Fevereiro deve ter dias quentes e menos chuva

PRUDENTE - BEATRIZ DUARTE

Data 14/02/2018
Horário 11:21

O boletim de janeiro da Estação de Meteorologia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) mostrou que a média da temperatura no mês passado chegou a 36ºC. O levantamento registrou ainda 17 dias com chuvas. Em fevereiro, a previsão pode chegar aos 38ºC, com uma baixa no período chuvoso. Segundo Vagner Camarini Alves, 59 anos, professor de Física e Climatologia da universidade, o mês não foi muito quente, pois contou com a temperatura própria da estação, isso aconteceu por conta das chuvas em excesso durante o mês, que contabilizaram um aumento de 50% comparado a janeiro de 2017.

Um dos fatores para a alta descarga de chuvas no início do ano foi a formação de Zona de Convergência do Atlântico Sul, um canal de umidade advindo da região Amazônica que traz chuvas intensas para a região Sudeste e Sudoeste. Não muito distante disso, o especialista comenta que a população pode esperar até meados do dia 15 de março, chuvas frequentes, contudo, com uma intensidade menor.

Segundo a médica clínica geral, Silvana Rodrigues Caiati, 29 anos, a alta temperatura pode ocasionar a insolação e desidratação do organismo. O primeiro acontece porque a pessoa passa muito tempo exposta ao sol muito quente, e o corpo acaba reagindo desta forma. Já o segundo, na maioria das vezes, ocorre por falta de ingestão de líquidos, que aliado ao tempo seco, faz com que o copo perca a quantidade de líquido já armazenado. Para a especialista, é preciso prestar a atenção em ambos, porque eles podem levar a desmaios, além de afetar órgãos do corpo.

Em dias quentes, a temperatura ideal para a pessoa aproveitar o sol é entre às 8h e 10h, período em que o calor está com menos intensidade. O horário da tarde, entre 12h e 16h, deve ser evitado, pois nesse momento o sol está na sua maior distribuição de raios.

Alguns dos cuidados que as pessoas devem ter em relação ao calor são: a ingestão de líquido, a quantidade diária é de dois litros, em altas temperaturas esse valor pode chegar até cinco litros Esse número pode variar, de acordo com Silvana, pois cada pessoa tem um tipo de organismo. Além disso, o uso de protetores e bloqueadores solares, durante todo o dia. “É importante ressaltar que ele precisa ser reaplicado a cada três horas, pois com o passar do dia e a transpiração do corpo, o produto vai se desfazendo”, explica.

Publicidade

Veja também