Formação de novos leitores é fundamental para sociedade

O Imparcial na Escola

COLUNA - O Imparcial na Escola

Data 11/09/2018
Horário 07:00

A formação de leitores de jornais é fundamental para que os indivíduos participem da sociedade acompanhando acontecimentos de natureza econômica, social e política. Assim, a construção de capacidades de leitura de textos da esfera jornalística, tem se constituído, cada vez mais, como uma condição para a formação de sujeitos atuantes nesta sociedade. A grande quantidade de informações que é veiculada nos meios de comunicação, bem como a diversidade e efemeridade das matérias publicadas, exige o uso de capacidades e procedimentos leitores específicos para que tenham acesso a esses meios o que revela a importância do estudo dos gêneros da esfera jornalística na escola. Desse modo, observa-se a importância do estudo efetivo dos textos jornalísticos – garantindo uma leitura de fato compreensiva - para que o aluno possa se posicionar diante do que leu.

 

 

Sala de aula

Assim, pelo fato de a escola considerar o jornal de suma importância para o trabalho em sala de aula, a professora Rosiane Fortunato Goes, da Escola Municipal Carlos Braga, desenvolve com seus alunos do 5º ano do ensino fundamental o Projeto Socioeducativo “O Imparcial na Escola”. Esse trabalho teve início no segundo bimestre do ano letivo de dois mil e dezoito, com a Roda de jornal, que tem por objetivo familiarizar os alunos com um portador de texto que traz informações diversificadas – bem conhecido principalmente pelas pessoas que vivem em zonas urbanas – e, além disso, aproximá-los dos comportamentos típicos de um leitor de jornal, para que também se tornem leitores desse tipo de publicação.

 

Construção de opinião

A fim de contribuir com a construção de argumentações e formulações de opiniões sobre fatos e acontecimentos e também colaborar para a construção de um senso crítico sobre a realidade, foram trabalhadas Leituras compartilhadas de notícias. Durante a realização das leituras, as perguntas feitas pela professora auxiliaram os alunos a manifestarem suas opiniões e se posicionarem, garantindo a circulação de informações e a troca de ideias.

 

Inserção dos alunos

Por fim, com a finalidade de promover a inserção dos alunos na prática de leitores e produtores de textos da esfera jornalística, a professora produziu com os alunos uma carta opinativa, inicialmente no coletivo. A seguir, os alunos realizaram a produção em duplas, o que possibilitou expressarem suas opiniões, se posicionando diante de uma matéria lida, manifestando sua posição por meio de uma carta opinativa, como exemplo a seguir:

 

Prezado Roberto Kawasaki

Através da notícia “Adolescente morre durante incêndio em casa de madeira”, publicada no Jornal “O Imparcial”, ficamos extremamente emocionados.

A morte do adolescente carbonizado que causou a tristeza dos familiares, também nos deixou muito chateados porque quando os bombeiros chegaram ao local a casa já estava destruída.

Um abraço!

 

Carlos Antônio Santos Silva

Laura Antônia Santos Alves 

 

Contato direto

O fato dos educandos terem o contato direto com O Imparcial através das rodas de jornal, leituras de notícias, pesquisas e leituras compartilhadas de textos jornalísticos, ao manusear os exemplares do jornal foram adquirindo intimidade com o material, observando também como ele é estruturado, compreendendo um pouco melhor sobre suas divisões e subdivisões. Foram explorados diferentes aspectos do jornal. 

 

Fotos: Cedidas

 

Conhecendo o jornal

Alunos do 5º ano, professora Rosiane Fortunato Goes, EM Dr. Carlos Braga, conhecendo a organização do jornal e seus diferentes cadernos.

 

 

Características

Alunos do 5º ano, professora Rosiane Fortunato Goes, EM Dr. Carlos Braga, seleção de caderno para expor as características do mesmo.

 

 

Compartilhamento

Alunos do 5º ano, professora Rosiane Fortunato Goes, EM Dr. Carlos Braga, escolha de notícias para ler e compartilhar com os colegas.

 

 

Carta

Alunos do 5º ano, professora Rosiane Fortunato Goes, EM Dr. Carlos Braga, produção de carta opinativa realizada em duplas - Carlos Antônio Santos Silva e Laura Antônia Santos Alves.

 

 

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