Fieis católicos rendem graças a São Sebastião, em seu dia

Para celebrar feriado religioso, igreja oferece duas missas especiais, às 8h e às 19h30, na catedral; à noite tem procissão

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 20/01/2018
Horário 13:51
Marcio Oliveira, Durante todo o dia, fiéis podem fazer suas orações e agradecimentos na Catedral de São Sebastião, em Prudente
Marcio Oliveira, Durante todo o dia, fiéis podem fazer suas orações e agradecimentos na Catedral de São Sebastião, em Prudente

Neste sábado, católicos celebram o Dia de São Sebastião, que por lei municipal é feriado religioso do padroeiro da cidade e da Diocese de Presidente Prudente. Porém, por decisão do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente) muitos fiéis estarão trabalhando normalmente no comércio que funciona das 9h às 15h, de hoje. Logo, será difícil para muitos em participar da missa especial ao santo, às 8h, na catedral que recebe o nome do mártir, mas terão então a das 19h30, com procissão, para fazer suas preces e agradecimentos.

O monsenhor José Antonio de Lima mostra indignação ao dizer não entender o motivo pelo qual o feriado de São Sebastião, assim como da Imaculada Conceição, em 8 de dezembro, não são respeitados, sendo “jogados” para outras datas. Este, por exemplo, será compensado na segunda-feira de carnaval, dia 12 de fevereiro.

"Se existe a lei, e funciona para um feriado como, por exemplo, da Proclamação da República, Independência do Brasil e até aniversário da cidade, por que o mesmo não é respeitado para todos? Por que tem que ficar trocando feriados? Se é constitucional, se está no calendário do município, que se cumpra. Estaremos procurando o poder público municipal, a Câmara Municipal de Vereadores, para ver se entramos em um acordo", destaca o sacerdote.

Procurado pela reportagem, para explicar o porquê das trocas de feriados santos para outras datas, Vitalino Crellis, presidente do sindicato, expõe que o motivo é pelo fato do feriado ter caído em um “sábado”, dia este que é o mais rentável para o comércio que chega a ter 10% a mais de vendas em relação aos outros dias da semana.

“É um feriado simples, municipal. Janeiro é um mês de movimento excelente aos comerciantes e sábado é o melhor dia para as vendas, quando funcionários públicos estão de folga, os que moram nos sítios e em cidades vizinhas vêm para as compras. Já fevereiro, quando será o carnaval, é um mês fraco em que praticamente não se vende”, explica o presidente do sindicato.

A Prefeitura de Prudente, por meio da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) informa que ainda não foi procurada pela Cúria Diocesana, mas que “certamente receberá os representantes da igreja católica para discutir a questão”.

 

Procissão

O monsenhor comenta que como de costume, na celebração da noite, logo após o ato litúrgico, que será presidido pelo bispo dom Benedito Gonçalves dos Santos, concelebrada com outros sacerdotes, fieis católicos seguem em procissão, que terá o mesmo percurso do ano passado: sai da catedral, seguindo pelas ruas centrais Barão do Rio Branco e Dr. José Foz passando pelo calçadão e retornando para o encerramento da celebração dentro da igreja.

“Dia 20 de janeiro comemoramos o dia do padroeiro da catedral, da cidade e de toda a diocese. É o mesmo que celebrar o nosso aniversário. São Sebastião foi um mártir que derramou seu sangue por aquilo que ele acreditava. Protetor fervoroso dos cristãos durante toda a sua vida”, frisa o religioso.

O monsenhor lembra que no Brasil e em diversos outros lugares do mundo, muitos lhe rendem devoção e clamam por sua interseção junto a Cristo Jesus para a solução das mais diversas causas. Mas, principalmente contra males, doenças graves, guerras, conflitos e fome.

