Formação do advogado

OPINIÃO - Sérgio Ricardo Ronchi

Data 31/10/2019
Horário 04:35

Está na Constituição Federal: “o advogado é indispensável à administração da justiça”. Esse profissional conhece os meios necessários para garantir um direito, tal como o fornecimento daquele medicamento de alto custo, garantir direitos trabalhistas, coibir práticas abusivas... Enfim, o advogado é essencial no Estado Democrático de Direito.

O universo jurídico reúne diferentes operadores do Direito, incluindo os que exercem funções públicas, como juiz, promotor, delegado, entre outros; e diante de todas essas autoridades, a figura do advogado torna-se imprescindível em muitas situações. Tratando-se de crimes, por exemplo, a falta de defesa torna nulo o processo penal.

Para se ter ideia, para ser juiz, promotor, delegado ou ocupar alguns outros cargos públicos, além de o bacharel em Direito ter que ser aprovado em concurso, ele precisa comprovar que exerceu pelo menos três anos de advocacia.

Depois dos exemplos que demonstram o importante papel social do advogado, agora entramos no mérito da sua formação acadêmica... Até porque, opções de instituições que oferecem curso de Direito não faltam. A questão é saber escolher aquela que melhor atenda seus anseios com o mercado de trabalho.

Quando a base acadêmica é diversificada, eficiente e atende aos diferentes interesses, a consequência será o sucesso

Existem graduações focadas em preparar o estudante somente para carreiras públicas. Ou seja, as atividades acadêmicas, durante os cinco anos de estudos, são voltadas ao mundo dos concursos.

Já outros cursos, utilizando-se de modernas metodologias pedagógicas, com ênfase na prática jurídica, sintonizadas com a nova ordem social e focada no aluno 4.0, priorizam a formação ampla, com ações que desenvolvem no universitário as competências e habilidades necessárias para atuar não só na defesa dos inúmeros direitos previstos nas leis, mas também nos diferentes ramos que o advogado pode atuar.

Quando a base acadêmica é diversificada, eficiente e atende aos diferentes interesses profissionais, com certeza a consequência será o sucesso, seja na carreira pública ou na advocacia. Afinal, antes de se tornar um magistrado, promotor ou delegado, você será um advogado e, sem dúvidas, irá querer sua marca registrada por um bom trabalho, que só um curso moderno pode lhe garantir.

 

 

 

Publicidade

Veja também