Feira fomenta economia solidária

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 17/11/2019
Horário 05:19
 Weverson Nascimento - Feira incentiva economia solidária e promove a interação entre as pessoas
Weverson Nascimento - Feira incentiva economia solidária e promove a interação entre as pessoas

Na manhã de ontem, em Presidente Prudente, ocorreu a Feira de Produtos Agroecológicos, promovida pelo Sesc Thermas de Prudente – uma iniciativa que objetiva valorizar a produção local e regional, incentivar a economia solidária e promover a interação entre as pessoas. No espaço era possível encontrar hortifrútis – frutas, legumes e hortaliças – produzidos sob o conceito da agroecologia, que reúne práticas sustentáveis de manejo, e também produtos caseiros que estimulam a economia local.

Os agricultores são profissionais que dedicam sua vida para atender a principal demanda da sociedade: a alimentação. Um deles é a produtora Rosilene Chagas Batistas, que produz em um sítio em Prudente, hortaliças e derivados do leite. Para ela, espaços como a feira do Sesc Prudente fomentam a oportunidade de vendas e a fidelização de clientes. "É um local onde eu posso expor meus produtos e, consequentemente, agregar novos clientes. Alguns deles já se tornaram fixos e eu vendo além dos dias de feira", explica.

E quando o assunto é cliente fiel, Rosilene tem a fisioterapeuta Ana Lúcia Almeida. Segundo Ana, a feira é uma ótima oportunidade para consumir produtos livres de agroquímicos. “Eu acho importante esses espaços, pois é uma oportunidade que temos de consumir um alimento que você sabe a procedência. Algo que é extremamente importante para preservar a saúde”.

PROJETO NÓS, CRIAÇÃO,

TRABALHO E CIDADANIA

No local, simultaneamente, ocorreu o curso Prática agrícola: desafios e perspectivas. A atividade visa oferecer informações e ideias que possam contribuir com o desenvolvimento da atitude empreendedora, fomentando não apenas a geração de renda, mas também oferecendo orientações sobre como aprimorar técnicas de divulgação e venda dos produtos, gestão de tempo, entre outras coisas. A proposta estava alinhada ao projeto “Nós: criação, trabalho e cidadania”, que busca visibilizar projetos, pesquisas e experiências no campo da ação social, com foco no trabalho coletivo, geração de renda e desenvolvimento comunitário.

Segundo a técnica do Sesc Thermas responsável pela área de sustentabilidade, Cristiane Moreira Cobra, o encontro é uma junção com a área de valorização social, que tem como objetivo estimular os produtores locais, melhorar a qualidade da produção e o rendimento, e, atrelada a isso, a sustentabilidade para que consigam oferecer os melhores produtos e ter um melhor rendimento.

Publicidade

Veja também