Assim como Prudente, o Rio de Janeiro, também tem o santo como padroeiro. Vale lembrar aos devotos de São Sebastião que a catedral fica aberta durante todo o dia para aqueles que queiram fazer suas orações

 

Piedoso na fé

Segundo a história, São Sebastião nasceu no século 3 d.C (depois de Cristo) em Narvonne, França, forte e piedoso na fé cristã foi criado seguindo o exemplo de sua mãe, mudando-se para Milão (Itália). Ele virou um soldado do império romano e por sua bravura ganhou muito prestigio do imperador Diocleciano. A ponto de ser nomeado por este, comandante de sua guarda pessoal.

Outro soldado contou ao imperador que o jovem Sebastião era um cristão e ao ter a confirmação de sua própria boca, o jovem foi perseguido.

Quando o encontraram o despiram, amarraram-no a um tronco de árvore e atiraram nele uma chuva de flechas. Ali no descampado o abandonaram afim de que Sebastião sangrasse até a morte.

Mas, uma mulher, Irene, o encontrou, foi ao seu encontro, retirou uma a uma as flechas, levou-o para sua casa e cuidou dele. Recuperado, Sebastião voltou ao governador e reafirmando a sua fé lhe pediu para que não perseguisse mais os cristãos. Ignorando, o imperador então, pela segunda vez determina que o soldado seja martirizado, desta vez com bolas de chumbo amarradas com tiras de couro.

 

A força da fé

A devoção a São Sebastião veio para o Brasil da Europa, pelos portugueses. Diversas são as cidades que o tem como padroeiro.

Diz ainda a história que, para impedir que o corpo de São Sebastião fosse venerado pelos cristãos, a ordem foi de que o jogassem num esgoto público de Roma. E assim foi feito. Porém, uma piedosa mulher, Santa Luciana, o sepultou nas catacumbas. Mais tarde, as relíquias do santo foram solenemente transportadas para uma basílica construída pelo imperador Constantino, e lá estão até hoje.

Na época da transladação dos restos mortais desse mártir, uma terrível peste assolava Roma, onde muitas pessoas morreram. Entretanto, tal epidemia desapareceu a partir da daquele momento. O que explica os clamores de intercessão a ele, contra a peste, fome e guerra.

 

Muitos rendem devoção e clamam pela interseção de São Sebastião junto a Cristo Jesus na solução das mais diversas causas. Mas, principalmente contra males, doenças graves, guerras, conflitos e fome

 

ORAÇÃO

São Sebastião, rogai por nós.

São Sebastião, rogai por nós.

São Sebastião, rogai por nós.

Ó glorioso mártir São Sebastião, vós que derramastes vosso sangue e destes a vossa vida em testemunho da fé, em Nosso Senhor Jesus Cristo.

Ó glorioso mártir São Sebastião, alcançai deste mesmo Senhor, a graça de sermos vencedores dos nossos verdadeiros inimigos, o ter, o poder e o prazer.

Ó glorioso mártir São Sebastião, protegei com a vossa intercessão, livrai-nos de todo o mal, de toda a epidemia corporal, moral e espiritual. Fazei que se convertam para Jesus aqueles que se perderam na fé, ajudai que o justo persevere até o fim na fé.

Ó Deus eterno, que pela intercessão de São Sebastião vosso glorioso mártir, encorajastes os cristãos encarcerados e livrastes cidades inteiras do contágio da peste, atendei hoje nossas súplicas que confiantes vos apresentamos.

Socorrei-nos em nossas necessidades, alivie-nos nas nossas angústias, livre-nos das enchentes, da seca e estiagem, proteja os agricultores e guarde as lavouras.

Pedimos também, ó glorioso São Sebastião, curai os doentes e livrai-nos do contágio.

São Sebastião, jovem discípulo de Jesus, rogai por nós!

São Sebastião, jovem discípulo de Jesus, rogai por nós!

São Sebastião, jovem discípulo de Jesus, rogai por nós!

Amém.

(Fonte: padrereginaldomanzotti.org.br)

Publicidade

Veja também