Fashion Revolution é realizado em Prudente pela primeira vez

Palestra, workshop, roda de conversa, exposição de pesquisa, exibição de documentário, além de um bazar de trocas de roupas estão na programação

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 28/04/2018
Horário 09:20
Cedida - Ação explica o brechó como agente da sustentabilidade
Cedida - Ação explica o brechó como agente da sustentabilidade

“Um evento para debatermos e repensarmos na forma que consumimos, as marcas que compramos e aprendermos a questionar e entender de onde vem nossas roupas, desde o produtor de algodão até a costureira”. Assim, Claudio de Oliveira, um dos organizadores do Fashion Revolution, convida a todos para o evento, gratuito, que será realizado, pela primeira vez em Presidente Prudente, no Ateliê 605, hoje, das 12h às 20h. A programação conta com palestra, workshop, roda de conversa, exposição de pesquisa, exibição de documentário, além de um bazar de trocas de roupas, onde os participantes poderão levar suas peças e trocar entre si, além de uma base de peças que terão no local. (Confira no box da matéria)

O objetivo é debater e refletir os fatos por trás da indústria da moda que ninguém vê, todos os processos, da fabricação ao uso. “Esperamos que o público compareça, saiba do que se trata o evento e o motivo da sua fundação. Além de entenderem qual o impacto da moda e do nosso consumo no mundo, tanto ambiental quanto social. É a primeira vez do Fashion Revolution na cidade, uma porcentagem esmagadora nunca ouviu falar desse movimento ou do que se trata. Então mesmo com a divulgação não temos uma noção exata de pessoas que vão passar pelo ateliê. Só sabemos dizer que a procura tem sido bem grande”, expõe o organizador.

Claudio explica que este é o quinto ano do movimento e felizmente conseguiram trazer para Prudente, através da representante local Beatriz Alquati. Para ele o evento tem tudo para dar certo aqui pelo fato de antes já existir um curso de moda na cidade, agora uma universidade com essa graduação em sua grade de cursos.

“Além do fato de ter muitos jovens. Portanto, acreditamos que havia a necessidade deste debate por aqui, até porque Presidente Prudente tem dado uma resposta muito boa no que diz respeito à moda sustentável com o aparecimento de inúmeros brechós online e físicos na cidade”, ressalta Claudio.

 

Fashion Revolution

Você sabe a origem das suas roupas? “Quem fez as minhas roupas?” Esse é o questionamento que o evento global Fashion Revolution, presente em mais de 90 países quer trazer à tona. O Fashion Revolution nasceu após um dos maiores acidentes que a indústria têxtil já teve: O edifício Rana Plaza, em Bangladesh, desabou causando a morte de 1,1 mil pessoas e deixou outras 2,5 mil feridas. Nos oito andares do prédio haviam diversas fábricas de roupas, que produziam, em larga escala para grifes de peso. Os funcionários, em sua maioria mulheres, tinham a mão de obra explorada e trabalhavam em condições de escravidão. A partir deste cenário, ativistas e designers de moda criaram em Londres o Fashion Revolution com o objetivo, como já mencionado: de debater e refletir os fatos por trás da indústria da moda que ninguém vê, todos os processos, da fabricação ao uso.

 

Foco na juventude

Claudio reforça que a realização do evento em Prudente é bastante significativa por ter grande quantidade de jovens, e sendo estes o futuro do planeta e os responsáveis pela maior parte do consumo de moda, há uma grande necessidade de debater e explicar para esse e outros públicos sobre a responsabilidade de consumo.

 

Serviço

A Semana Fashion Revolution de Presidente Prudente ocorre hoje, no ateliê 605, das 12h às 20h. O evento é totalmente gratuito, e o workshop terá vagas limitadas. Mais informações, telefone: (18) 99718-5877.

 

“Presidente Prudente tem dado uma resposta muito boa no que diz respeito à moda sustentável com o aparecimento de inúmeros brechós online e físicos na cidade”

Claudio Oliveira,

organizador

 

PROGRAMAÇÃO

12h – 14h

Abertura e exibição de documentário

- Apresentação do evento;

- Exibição do documentário “The True Cost”

 

14h – 15h30

Workshop customização de camisetas

- Ministrado por Milena Saito designer e proprietária da marca Amardura;

- Serão 10 vagas disponíveis (para se inscrever, mande email para beatrizalquati@outlook.com

- Nesse espaço, a designer vai explicar seu processo criativo, e como aplica a sustentabilidade em sua produção;

- No workshop, serão disponibilizados carimbos para estampa manual, onde os participantes poderão customizar camisetas anteriormente sem uso, aumentando o ciclo de vida dessa peça.

*Obs - As camisetas devem ser 100% algodão, outros materiais não fixarão a tintura que será utilizada.

 

15h30 – 16h

Exibição da pesquisa “História da moda prudentina”

- Pesquisa independente realizada pela organizadora Beatriz Alquati;

- Objetiva educar e conscientizar a população geral sobre as origens do vestuário prudentino e o que é moda, buscando compreender o contexto atual do mercado.

 

16h – 17h30

Roda de conversa: “O que podemos fazer para melhorar nossa experiência com a moda?”

- Mediada por Paula Guedes, estilista e proprietária da marca Ateliê 605;

- Em um primeiro momento a estilista conta sua história pessoal de “relação com a moda” e como a mudou;

- É aberto espaço para cada participante contar um pouco das suas experiências pessoais e fazer sua proposta de mudança.

 

17h30 – 18h

O Brechó e a moda sustentável

- O proprietário do brechó Hot Tramp, Claudio Oliveira apresentará o sistema de venda e ciclo do produto de moda dentro do seu negócio;

- Esta apresentação objetiva mostrar a importância do brechó como agente da sustentabilidade, e a possibilidade se vestir com estilo sem necessariamente apelar ao consumismo.

 

18h – 20h

Bazar de troca

- Os participantes trarão suas peças (aceitas somente aquelas limpas e em bom estado) até as 16h para serem avaliadas e receberão um “vale-troca”: uma peça é equivalente a qualquer outra peça disponível.

- As peças restantes serão doadas para o estoque da Teia de trocas (https://www.facebook.com/teiamodaesustentabilidade/), grupo sediado em Londrina-PR.

Publicidade

Veja também