Festival de Pipas reúne 4 mil

Com alusão temática aos 100 anos de Prudente, evento premiou trabalhos em quatro categorias

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 29/08/2017
Horário 14:49
Marcio Oliveira, Maior pipa registrou a marca de 143,32 m² e levou o primeiro lugar
Marcio Oliveira, Maior pipa registrou a marca de 143,32 m² e levou o primeiro lugar

Nem o sol e a temperatura média de 27º, no auge das 9h, atrapalhou que famílias, amigos e fãs das pipas se reunissem no campo de futebol da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), para fazer parte de mais um evento que transcende entre gerações. No último domingo, o 32º Festival de Pipas Raul Albieri reuniu cerca de 4 mil pessoas, que passaram pelo local tanto para participar quanto prestigiar, conforme a organização do evento. Com cerca de 300 inscritos, cinco jurados observaram os trabalhos desenvolvidos e premiaram os melhores em quatro categorias. Às vésperas dos 100 anos de Presidente Prudente, a festividade teve referência e alusão temática ao centenário do município.

Os portões do evento foram abertos às 8h, mas foi só a partir das 10h que foi dada a largada à competição. Entre um olhar e outro, pouco a pouco, categoria por categoria, os cinco jurados que compuseram a comissão de análise caminharam entre os participantes, a fim de escolher a maior pipa, a mais criativa, a que mais se enquadrava na temática deste ano, além do destaque especial.

E eles conseguiram eleger. Começando pelo trabalho mais criativo, um a um foi chamado, até que os três escolhidos formassem o trio campeão no pódio. No lugar mais alto dele estava o prudentino Paulo César Pires. Carregando em mãos o cordão de 100 pipas feito por ele mesmo, o experiente no Festival expos mais um serviço realizado. Sem fugir do tema proposto, à reportagem, ele explicou que foi um prazer receber o prêmio. “Foram quatro dias de trabalho e sempre vou dizer que valeu a pena. Tive outras ideias, mas essa em particular foi a melhor, no qual cada pipa representaria um ano da nossa cidade. É uma honra”, completa.

O mesmo sentimento compartilhado pelo vencedor na categoria temática. Com uma pipa em formato de escorpião, trajado do brasão de 100 anos de Prudente, Alexandre Araújo da Silva levou a melhor. Ele, que foi pensando no mais criativo, acabou levando em outra série, mas relata que a felicidade foi a mesma e os dois meses de trabalho foram pagos. “É tanta felicidade que pretendo voltar. Já quero pensar para o próximo ano e ir pra casa com mais um troféu. Foi uma surpresa muito grande e ao mesmo tempo maravilhosa”, comemora.

 

Maior pipa

A surpresa do Alexandre foi grande, assim como a pipa do Daniel Júnior Gonçalves de Freitas. Para ser mais preciso, foram 143,32 m², que garantiram a ele o troféu da maior pipa. Com um trabalho que representava a Catedral de São Sebastião, “deu trabalho, mas subiu”, conforme dito por ele mesmo, assim como o próprio no lugar mais alto do pódio. Entre busca de materiais e produção da arraia, ele diz que foram dois dias para a montagem. “Nas últimas edições eu fiquei, respectivamente, em terceiro e segundo lugar. Agora, felizmente consegui ser o primeiro. Fico mais feliz ainda por ser no ano do centenário”.

Por último, mas não menos importante, o destaque especial ficou para o Aparecido Rogério da Costa, com uma pipa em formato de avião, usando as cores da bandeira de Prudente. Feita nas “horas vagas”, foram 40 dias de produção, conforme o relato do prudentino. “É uma sensação gostosa. Já ganhei outras edições, mas é sempre uma surpresa e uma felicidade diferente, mesmo que a gente crie uma expectativa”, finaliza.

 

Esforço

O prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB), que foi até o local e participou da entrega dos prêmios e troféus aos ganhadores, reconheceu o esforço de cada um que se inscreveu e participou. “Sabemos que não é um trabalho fácil, como muitos pensam. Eu, pessoalmente, pude ver pelo entorno, as pessoas carregando suas pipas até o local, principalmente aqueles que participaram de categoria do maior, com dificuldade. Então é algo que merece ser visto e declarado, pois levam muito a sério”, promove.

A realização do evento foi possível através de uma parceria do jornal O Imparcial, a Unesp e a Prefeitura de Prudente, por meio da Semepp (Secretaria Municipal de Esporte de Presidente Prudente) e da Secult (Secretaria de Cultura de Presidente Prudente). À reportagem, Maria Angélica Lopes Freitas, coordenadora de recreação e eventos da pasta esportiva, garante que, como todo ano, a organização vê o resultado como positivo e satisfatório. E satisfação é o que foi repercutido pelo diretor administrativo deste diário, Deodato da Silva, ao analisar o resultado da festança. Para ele, o apoio prestado pela organização e os patrocinadores fizeram com que a edição pudesse ser comtemplada e finalizada sem incidentes e riscos, principalmente por conta da Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, que promoveram a segurança. “A cada ano a gente percebe a importância de ter uma união de todos os envolvidos, que estão comprometidos a fazer uma boa festa”, pontua.

 

Jornal O Imparcial

Foto: Marcio Oliveira, Escorpião com brasão levou a temática do centenário ao céu de PP

 

Vencedores

Categoria mais criativa

1º Paulo César Pires (Cordão de 100 pipas)                       

2º Thales Rodrigues (Super Homem)                       

3º Maria Clara Serafim (Triângulos)

                      

Categoria temática

1º Alexandre Araújo da Silva (Escorpião com brasão 100 anos)

2º Thales Rodrigues (Brasão de Presidente Prudente)

3º Rubens Antônio Correia (Bandeira de Presidente Prudente)                       

 

Categoria maior pipa

1º Daniel Júnior Gonçalves de Freitas - Catedral (143,32 m²)

2º Thiago Alves Cardoso - Batman (19,45 m²)

3º Júlio Nunes da Silva - Raia dos 100 anos (3,24 m²)                        

 

Destaque Especial

Aparecido Rogério da Costa – (Avião de Presidente Prudente)

Publicidade

Veja também