Festival Regional Nossa Arte reúne alunos da Apae

Atividade envolverá cerca de 110 assistidos de oito unidades da região, no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, na quarta-feira desta semana

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 21/04/2019
Horário 08:00
Gabriel Buosi - José: “Arte não se limita a pessoas com ou sem deficiência”
Gabriel Buosi - José: “Arte não se limita a pessoas com ou sem deficiência”

Presidente Prudente sedia nesta semana o 1º Festival Regional Nossa Arte, na quarta-feira, atividade promovida pela Federação Nacional das Apaes (Associação de Pais e Amigos Excepcionais), por intermédio da Coordenação Nacional de Arte e Coordenadores Estaduais de Arte. A iniciativa regional será uma preparação para as fases estadual e nacional, e reunirá habilidades de aproximadamente 110 assistidos das associações de oito cidades da região. “Além de mostrar a capacidade que cada um deles tem, é uma oportunidade de revelar que a arte não se limita a pessoas com ou sem deficiência”, esclarece o coordenador de artes da região de Presidente Prudente, da instituição, José Maria Silva Neto.

O evento será realizado das 9h às 16h, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo, e a entrada é gratuita. Além dos objetivos mencionados, a organização lembra ainda que a intenção é a de promover a arte por meio de apresentações e exposições em diversos gêneros artísticos, com fins educadores e formativos, como forma de desenvolvimento de estímulo à aprendizagem da pessoa com deficiência, integrando e incluindo na sociedade através da arte.

O coordenador regional lembra que a ideia de tentar vagas na fase regional se deu no ano passado, quando foi feita uma mostra com diversas atividades artísticas, momento em que foi identificado o potencial da região em ir adiante. “Por isso, seguimos todo o edital da fase estadual, para que essa fase dê condições para que sejamos classificados. Todos estão convidados para acompanhar os projetos, que darão orgulho aos educadores, familiares e sociedade”, expõe Neto.

A professora de música da unidade de Presidente Prudente, Lourdes Matsu, afirma que é gratificante sediar um evento como esse, além de informar que a preparação já teve início e tem animado os assistidos. “Cada categoria permite a participação de até 15 alunos. Por isso, vamos participar de três delas: música, artes visuais e dança, com 11 jovens”. Por fim, ela lembra que o mais bonito é ver que eles não analisam a atividade como uma competição, mas sim como aprendizado. O Festival Nacional, o qual eles almejam, ocorre de três em três anos.

 

Programação do 1º Festival Regional Nossa Arte

9h – Abertura com exposições de trabalhos de artes visuais no hall do teatro

11h – Almoço no anexo da Apae de Presidente Prudente

13h30 – Início das apresentações artísticas (música, teatro e dança)

16h – Encerramento do festival

Publicidade

Veja também