Festividades aguardam 50 mil pessoas até amanhã

Cidade promove celebrações e recebe fiéis de diversas localidades em busca de agradecimento e pedidos; padre fala sobre o dia de comemoração, mas também de reflexão

REGIÃO - THIAGO MORELLO

Data 20/04/2019
Horário 04:30
José Reis - Fiéis se reuniram em momentos de pedidos e agradecimentos ontem, dia do santo das causas urgentes
José Reis - Fiéis se reuniram em momentos de pedidos e agradecimentos ontem, dia do santo das causas urgentes

Santo guerreiro. Santo dos aflitos e desesperados. Santo Expedito. Como manda a tradição, dia 19 de abril - ontem -, comemora-se o dia da santidade. E na cidade que carrega seu nome, as celebrações acerca do momento foram iniciadas. Pensando na própria oração, que diz: “Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes, interceda por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo. Socorrei-me nesta hora de aflição e desespero”, o cenário de intercessão, agradecimento e comemoração pode ser visto através do choro, do sorriso, do abraço ou até mesmo no ato de ajoelhar-se e permanecer em silêncio, em reflexão. Ao longo dos três dias de celebrações, a organização da festividade estima que cerca de 50 mil pessoas passem pela localidade, seja pra rezar, pedir ou agradecer.

A Praça Matriz, onde fica localizada a Paróquia de Santo Expedito, é o local central que resguarda todas as atividades. Há espaço para o comércio, à praça de alimentação dos fiéis transeuntes, mas principalmente para o momento de fé. E seja no interior ou do lado de fora da igreja, ela acontece. Aliás, os dois momentos se encontram, uma vez que, ao redor do perímetro, para o acesso ao prédio, que agrega a imagem da santidade, uma fila quilométrica - arrastada por quarteirões - se formou.

E quem chegou até lá ou ainda estava aguardando ansiosamente pelo momento, por volta das 10h, pôde aproveitar o momento e participar da celebração ministrada pelo padre Umberto Laércio Bastos de Souza, 53 anos, pároco de Santo Expedito. Durante a cerimônia, o sacerdote falou sobre o santo das causas urgentes, além de ressaltar a importância de promover a comemoração, mas com consciência.

Consciência porque, como lembrado por ele, ontem também foi Sexta-Feira Santa, dia alusivo ao momento em que Jesus Cristo foi entregue aos soldados romanos e, posteriormente, condenado à crucificação, à morte. “Esse dia é também reflexivo, de silêncio. Então, não houve uma missa propriamente dita, mas sim a leitura da palavra”, comenta.

Tanto que, mesmo com a cidade lotada de fiéis, Umberto argumenta que entre hoje e amanhã a movimentação tende a ser maior. “Isso porque, mesmo que tenha a comemoração do Dia de Santo Expedito, muitos decidiram não sair de casa e respeitar esse momento de recolhimento, deixando os demais dias para celebrar”, pontua.

Santuário

Como noticiado por esse diário, o prazo previsto para término parcial das obras do Santuário de Santo Expedito é para o dia 19 de dezembro de 2019. E segundo o próprio padre Umberto, na ocasião será feita uma celebração no espaço que já estará coberto e com os vitrais instalados. Mas antecedendo esse momento, as festividades do aniversário do santo, de acordo com ele, são importantes para auxiliar na construção do local, já que promove movimentação na economia local.

Outra forma de contribuir com o santuário é participando da “Campanha do metro quadrado”, no qual o fiel assume 12 parcelas de R$ 40 e o nome do contribuinte irá para o obelisco da nova instalação. Já pela “Campanha dos vitrais”, de acordo com o padre, o fiel ajudará com 12 parcelas de R$ 100 e vai adquirir um número para concorrer a um carro zero-quilômetro na Festa do Milho, no dia 18 de dezembro de 2019.

PROGRAMAÇÃO

Hoje

10h - Celebração da palavra na igreja

15h - Celebração da palavra na igreja

18h - Vigília eucarística na Matriz

21h - Show Frei Zeca (Gratuito)

23h - Show do município (Gratuito)

Amanhã

10h - Santa Missa do Romeiro e bênção individual

11h30 - Roda de viola

15h - Encerramento das festividades alusivas ao padroeiro

ServiçoA capela de Santo Expedito em Presidente Prudente fica na Rua Victório Andreasi Neto, 269, Residencial Servantes II. Já o Santuário Diocesano de Santo Expedito fica na Avenida Barão do Rio Branco, 529, no centro de Santo Expedito. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3267-1177.

Fotos: José Reis

Jornal O Imparcial

Grande fila de formou para tocar a imagem do santo na igreja

Jornal O Imparcial

Por conta da Sexta-Feira Santa, houve celebração da palavra

 

Publicidade

Veja também