Foto:

Festa junina: Quitutes da Roça

  • 19/06/2019 08:50
  • Delícias & Delícias

As origens dos festejos juninos remontam a antes da era cristã, na Europa. Foram os jesuítas que os incluíram no calendário de celebrações brasileiras, com fogueira de São João e gostosuras de amendoim, batata-doce e milho – alimentos então cultivados pelos índios.

Ingredientes: 1 quilo de batata-doce, 1 vidro de leite de coco (200ml.)1 quilo de açúcar, 1 sachê de gelatina incolor, 1 sachê de gelatina vermelha, sem sabor.

Preparo: Cozinhar a batata e espremer. Numa panela colocar a batata amassada, o açúcar, o leite de coco e as gelatinas em pó. Levar ao fogo e sem parar de mexer por 20 a 25 minutos até aparecer o fundo da panela. Untar uma assadeira grande com manteiga e despejar a massa do doce ainda quente. Quando bem frio, cortar e passar no açúcar refinado.

Arroz do Campo

Ingredientes: 1/3 xícara de azeite, 100g. de bacon cortado em pedaços de 0,5cm de espessura, 1 cebola grande picada, 4 dentes de alho picados, 2 batatas-doces descascadas e picadas em cubinhos, 1 pimentão amarelo cortado em cubinhos, 2 xícaras de arroz, 4 xícaras de água, 2 xícaras de florzinhas de brócolis, sal a gosto.

Preparo: Aqueça o azeite em fogo baixo. Acrescente o bacon, a cebola e o alho e frite, mexendo de vez em quando. Mexa até que os temperos comecem a dourar. Adicione a batata-doce, o pimentão e cozinhe por mais uns minutos. Junte o arroz e deixe refogar por mais um minuto. Acrescente a água e as florzinhas de brócolis. Tempere com sal. Espere ferver e cozinhe, com a panela tampada por 15 minutos ou até que esteja macio.

Cajuzinhos

Ingredientes: 1 lata de leite condensado, ½ lata de amendoim torrado e moído, 1 colher (sobremesa) de manteiga.

Preparo: Leve ao fogo o leite condensado e a manteiga. Mexa sem parar. Quando ferver, junte o amendoim. Em fogo médio, continue mexendo até o ponto de enrolar, quando a massa desprende do fundo da panela.

NUTRIÇÃO

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DAS DELÍCIAS DA FESTA JUNINA

Paçoca, canjica, pinhão, bolos, batata-doce, entre muitos outros alimentos. Estas são as tradicionais delícias das Festas Juninas, tão tradicionais em nosso país. Porém, só de ouvir falar neste tipo de cardápio, parece que a nossa dieta vai por água abaixo.

A verdade é que, ao contrário do que se pensa, os saborosos quitutes das Festas Juninas podem ser benéficos para a saúde se consumidos com moderação. Apesar dos benefícios dos ingredientes usados nos doces típicos desta data, vale ressaltar que os mesmos são calóricos e possuem grande quantidade de açúcares e gorduras, por isso a ingestão deve ser moderada.

 

Veja os benefícios dos alimentos de Festa Junina:

Amendoim torrado/ paçoca: O amendoim é uma semente oleaginosa, rica em nutrientes antioxidantes e em ácidos graxos poli-insaturados, que atuam na proteção de doenças cardiovasculares, já que diminuem os níveis sanguíneos de colesterol e triglicérides.

Bolo de fubá/ Broa/ Curau/ Milho cozido: Todos feitos com milho, um alimento saudável, rico em carboidratos, vitaminas do complexo B e E, além de fósforo e potássio. Além de energia, fornecem antioxidantes e nutrientes importantes para a saúde óssea.

Batata-doce assada: A batata-doce também é fonte de carboidratos, portanto, fonte de energia, além de ser rica em vitamina C. Tem ainda betacaroteno, um antioxidante que auxilia no combate ao câncer e estimula o sistema imunológico. Suas fibras melhoram a digestão e atuam contra o colesterol.

Doce de Abóbora: A abóbora possui alto teor de fibras, boa quantidade de vitamina C e potássio, além de ser uma rica fonte de betacaroteno - um precursor da vitamina A, potente antioxidante que auxilia na prevenção do câncer e protege a pele do envelhecimento precoce.

Arroz Doce: Rico em carboidrato, o arroz é uma ótima fonte de energia. Possui proteínas e vitaminas do complexo B, que participam de várias reações em nosso organismo. Aumenta a energia e a disposição. Para os intolerantes à lactose, o leite do preparo pode ser substituído por bebidas vegetais, como as de arroz ou de soja. Os diabéticos podem preparar a receita com adoçante para forno e fogão.

Canjica com Leite de Coco: A canjica é fonte de carboidratos, nutrientes responsáveis por fornecer energia ao organismo. O leite de coco possui traços de selênio e vitamina E, nutrientes antioxidantes.

ÚLTIMAS DO AUTOR

Delícias & Delícias

Delícias & Delícias

Beth Barreto, nutricionista, às quartas-feiras, traz receitas culinárias, além de informações para uma alimentação balanceada e nutritiva.

PUBLICIDADE