Fanfarra Escolar amplia número de estudantes

Atualmente o projeto já beneficia 30 estudantes; com aumento de instrumentos será possível atender mais 80 alunos das escolas Governador Mário Covas e Tereza Ito Polidório

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 03/07/2019
Horário 10:00

Com a intenção de ampliar a adesão dos estudantes e fomentar a cultura, a Prefeitura de Álvares Machado realizou a entrega de 48 instrumentos para a execução do Projeto Fanfarra Escolar. A atividade tem por objetivo proporcionar a concentração, disciplina, respeito e o trabalho em grupo, sendo de grande importância no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Desta forma, agora alunos das Emeif’s (Escolas Municipais de Ensino Infantil) Governador Mário Covas e Tereza Ito Polidório terão a oportunidade de participar das tradicionais fanfarras. Atualmente o projeto já ocorre na Emeif Álvares Machado beneficiando cerca de 30 estudantes. Com a implantação, será possível atender mais 80 alunos.

Atualmente, além das fanfarras, o município também possui duas bandas: Banda Marcial de Álvares Machado e a Banda Musical XI de Julho. Para tanto, o projeto escolar iniciou em 2018 quando a banda marcial que já desenvolvia ações nas escolas começou a promover a fanfarra escolar. “Hoje, os alunos que estão nas bandas serão os professores do projeto”, diz a Diretora da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Valdirene Gimenes Carvalho Cristófano.

Ensaios

Os ensaios serão realizados uma vez por semana, com 40 vagas em cada escola para oficinas de sopro metais (cornetas, trompete e trombone), de instrumento de percussão de marcha, de corpo coreográfico, de ordem unida e ensaio geral. Para participar, os interessados terão que estar devidamente matriculados, ter frequência regular nas unidades escolares e serem autorizados pelos pais ou responsáveis. Após manifestar o interesse, o aluno será destinado ao coordenado que será o responsável por organizar e direcionar o trabalho da equipe. De acordo com a diretora da divisão, o projeto irá funcionar no contra turno escolar, e será destinado a alunos inseridos na rede de ensino a partir dos seis anos, o que corresponde ao Fundamental I, se estendendo até o 9º ano.

Segundo Valdirene, participar do projeto pode proporcionar aos estudantes uma melhora na capacidade cognitiva, comportamento, ampliar o senso de responsabilidade, gosto pelas artes, desenvolvimento do pertencimento a uma sociedade, além de fazer com que o indivíduo melhore o seu civismo e a disciplina.

As atividades já iniciaram e serão promovidas de acordo com os horários estabelecidos pelas unidades escolares.

 

 

Publicidade

Veja também