FCT/Unesp comemora 60 anos com programação em Prudente

VARIEDADES - Da Redação

Data 03/05/2019
Horário 08:30
José Reis: Campus tem 12 cursos de graduação que somam 2.625 alunos
José Reis: Campus tem 12 cursos de graduação que somam 2.625 alunos

A FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) completa hoje 60 anos de história em Presidente Prudente e para comemorar a ocasião dá início a uma série de atividades ao longo do mês. Com 12 cursos de graduação, que somam 2.625 alunos, a unidade conta ainda com pós-graduação e demais atividades e que visam a qualificação de alunos da região e de todo o país que se deslocam ao oeste paulista. O complexo faz parte da universidade que desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento – biológica, exata e humanas. Justamente por isso é que a partir da próxima semana, a universidade publicará, neste diário, textos que lembram fatos históricos dos 60 anos e que serão identificados com um selo comemorativo.

A FCT/Unesp começou como Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, criada no ano de 1957 e autorizada a funcionar em 3 de maio de 1959, razão para o nome de seu Diretório Acadêmico. Inicialmente, foram instalados os cursos de Geografia e Pedagogia, mas no ano de 1963 foi autorizado o funcionamento dos cursos de Matemática e Ciências Sociais, e em 1969 o curso de Licenciatura em Ciências, seguindo, em 1975, do curso de Estudos Sociais.

“Em 30 de janeiro de 1976 foi criada a Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ e, a partir de então, a unidade de Presidente Prudente recebeu a denominação de Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais. Nesta passagem, foram extintos os cursos de Pedagogia, Ciências Sociais e Licenciatura em Ciências e em Estudos Sociais”. Em 1977, no entanto, foi instalado o Curso de Engenharia Cartográfica, em 1984 o curso de Estatística e, em 1987, aprovado o curso de pós-graduação em Geografia. “Em 1988, universidade incorporou o Instituto Municipal de Ensino Superior de Presidente Prudente, com os cursos de Fisioterapia e Educação Física, além de reimplantar o curso de Pedagogia”. Em 1989, a denominação da unidade foi alterada para Faculdade de Ciências e Tecnologia.

No ano de 1997 foi autorizada a pós-graduação em Ciências Cartográficas e em 2000 autorizada a criação do Programa de Pós-Graduação em Educação. Até o ano de 2000, a FCT contava com sete cursos de graduação, sendo eles Educação Física, Engenharia Cartográfica, Estatística, Fisioterapia, Geografia, Matemática e Pedagogia. “Em 2001, foram criados os cursos de Ciência da Computação, Engenharia Ambiental e Física; em 2003, os de Arquitetura e Urbanismo e Química, que tiveram início em julho desse mesmo ano”.

Graduação

Hoje, a FCT/Unesp oferece 12 cursos de graduação, que contam com 2.625 alunos: Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Educação Física, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Estatística, Física, Fisioterapia, Geografia, Matemática, Pedagogia e Química. “As turmas, com no máximo 45 alunos, permitem um ensino qualificado e de excelência”.

Pesquisas

As pesquisas realizadas pelos professores e com o envolvimento de alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação têm levado à produção de artigos, livros, capítulos de livros, além de trabalhos apresentados em eventos nacionais e internacionais. Em 2017, foram publicados pela unidade: 395 artigos no Brasil, 271 artigos no exterior, 21 livros e 98 capítulos de livros.

Atendimento externo

A unidade de Presidente Prudente possui uma série de projetos e serviços de atendimento à comunidade, como: Centro de Atendimento em Fisioterapia e Reabilitação, que oferece, gratuitamente, atendimento fisioterapêutico e a Universidade da Terceira Idade, que atende pessoas, a partir de 60 anos, promovendo atividades e condicionamento físico permitindo maior autonomia, qualidade de vida e interação entre os grupos.

Curiosidades

A cidade conta com cursos de pós-graduação sediados no campus, além de outros interinstitucionais: Ciências Cartográficas, Matemática Aplicada e Computacional, Biometria, Fisioterapia, Ciência e Tecnologia de Materiais, Geografia, Educação e Especialização em diferentes áreas. Além disso, o campus possui uma biblioteca com acervo diversificado e atualizado de cerca de 200 mil publicações.

“A universidade pública, gratuita e de qualidade significa a possibilidade de formação e de ascensão social para muitos jovens que, de outra forma, não teriam acesso ao ensino superior, combinando capacitação profissional com conhecimento científico e preparação para a vida”.

SAIBA MAIS

A FCT/Unesp tem uma política de permanência estudantil destinada a alunos de baixa renda, de modo a permitir que consigam entrar na universidade pública e possam permanecer durante toda a duração de seus cursos. São oferecidas 128 vagas nos prédios de moradia estudantil e 109 bolsas de auxílio aluguel. Além disso, há bolsas de assistência estudantil para alunos oriundos de famílias de baixa renda ou que estão passando por uma situação econômica inesperada e emergencial. O campus conta também, com o restaurante universitário, que oferece 350 refeições por dia, a um custo subsidiado de R$ 3,50.

Programação

Hoje

Local: Anfiteatro 1

8h30 – Atividade com escolas públicas para apresentação e visita à universidade. Encerramento com a Bateria Furiosa e grupo Pegasus Cheerleading

14h30 – Abertura com Apresentação Musical do Prof. Luisão e Hino Nacional

Mesa de Abertura

Convidados: Prefeito Nelson Bugalho, deputado Mauro Bragato, presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente, Demerson Dias, vice-diretor Aldo Job, Diretor da FCT/Unesp, Rogério Garcia

15h30  – Convidado Magnífico Reitor Sandro Roberto Valentini ou representante

16h – Café

16h30 – Mesa Redonda – Ex Professores da FCT-UNESP

Prof. Dr. Diores Santos Abreu, Profa. Dra. Thereza Marini, Profa. Dra. Ruth Kunzli

18h – Atividade Cultural, Sunset organizado pelo D.A. 3 de Maio (Local: A definir)

10 de maio

Local: Anfiteatro 1

19h30 – Abertura com apresentação do Projeto Guri

20h – Mesa Redonda com ex-alunos, deputado Mauro Bragato, fisioterapeuta Luiz Eduardo Kuhn Minuci, Professora Regina Penati

17 de maio

Local: Praça dos Tamarindos

19h30 – Show de Talentos com apresentação de depoimentos de ex-funcionários da FCT/Unesp

18 de maio

Local: Centro Cultural Matarazzo

19h30 - Sarau da Associação Prudentina de Escritores: 60 anos da FCT – Apresentações rápidas de depoimentos, poemas, músicas, etc.

 

 

Publicidade

Veja também