Feira de Artes encerra hoje, com workshop, palestra e caminhada

Evento, que teve início na sexta, no Rancho Cuba em PP, conta ainda com shows e exposições de produtos à base de couro

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 15/07/2018
Horário 04:25
José Reis - Participantes puderam conhecer ontem técnicas de confecção de produtos feitos em couro
José Reis - Participantes puderam conhecer ontem técnicas de confecção de produtos feitos em couro

Carteiras, bolsas, cintos, chaveiros e calçados. Produtos feitos à base de couro e que muitos não imaginam o trabalho que dá para confeccionar essas peças. Em Presidente Prudente, a fim de mostrar ao público o processo de produção dos materiais, a terceira edição da Feira de Artes Vira Mundo ofereceu uma aula gratuita, ao ar livre, onde são ensinadas técnicas de costura e criação de objetos à base de couro. Além desta, exposições de artesãos marcaram o segundo dia do evento, que teve início na sexta-feira e continuou na manhã de ontem. A expectativa média de público aguardado até hoje é de até 450 visitantes.

Conforme explica o instrutor do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Acácio Civitelli de Araújo, a oficina é uma parceria junto ao Sindicato Rural de Presidente Prudente, onde o curso desenvolve técnicas de desenho, acabamento em couro e orientações para que os participantes desenvolvam a prática com algum propósito, o que pode gerar renda àqueles que se empenham em aprender.

Quem deseja o conhecimento com esta técnica é preciso ficar atento ao manuseio, que não é nada fácil. “São processos dificultosos, que vão desde a criação da peça até a sua manutenção. Por isso, é preciso que as aulas sejam bem tranquilas para que a dificuldade não atrapalhe a vontade de aprender”, orienta.

Aproveitando o horário de folga, a artesã Mirian Tinta, 43 anos, não perdeu tempo e fez questão de participar da oficina de couro junto com sua madrasta, Roselene Tinta, 49 anos. Conforme a artesã, o gosto por artesanatos sempre fez parte de sua vida, e com vontade de aprender outras técnicas, sentiu curiosidade em trabalhar com peças em couro, o que pode garantir “uma renda extra” para a família. Como no ano passado não conseguiu participar do curso, Roselene garante que desta vez não quis ficar de fora. “Ainda trouxe companhia, o local contribui muito para surgir a inspiração”, explica.

A aposentada Lúcia Elisia dos Santos Azevedo, 63 anos, nunca cansou de buscar conhecimentos. “Sempre trabalhei com jornalismo e lecionei em curso de Letras, e isso tem me influenciado a não ficar parada após a aposentadoria”. Com isso, procura “trabalhar a cabeça e buscar aprendizados em diversas áreas”.

Exposições

Na área verde que foi transformada em estandes para os artistas, o ceramista Murilo Henrique Siqueira, 23 anos, natural de Indiana, diz que por fazer parte da terceira geração de artesãos na família, fica “muito satisfeito ao ver que as vendas dos vasos e peças utilitárias estão saindo bastante”. Ainda no evento, ele fará demonstração sobre como tornear as peças com argila, e o público poderá participar. “Estamos vendendo pratos, canecas e outras louças com preços acessíveis, que valem à pena serem levados para a casa porque remetem muito ao passado, mas com estilo moderno”, expõe.

Dentro de um celeiro que foi transformado em áreas de estande, o expositor, Mauro José Gomes, conta que trabalha com o artesanato em argila há 40 anos, mas que a paixão tornou-se rotina após a aposentadoria. “Trabalhei como psicólogo por muitos anos, e resolvi utilizar a arte como forma de terapia, tanto para mim quanto para aqueles que as apreciam”, comenta. Sinos, minijardins, elementos para aquário, dentre outras artes fazem parte do trabalho de Mauro. “Minha arte é rústica, e me considero um artista popular”, diz.

((( BOX )))

DOMINGO

Hoje, a programação começa às 8h30, com um café na roça tipicamente rural e segue até as 19h30, com encerramento oficial. Entre este período de tempo, haverá às 9h30, uma caminhada ecológica de 25 quilômetros pela natureza.

Às 10h40, haverá um curto workshop de 20 minutos para anteceder o almoço às 11h, que será servido no mesmo horário que a chegada de “Alice e o Chapeleiro Maluco”.

Às 12h30, será realizada uma palestra sobre Turismo Rural para dar entrada a dois shows que começam no mesmo horário, com a dupla Amanda & Vinícius e, às 13h30, com as sertanejas Ellis e Érica. Às 14h30, haverá uma exposição de malabaristas e, às 15h, a exibição da final da Copa do Mundo 2018.

As atrações musicais retornam ao evento às 16h30, com o show de rock da Banda Shock, e antes de encerrar, às 17h, tem a Festa das Bonecas.

SERVIÇO

O Rancho Cuba, onde é realizada a terceira edição da feira Vira Mundo, está localizado na Rodovia Assis Chateaubriand – Km 461, em Prudente.

 

 

Publicidade

Veja também