Festival Nacional de Teatro de PP começa hoje, a partir das 19h30

Espetáculo “Adeus, Palhaços Mortos”, apresentação orquestral e oficina de poesia e fotografia marcam primeiro dia do evento

VARIEDADES - IVE CAROLINE

Data 10/11/2017
Horário 12:10
Foto: Divulgação, Espetáculo, que propõe reflexões, é destaque nos cadernos de cultura do eixo Rio-São Paulo em 2016/17
Foto: Divulgação, Espetáculo, que propõe reflexões, é destaque nos cadernos de cultura do eixo Rio-São Paulo em 2016/17

E é dada a largada da 23ª edição do Fentepp (Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente). Após um ano sem a sua realização, o evento mostra a “cara” novamente e dá continuidade as mais de três décadas de existência. Para marcar a estreia de 2017, o Maestro Luizão e a O.C.O.P. (Orquestra de Câmara do Oeste Paulista) ocupam o Teatro Paulo Roberto Lisbôa, do Centro Cultural Matarazzo, a partir das 19h30. No mesmo local, a programação desta sexta continua com o espetáculo “Adeus, Palhaços Mortos”, um dos destaques nos cadernos de cultura do eixo Rio-São Paulo em 2016/17. Nas atividades formativas, oficinas de poesia e fotografia também contemplam a abertura do evento realizado pelo governo municipal, por meio da Secult (Secretaria Municipal da Cultura)

A tragicomédia “Adeus, Palhaços Mortos”, da Academia de Palhaços de São Paulo, considerada provocativa na mensagem e encantadora no visual, conta a história de três grandes artistas circenses, que fizeram sucesso no passado e reencontram-se acidentalmente a procura de um emprego. Como apenas um deles conseguirá ocupar a vaga, o trio procura destilar todas as mágoas do passado, devido a sensação que a situação despertou nos personagens.

 

A grade de programação do Fentepp foi ampliada em sua 23ª edição e incluiu atividades paralelas que reúnem cinema temático

 

“Foi uma forma de refletirmos sobre o fim da companhia e esse recomeço”, disse para a Secult o ator Rodrigo Pacidônio, um dos três remanescentes da trupe desfeita no ano anterior à montagem desse espetáculo. Originalmente formada por cinco integrantes, a trupe viajava numa Kombi em que se guardava cenário e figurino, e se tornava palco adaptado para suas encenações. Devido a um problema mecânico, a Kombi se transformou em cinzas depois de um incêndio, segundo o artista. Dois de seus integrantes saíram e, na companhia do diretor José Roberto Jardim, Laíza Dantas, Paula Hensi e Rodrigo Pacidônio encaram o desafio de adaptar o texto de Visniec como uma revisão da trajetória do grupo. Em 2017, “Adeus, Palhaços Mortos” foi convidado a participar da World Stage Design, uma mostra mundial de artes cênicas e tecnologia realizada em Taiwan, na China.

 

Atividades formativas

A grade de programação do Fentepp foi ampliada em sua 23ª edição e incluiu atividades paralelas que reúnem cinema temático, com filmes que tratam em sua linguagem sobre o teatro, além de dança, música e outras ações culturais. No primeiro dia do Festival, o Maestro Luizão e a O.C.O.P. levam repertório vasto que abrange desde os clássicos mais “populares” até a verdadeira “música raiz”, com arranjos especialmente para o grupo. A regência é de Luiz Antonio Peres Filho, o maestro Luizão, que também é o solista do grupo.

10, sexta, às 19h30, no Saguão de Entrada do Teatro Paulo Roberto Lisbôa

 

Na oficina “Poesia Urbana”, os orientadores Lorena Troqueti e Diogo Santos explicam exemplos de expressões poéticas presentes nas cidades, jogos de criações de narrativas, expressão corporal e oral, técnicas de formação da poesia, improvisações e rimas. Ao final, exposição e/ou publicação em redes sociais dos trabalhos desenvolvidos sobre a cultura do rap.

Oficina: Até o dia 13, de segunda a segunda, das 10h às 12h e das 14h às 16h, no Auditório Sebastião Jorge Chammé – Centro Cultural Matarazzo

Sarau: 14, terça, às 21h30, no Boulevard "Os Sombras e os Temperamentais" – Centro Cultural Matarazzo

 

A programação do dia ainda conta com a oficina “Legislação na Fotografia e Saída Fotográfica”, na qual a orientadora Rose Carreno ensina a aprimorar o olhar fotográfico com técnicas e dicas de fotografia ao ar livre, registrando imagens que ilustrem costumes e tradições de uma cidade centenária, sem perder o foco do que pode ou não ser fotografado. Assim, o profissional passa a ter conhecimento da legislação que abrange as fotografias de rua. Uma seleção de fotos será publicada virtualmente, mostrando como o ser humano se encaixa nesse mundo diverso, em uma composição natural, através das lentes desses fotógrafos.

10, sexta, das 20h às 22h | 11, sábado, das 9h às 17h | 13, segunda, das 8h às 14h, no Auditório Sebastião Jorge Chammé – Centro Cultural Matarazzo

Publicidade

Veja também