Família e escola são aliadas em processo de adaptação

ANDRÉ ESTEVES - Da Redação

Parceria entre pais e profissionais da educação é necessária para auxiliar a criança na transição de uma unidade para outra

COLUNA - ANDRÉ ESTEVES

Data 14/02/2019
Horário 06:00

Entrar para uma nova escola pode ser um processo delicado para as crianças, uma vez que há uma ruptura entre aquilo ao qual estavam habituadas e o que ainda não conhecem. Em tal processo, o envolvimento dos pais e dos profissionais da educação torna-se necessário para auxiliar a transição e tornar a adaptação mais tranquila. A psicóloga Lara Baccar Fonseca Casarotto aponta que, nessas ocasiões, é fundamental sempre explicar aos pequenos por que precisam estar ali e quais os ganhos que terão, como, por exemplo, aprender coisas importantes, fazer amiguinhos e ter uma “prô” para ensinar. O emprego dos termos infantis não é em vão: usar expressões que são do vocabulário infantil e do nível de desenvolvimento das crianças ajuda a comunicação e facilita o entendimento por parte delas.

A profissional argumenta que, a princípio, os pais podem ficar na escola e irem se retirando gradualmente. Salienta que, hoje em dia, as instituições também contribuem com o processo ao estabelecer um período de adaptação, no qual os alunos ficam apenas metade do tempo na unidade. A medida ajuda-os a entender aos poucos as mudanças às quais estão prestes a passar. Segundo ela, a participação dos profissionais que atuam no ambiente de ensino é fundamental, sendo necessário um “olhar para além da aprendizagem”.

Nesse contexto, a escola precisa compreender outros aspectos envolvidos, principalmente a parte afetiva, questões culturais de cada criança e o estágio do desenvolvimento, que pode não estar no nível adequado para aquela idade. “Assim como os familiares e responsáveis têm que estar em constante diálogo com a criança sobre o que é a escola e para que serve, os profissionais da instituição também devem verbalizar o que representa aquele espaço”, pondera.

Embora o processo de adaptação seja possível, a profissional recomenda que a mudança de escola só ocorra em casos realmente necessários, a fim de não atrapalhar o processo de vinculação. “O aluno pode acabar tendo dificuldades na aprendizagem, pois se sente confuso com tantas mudanças. E se já é difícil para um adulto estar frente ao desconhecido, imagine para os pequenos. As crianças precisam estabelecer laços afetivos na sua infância e a escola deve ser o espaço adequado para proporcionar isso”, orienta.

Em seu ramo de atuação, Lara atende crianças de serviços de acolhimento que estão em processo de adaptação, o que, de modo geral, é um pouco mais delicado, sobretudo quando se fala no quesito escola. “As instituições apresentam certa dificuldade para entender o que é uma demanda diferenciada, principalmente quando os alunos têm comportamento mais agitados. Se crianças que estão em convívio familiar apresentam dificuldades na adaptação, aquelas que não estão e precisam ser transferidas de escola, território e rotina, sentem mais ainda”, pontua a profissional, que destaca, nesses casos, a necessidade de tempo, paciência, compreensão e, acima de tudo, amor pelo trabalho.

 

Rede municipal

Em nota, a Seduc (Secretaria Municipal de Educação) informa que estabeleceu em seu calendário de 2019 o período de adaptação, o qual será realizado até amanhã. Com isso, o tempo da criança na escola é reduzido para que haja a adaptação aos novos alunos e retomada da rotina aos que já frequentaram no ano anterior. Neste período, os pais e responsáveis são recebidos para a chamada “entrevista” e preenchem uma ficha com dados importantes sobre o aluno, sendo também um momento para que estabeleçam uma relação pessoal com o profissional que irá atuar com a criança, visando o desenvolvimento pleno da mesma. “Tanto a atuação da escola quanto da família são de extrema importância neste período. Contudo, não é possível impedir em alguns momentos que a criança manifeste os seus medos e as suas inseguranças, como choros e resistência ao entrar na unidade. O que é preciso evitar é o prolongamento da situação. Por isso, é importante que os adultos influenciem as crianças a se sentirem bem”, avalia.

 

Concurso de Desenho

 

Os desenhos estão entre os 30 escolhidos do 6° Concurso de Desenho O Imparcial na Escola, promovido pelo jornal O Imparcial e a Seduc (Secretaria Municipal de Educação) em 2018. O tema foi “Entretenimento familiar em tempos de tecnologias acessíveis”.

Carlos Eduardo Chavier Linhares, aluno da EM Antonio Moreira Lima, da professora Marlene Gonçalves Cavalheiro, do grupo 3, da Educação Especial

Beatriz Reis Menezes, aluna da EM Gisele Dalefi, da professora Solange Bortolato

Caio Fillipe Ribeiro dos Santos, aluno da EM Cel José Soares Marcondes, da professora Ana Cristina Pedrassa Gomes

 

 

((((Agenda))))

 

ARTE EM CENA

Especial Florestar

“O Vale Encantado”

Data: domingo

Horário: 15h

Local: Bosque do Sesc Thermas

Entrada: gratuita

 

OFICINA

Brincando com a Arte

“Brincadeiras Criativas da Cultura Popular entre Pais e Filhos”

Data: Domingo

Horário: 16h

Local: Bosque do Sesc Thermas de Presidente Prudente

Inscrições: gratuitas, na Central de Atendimento

 

((((Livros))))

 

Fotos: Divulgação

 

CABE NA MALA

A coleção “Mico Maneco” oferece às crianças uma fascinante aventura: aprender a ler, lendo. São histórias curtas e imaginativas, que apresentam personagens bem brasileiras e trazem a leitura para o cotidiano das crianças. Organizado em vinte livros agrupados de acordo com a dificuldade de leitura, a coleção acompanha o leitor à medida que vai apresentado maior capacidade para trilhar seu próprio caminho.

 

Ficha técnica

Autora: Ana Maria Machado  

Editora: Salamandra

Preço: R$ 33,90

 

SE CRIANÇA GOVERNASSE O MUNDO

'Não tenho nada contra os adultos, mas eles bem que podiam dar um tempo. Sair de férias. Ir pro espaço. Conhecer Saturno, Urano, Plutão... As crianças ficariam aqui, na Terra, tomando conta de tudo. Naturalmente, as coisas voltariam aos seus lugares. Uma pequena mostra do que seria o reino desses pequenos governantes está neste livro, aprovado e assinado por algumas dessas 'autoridades' de vários países. Se você for uma criança, com certeza vai se deliciar. Se for um adulto, pode sentir uma incômoda vontade de fazer as malas...' - Marcelo Xavier. De acordo com a Nova ortografia.

 

Ficha técnica

Autora: Marcelo Xavier   

Editora: Formato

Preço: R$ 51,90

Publicidade

Veja também