, e lembra que na macrorregião foram registradas 3.030 descargas elétricas entre a noite de quarta e o começo da tarde de ontem.

A moradora do bairro residencial Engenheiro Reinaldo Kimura, em Presidente Bernardes, Terezinha Rosa, afirma que estava em casa e por volta das 22h30 de quarta-feira foi surpreendida com fortes ventos e uma chuva “pesada”. “Como sei dos riscos, fui para a parte do fundo da casa para me abrigar, comecei a orar e ouvi um barulho muito alto. Quando fui ver, encontrei meu telhado despencando no chão por causa da intensidade da chuva”, esclarece. A tempestade, que durou cerca de 20 minutos, causou um prejuízo de pelo menos R$ 200 para a compra de telhas de cimento, fora a mão de obra para o serviço. Pelo menos 100 telhas serão compradas para repor as que caíram na residência. “Fico com medo agora, pois sabemos que vem mais chuva por aí”.

Na área atendida pelo 14º Grupamento de Bombeiros, que atende a região de Presidente Prudente, entre 12h de quarta e 12h de ontem, a corporação recebeu chamado para duas ocorrências de inundação e/ou enchentes e outras cinco de queda de árvores. No entanto, os relatórios não trazem mais informações sobre os horários e municípios. Não houve vítimas. A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio de nota, informa que o temporal da madrugada fez com que 10 árvores caíssem em diversos pontos da cidade. “Em uma das ocorrências, na Rua Domingos Vernille, a via precisou ser interditada até o fim da manhã. Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente trabalharam na retirada dos troncos e galhos derrubados pelos ventos e chuva, e a previsão é de que todas estejam recolhidas até o fim do dia. Não há informações de danos a imóveis ou veículos”.

A Energisa Sul-Sudeste, por sua vez, explica que 24 municípios da região oeste do Estado foram atingidos pela chuva, raios, ventos e granizos no período em questão, que teria provocado o lançamento de galhos e objetos sobre a rede. “Eles causaram o rompimento de cabos e várias ocorrências no sistema elétrico que abastece as cidades que integram a região. O município de Caiabu foi o que teve a rede elétrica mais afetada pela tempestade, mas está com o fornecimento normalizado. A forte chuva voltou a atingir a região no período da manhã e começo da tarde de quinta-feira, e desta vez, afetou os municípios de Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Presidente Epitácio, Presidente Bernardes, Alfredo Marcondes e Adamantina”.

A distribuidora, no entanto, ressalta manter o número maior de equipes técnicas próprias e também terceirizadas para restabelecer o fornecimento de energia e afirma que, conforme dados obtidos em conjunto com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), 3.030 descargas elétricas foram registradas na macrorregião que compreende também municípios próximos a Assis (SP) até o início da tarde de ontem. A empresa orienta ainda aos clientes que encontrarem fios caídos, que mantenham distância e avisem a concessionária por meio do telefone 0800 7010 326. Durante as tempestades, é recomendado ainda que os equipamentos eletrônicos sejam retirados da tomada.

O Instituto Nacional de Meteorologia, na terça-feira, havia previsto chuvas com maiores intensidade na região oeste do Estado. Em nova previsão na data de ontem, o Inmet afirma que hoje as áreas de instabilidade continuam a atuar no Estado, o que promove fortes chuvas, rajadas de vento, trovoada e potencial queda de granizo. A partir do sábado, no entanto, as temperaturas disparam em elevação, com a diminuição das áreas de instabilidade e da nebulosidade.

Publicidade

Veja também