Festival Literário registra participação de alunos da rede municipal de ensino

Evento oferece aos visitantes a oportunidade de adquirir livros e ainda participar gratuitamente de diversas atividades

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 13/08/2019
Horário 18:50
Marcos Sanches/Secom - Atividades do Festival Literário seguem até domingo
Marcos Sanches/Secom - Atividades do Festival Literário seguem até domingo

Um espaço transformador para despertar em todos, e principalmente nas crianças, um hábito que a cada dia fica mais raro: o gosto pela leitura. Este é o objetivo do FLITPP (Festival Literário de Presidente Prudente), que oferece para os visitantes a oportunidade de adquirir livros e ainda participar gratuitamente de contações de histórias, oficinas de redes sociais literárias, sessões de cinema, intervenções artísticas, oficinas, workshops, saraus, palestras e lançamentos de livros, entre outros.

A estudante da escola municipal Carmem Pereira Delfim, Maria Tereza Pereira da Silva, de 10 anos, estava radiante na manhã de terça-feira, quarto dia do evento, com os livrinhos que escolheu para levar para casa. A compra foi feita com cheque livro no valor de R$ 25 fornecido pela Prefeitura de Prudente. Acompanhada da professora Daniela Cristina da Silva, da diretora da escola, Gesiane de Oliveira, e dos coleguinhas da sala do 5º ano do ensino fundamental, ela estava eufórica com a aquisição.

Com a mesma felicidade estava o estudante Vinícius Camargo Teixeira, de 10 anos, que comprou um livro pra ele e outro para presentear a mãe. “Os dois livros ficariam R$ 28, mas consegui um desconto, e estou louco para chegar em casa e começar a ler”, disse, orgulhoso, o estudante da escola municipal Coronel José Soares Marcondes, que também adquiriu os livros por meio do cheque livro.

Durante a manhã, 55 alunas da escola municipal Professora Odette Durante da Costa, do Jardim Morada do Sol, também se divertiram com a contação de histórias e ainda com uma demonstração sobre saúde bucal, uma atividade educativa realizada no estande montado pela Secretaria Municipal de Saúde e coordenada pela equipe de saúde bucal.

Segundo a dentista Maria Célia Costa, as crianças aprendem brincando a melhor maneira de realizar a escovação dental correta e a importância de cuidar da limpeza dos dentes por meio do uso do fio dental e de uma alimentação correta.

O FLITPP segue até domingo e toda a programação é gratuita. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8h30 às 22h, e aos domingos, das 14h às 22h. Todos os encontros literários ocorrem às 19h30. Já no encerramento do festival, no domingo, o bate-papo ocorre mais cedo, às 18h30, com o escritor Paulo Sérgio do Carmo.

O Flitpp é uma realização do governo de Presidente Prudente com o apoio do Sesc Thermas. A organização do evento fica por conta da Spoladore e do INLC (Instituto Nacional para a Literatura e Cultura). 

Publicidade

Veja também