Festividades marcam Dia de Santo Expedito

REGIÃO - THIAGO MORELLO

Data 18/04/2018
Horário 09:17
Arquivo - Entre PP e Santo Expedito, cerca de 60 mil fiéis são esperados
Arquivo - Entre PP e Santo Expedito, cerca de 60 mil fiéis são esperados

Ao final das romarias que se encerram no município de Santo Expedito, o local abre espaço para as festividades acerca do dia santo, de tal forma, que transcende em comemorações também em Presidente Prudente. Em soma das duas cidades, como já noticiado por este diário, a expectativa de fiéis participantes chegam a 60 mil pessoas.

Aos devotos do santo, também conhecido por interceder pelas causas urgentes, em Santo Expedito, às 6h ocorre a acolhida dos romeiros. Na sequência, na Praça da Matriz, é celebrada uma missa campal, às 10h, seguida da chega dos cavaleiros que participam da tradicional cavalgada, prevista para 11h30. Os eventos ocorrem amanhã, assim como shows, feira artesanal e praça de alimentação. E, às 19h30, mais uma missa campal ao padroeiro. Cerca de 50 mil pessoas são esperadas.

Pela capital da Alta Sorocabana, as festividades também ocorrem, na paróquia regional que carrega o nome do santo. Por aqui, com a realização das atividades, que foram iniciadas na segunda-feira, cerca de 10 mil pessoas formam o público esperado. É válido lembrar que, em Prudente, todos os dias 19 ocorrem missas, assim como aos sábados, às 19h.

 

Santo Expedito

A história conta que Santo Expedito era um militar e foi martirizado na Armênia. Segundo consta, ele foi tocado por Deus a mudar de vida, em um momento de dificuldade. Ele é invocado pelas causas urgentes, por ter pisoteado um espírito do mal em forma de corvo, que lhe segredou: “cras”, palavra latina que significa amanhã. No entanto, a mesma história diz que ele ignorou a ave, pisoteando a e respondendo com a fala “hodie”, que significa hoje.

 

SERVIÇO

A capela de Santo Expedito em Presidente Prudente fica na Rua Victório Andreasi Neto, 269, Residencial Servantes II. Já o Santuário Diocesano de Santo Expedito fica na Avenida Barão do Rio Branco, 529, no centro de Santo Expedito. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3267-1177.

 

SAIBA MAIS

PRESIDENTE PRUDENTE

Programação das atividades alusivas ao dia santo:

 

Hoje - às 20h

Tema: Bênção e oração pelas famílias

Padre Sandro Rogério dos Santos

 

Amanhã - ao longo de todo o dia, acolhida dos devotos, confissões e direção espiritual

Às 15h - com padre Jerônimo Gasques (que foi quem construiu a capela de Santo Expedito)

Às 20h - com padre Helitom Bigas

Publicidade

Veja também