Gabriel Buosi - José: “Arte não se limita a pessoas com ou sem deficiência”

Foto: Gabriel Buosi - José: “Arte não se limita a pessoas com ou sem deficiência”

INCLUSÃO SOCIAL

Festival Regional Nossa Arte reúne alunos da Apae

Atividade envolverá cerca de 110 assistidos de oito unidades da região, no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, na quarta-feira desta semana

  • 21/04/2019 08:00
  • GABRIEL BUOSI - Da Reportagem Local

Presidente Prudente sedia nesta semana o 1º Festival Regional Nossa Arte, na quarta-feira, atividade promovida pela Federação Nacional das Apaes (Associação de Pais e Amigos Excepcionais), por intermédio da Coordenação Nacional de Arte e Coordenadores Estaduais de Arte. A iniciativa regional será uma preparação para as fases estadual e nacional, e reunirá habilidades de aproximadamente 110 assistidos das associações de oito cidades da região. “Além de mostrar a capacidade que cada um deles tem, é uma oportunidade de revelar que a arte não se limita a pessoas com ou sem deficiência”, esclarece o coordenador de artes da região de Presidente Prudente, da instituição, José Maria Silva Neto.

O evento será realizado das 9h às 16h, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo, e a entrada é gratuita. Além dos objetivos mencionados, a organização lembra ainda que a intenção é a de promover a arte por meio de apresentações e exposições em diversos gêneros artísticos, com fins educadores e formativos, como forma de desenvolvimento de estímulo à aprendizagem da pessoa com deficiência, integrando e incluindo na sociedade através da arte.

O coordenador regional lembra que a ideia de tentar vagas na fase regional se deu no ano passado, quando foi feita uma mostra com diversas atividades artísticas, momento em que foi identificado o potencial da região em ir adiante. “Por isso, seguimos todo o edital da fase estadual, para que essa fase dê condições para que sejamos classificados. Todos estão convidados para acompanhar os projetos, que darão orgulho aos educadores, familiares e sociedade”, expõe Neto.

A professora de música da unidade de Presidente Prudente, Lourdes Matsu, afirma que é gratificante sediar um evento como esse, além de informar que a preparação já teve início e tem animado os assistidos. “Cada categoria permite a participação de até 15 alunos. Por isso, vamos participar de três delas: música, artes visuais e dança, com 11 jovens”. Por fim, ela lembra que o mais bonito é ver que eles não analisam a atividade como uma competição, mas sim como aprendizado. O Festival Nacional, o qual eles almejam, ocorre de três em três anos.

 

Programação do 1º Festival Regional Nossa Arte

9h – Abertura com exposições de trabalhos de artes visuais no hall do teatro

11h – Almoço no anexo da Apae de Presidente Prudente

13h30 – Início das apresentações artísticas (música, teatro e dança)

16h – Encerramento do festival