Fentepp apresenta primeira exibição de filme hoje

Dia também marca estreia da dança com o espetáculo “LED”, da conterrânea Cia. Mudança, às 21h, na Sala de Convivência do Matarazzo

VARIEDADES - IVE CAROLINE

Data 16/11/2017
Horário 12:08

A quinta-feira está repleta de novidades e estreias no Fentepp (Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente). Nas atividades paralelas, o filme alemão “Dogville” dá a largada nas exibições cinematográficas, a partir das 19h30, na Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo, do Centro Cultural Matarazzo. Ainda no mesmo local, porém na Sala de Convivência, a dança também conta com a primeira apresentação da linguagem com os prudentinos da Cia. Mudança, que mostram as possibilidades da ocupação corporal no espaço, por meio de “LED”, às 21h. No teatro, os espetáculos “Berenices” e “Amores e Dores no País das Flores” fecham a programação do dia.

Nem só de espetáculos vive o Fentepp, pelo contrário, a grade de programação foi ampliada em sua 23ª edição com atividades paralelas de cinema temático e filmes que tratam em sua linguagem sobre o teatro, além de dança e música.

A primeira obra cinematográfica do festival traz “Dogville”, um lugarejo nas Montanhas Rochosas, e a bela desconhecida Grace, que aparece no lugar ao tentar fugir de gângsteres. Com a ajuda de Tom Edison, ela se esconda na cidade e, em troca, trabalha para os moradores de lá. Grace descobre que a bondade da cidade é relativa, porém carrega um segredo que pode ser muito perigoso para eles. O filme é de 2003 e tem classificação de 16 anos.

Na estreia da dança, a Cia. Mudança investiga as possibilidades da ocupação corporal no espaço através do movimento, trazendo para a cena o corpo da era digital, imerso na tecnologia, contados durante a apresentação de “LED”.

 

“A quinta-feira marca a estreia da exibição cinematográfica nas atividades paralelas com o filme ‘Dogville’. Na dança, a Cia. Mudança traz “LED”, a primeira apresentação da linguagem artística”

 

Linguagem teatral

As crianças são o grande foco de público desta quinta. Às 11h, a Praça da Juventude do Ana Jacinta recebe “Amores e Dores no País das Flores”, do Grupo Resid(ê)ncia, de Ouro Preto (MG), que conta as desventuras de amor, dinheiro e poder de sete personagens: Hortelino, Aquele que Tem o Queixo Fino e ama Tiadorim, a filha do prefeito, que ama Romeu que também é amado por Hérmia, que é amada por Juvenal, que é cúmplice dos planos de Décio para roubar a fortuna de seu patrão, Joaquim José da Silva Xavier, que ama seu dinheiro que misteriosamente sumiu.

Já às 10h e 14h, o grupo Morpheus Teatro, de São Paulo (SP), apresenta “Berenices”, uma menina que mostra que aprender e descobrir são coisas preciosas para ela. Mas quando começa a crescer e a entender as coisas do mundo conversa, ela percebe algo estranho. Diante da chegada de um irmão, Berenices inicia o aprendizado de perceber e lidar com seus sentimentos, medos, dificuldades e expectativa sobre os outros. O espetáculo ocorre no Teatro Paulo Roberto Lisbôa, do Matarazzo.

Publicidade

Veja também