Feira de Profissões recebe mais de 8 mil visitantes

Visitas em grupos foram de alunos e professores de 125 escolas de 38 cidades, além de inscrições individuais

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 14/09/2019
Horário 06:33
Ector Gervasoni/Cedida - Estudantes de colégios públicos e particulares passaram essa semana pelo campus 2 da Unoeste
Ector Gervasoni/Cedida - Estudantes de colégios públicos e particulares passaram essa semana pelo campus 2 da Unoeste

Durante os cinco dias da Feira de Profissões Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), em Presidente Prudente, foram mais de 8 mil visitantes. As visitas em grupos envolveram mais de 7,5 mil alunos e cerca de 500 professores, procedentes de 125 escolas públicas e privadas de 38 cidades paulistas, paranaense e sul-mato-grossense. Tiveram ainda mais de 70 inscrições individuais.

O evento transcorreu de segunda até ontem, no campus 2. Além da feira no Salão do Limoeiro, outros espaços foram utilizados para oficinas ofertadas pelos cursos de graduação. A organização pelo Departamento de Comunicação recebeu o apoio de diretores e coordenadores dos cursos presenciais e à distância.

As equipes de recepção e atendimento contaram com pelo menos duas centenas de estudantes universitários de diferentes cursos, que atuaram em sistema de rodízio nos períodos da manhã e tarde; orientados e acompanhados por professores que também se revezaram de acordo com os seus dias de aulas.

Na avaliação de coordenadores com longo tempo de casa, foi a melhor feira de todos os tempos, não somente pelo recorde de visitantes que atingiu 50% a mais que a edição anterior, em 2017.  Para o diretor da Fipp (Faculdade de Informática de Presidente Prudente), professor Moacir Del Trejo, a feira estava mais organizada.

Prestes a completar 40 anos de Unoeste, Del Trejo vivenciou outros momentos como a Feira das Vocações e desde 2015 a Feira de Profissões. Com essa vivência fez ainda outros apontamentos, todos positivos. Citou as oficinas, a exposição de como a saúde tem utilizado a tecnologia e a oportunidade dos visitantes em conhecer cada curso.

A coordenadora do curso de Administração, professora Nancy Okada, tem 23 anos de Unoeste e avaliou a feira como um momento de fortalecimento da visibilidade da oferta de formação empreendedora. “O profissional formado aqui tanto pode ir para o mercado quanto pode abrir o seu próprio negócio”, afirmou.

A secretária municipal de Educação, professora Sônia Maria Pelegrini, visitou a feira ontem acompanhada da diretora do Departamento de Ensino Fundamental, professora Roseli Furlan. Elas foram recepcionadas pelo coordenador do Departamento de Comunicação, o publicitário Bruno Takikawa.

“É um evento que sempre gostei, pois proporciona aos adolescentes conhecer o que podem escolher como profissão. A feira auxilia os alunos sobre as muitas possibilidades para escolha de uma formação profissional”, disse a secretária, que elogiou a organização e falou das parcerias da Prefeitura com a Unoeste.

Conforme Sônia, são vários serviços prestados pela universidade à rede municipal de ensino, em diferentes áreas e entre as quais estão os cursos de Medicina, Educação Física e Psicologia. “Essa aproximação com os nossos alunos, mesmo que ainda sejam crianças, representa perspectiva de vidas que podem ser transformadas pelo estudo”, disse. 

A feira 2019 mobilizou escolas num raio de distância média de 140 km de Presidente Prudente, sendo as mais distantes: Nova Andradina (270), no Mato Grosso do Sul; Penápolis (173) e Mirandópolis (146), na região de Araçatuba (SP); e Cafeara (102), na região de Maringá (PR).

Publicidade

Veja também