Faclepp oferece monitoria gratuita

Aulas realizadas no campus 2 da Unoeste permitem que os estudantes da faculdade comecem a se familiarizar com o ambiente de sala de aula enquanto ensinam alunos da cidade

PRUDENTE - PEDRO SILVA

Data 30/10/2019
Horário 09:55
Erika Foglia/Unoeste - Encontros ocorrem duas vezes por semana, às terças e quintas, das 17h às 19h
Erika Foglia/Unoeste - Encontros ocorrem duas vezes por semana, às terças e quintas, das 17h às 19h

Para aqueles que têm dificuldades com problemas matemáticos, e necessitam de uma ajuda com o tema, a Faclepp (Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação) da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) disponibiliza, desde 2010, monitoria semanal e gratuita, ministrada pelos alunos do curso de Matemática, todas as terças e quintas-feiras, das 17h às 19h, no bloco B1 do campus 2.

As aulas são voltadas para as dúvidas e dificuldades encontradas nos estudos dos interessados. Os alunos a partir do 4º termo da faculdade podem se candidatar para ser voluntário no projeto. Segundo a coordenadora dos cursos de Matemática e Física, Carmen Lúcia Kohl Martinez Paz, a procura pelo reforço é variada, atendendo tanto alunos da própria universidade, quanto estudantes entre 14 e 15 anos, em fase de transição do ensino fundamental para o médio.

Oportunidades

Mensalmente, a monitoria atende uma média de 20 alunos, porém, não existe limite de vagas. “Quando a sede era no campus 1, tínhamos um público maior, por conta da localização”, comenta Carmen. Porém, ela ainda ressalta que é bom o número de alunos: “A monitoria é uma aula particular gratuita”, completa.

A coordenadora ressalta a importância dessa prática aos acadêmicos da universidade, que, além de acumularem horas na instituição, também aprendem a lidar com o ambiente de uma sala de aula. “Isso é a maior vantagem que existe, pois ele aprende mais, vai mais fundo. E outra vantagem é que ele está treinando para sua carreira profissional”. Ela ainda comenta os benefícios para quem ministra a monitoria. “Como são poucos alunos no início, é diferente de uma sala de aula verdadeira. Isso ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade”, diz.

Carmen acrescenta, com humor, que a procura pelos serviços oferecidos aumenta próximo a semanas de provas e entrega de trabalhos. “Para quem vem é uma oportunidade de conseguir ajuda, mas eles deixam para a última hora”.

Todas as dúvidas são acompanhadas pelos alunos da universidade e as aulas supervisionadas pelo professor pAislan Douglas Machado, da Faclepp. O ambiente se assemelha a uma classe tradicional, realizando um aprendizado em conjunto.

SERVIÇOS

Para os interessados, a monitoria é realizada de forma gratuita, às terças e quintas-feiras, das 17h às 19h, no Bloco B1, sala 302-A, do campus 2 da Unoeste, localizada na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), km 572, no bairro Limoeiro. Para participar não é necessário cadastro prévio. Basta comparecer ao local portando o registro estudantil e documentos pessoais, e procurar a secretaria da faculdade.

Publicidade

Veja também