Festa das Nações produz 9 toneladas de alimentos

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 07/07/2019
Horário 06:05
José Reis: 2 mil voluntários da comunidade colaboram para os trabalhos da Festa das Nações
José Reis: 2 mil voluntários da comunidade colaboram para os trabalhos da Festa das Nações

A 23ª Festa das Nações, promovida pela Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Vila Maristela, de Presidente Pudente, segue hoje, a partir das 11h, até às 16h, hoje no Centro de Eventos IBC. O evento é uma iniciativa aguardada por muitos adeptos da culinária nacional e internacional. Durante a festa, o público poderá conferir a culinária de 10 países (Alemanha, Estados Unidos, Arábia, Brasil, Espanha, Grécia, Inglaterra, Itália, Japão e Portugal) disponíveis nas 19 barracas. Ao todo, segundo a organização, nove toneladas de alimentos foram preparadas para o estimado de 30 mil pessoas.

De acordo com o padre da paróquia, Rodrigo Gomes de Moreno, a cada ano buscam aprimorar o evento, tendo em vista a festa tradicional que muitos esperam e aguardam. “Na sexta geralmente é um dia para organizar o bom funcionamento e de fato lotou, vendemos mais do que o esperado. A expetativa é que feche até domingo com êxito em tudo aquilo que foi preparado. Desde a primeira edição, a comunidade, não apenas prudentina, mas de toda região, já espera o acontecer desta festa para saborear toda a qualidade alimentícia que é servida”, diz.

Todo valor arrecadado será empregue para evangelização da paróquia. Atualmente, além da matriz da Nossa Senhora do Carmo, a unidade contempla outras cinco capelas e também um centro de formação, onde ocorrem acampamentos e retiros. “Tudo isso requer uma manutenção constante para que a gente possa acolher de uma forma conveniente às pessoas que estão em busca de Deus. Além disso, é um trabalho de promoção humana e de cidadania, visto que, muitas das atividades que realizamos contribuem para estas vertentes”, frisa.

Nem mesmo o frio de ontem atrapalhou a comunidade de ir até a festa. A médica Débora Tiezzi, 52 anos, foi até o local saborear os pratos típicos. “A gente chega e analisa o que tem e depois escolhemos aquilo que mais gostamos. Todos os anos eu e minha família vamos ao evento para encontrar os amigos e ajudar a comunidade da igreja”, pontua.

Voluntariado

Diante da grandiosidade da iniciativa, aproximadamente 2 mil fiéis atuam como voluntários. Segundo o sacerdote, por maior que seja o evento, ainda se trata de uma festa religiosa da padroeira Nossa Senhora do Carmo. Então, os voluntários servem em forma de agradecimento diante de tudo àquilo que é realizado dentro da igreja. A pedagoga Sueli Martins Pereira, 49 anos, que participa pela primeira vez da Festa das Nações como voluntária, diz que se trata de uma experiência única. “Fui convidada através de uma líder de acampamento que eu fiz, pois tem pouco tempo que eu estou participando da igreja. Então, é gratificante fazer parte desta festa e desta doação”, destaca.

Por mais que se trata de um evento religioso, há também aqueles que não frequentam a igreja como é o caso da funcionária pública Heloisa Rotta, 48 anos. “É uma delícia estar participando. Eu cheguei até aqui através de amigos, pois precisavam de ajuda e eu vim, fiquei e quero continuar”.

Serviço

O evento segue até hoje com retorno marcado para às 11h e com encerramento previsto para às 16h. O IBC está localizado na Rua Doutor Hugo Lacorte Vitale, 46 - Vila Furquim. A entrada é gratuita e os participantes podem utilizar os estacionamentos do próprio IBC e da Toledo Prudente Centro Universitário.


 

Publicidade

Veja também