Faapp propõe valorização da arte regional

Evento conta com 110 atrações abertas, neste domingo, das 15h às 21h, no Centro Cultural Matarazzo, com exposição de artes plásticas de diversas linguagens

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 04/05/2019
Horário 10:00
Cedida/ Clube do Meio Artístico: Evento visa fomentar a cultura da região nos diversos segmentos e propostas artísticas
Cedida/ Clube do Meio Artístico: Evento visa fomentar a cultura da região nos diversos segmentos e propostas artísticas

A 42ª edição da Faapp (Festa Anual de Arte e Artistas de Presidente Prudente) é um encontro anual de cultura. Nele, se discute de forma livre, as novas tendências da arte que são apresentadas à sociedade com novos valores artísticos e, desta forma, promover a manifestação da arte em todas as suas linguagens. O evento gratuito conta com 110 atrações abertas ao público no dia 5 de maio das 15h às 21h, no Centro Cultural Matarazzo. Segundo o diretor artístico da ação, Jotacê Cardoso, a edição propõe a união dos artistas e a sua importância profissional e para os apreciadores, a valorização da arte na região.

A festa trata-se de uma mostra coletiva das produções culturais e artísticas da região de Presidente Prudente e há 42 anos reúnem artistas para trocarem informações e apresentarem ao público os seus trabalhos. O objetivo do evento é fomentar a cultura com a função de unir os artistas e apreciadores da arte de diversos segmentos e propostas artísticas.

A cada ano novos profissionais da região se integram à mostra mostrando um pouco do seu trabalho para o público. Com o crescimento da “festa”, o evento conta com diversos apoiadores: O Clube do Meio Artístico que ajuda na produção e execução e a Secult (Secretária de Cultura de Presidente Prudente) apoia com o espaço no Centro Cultural Matarazzo.

Durante a Faapp, haverá exposição de artes plásticas de diversas tendências, sendo óleo sobre tela, escultura em madeira, escultura em argila e as técnicas contemporâneas usando vários elementos, além de alguns artistas que estarão produzindo a arte ao vivo. Já a música conta com diversos estilos e ritmos; o teatro com muitas linguagens, circo, dança contemporânea, dança de salão, poesia, literatura de cordel, artesanato entre outras.

Neste ano, segundo o diretor artístico, o evento contará com grupos expressivos como o de Adamantina, Prenap (Talentos e Produtos Regionais da Nova Alta Paulista) com todos os seguimentos da arte, e a APE (Associação Prudentina de Escritores) a qual realizará um sarau durante a Faapp, além de expor os livros dos associados.

O evento

A Faapp começou no município de Pirapozinho no ano de 1977 e se tratava de um encontro entre amigos: músicos, poetas, compositores, atores, artistas de todas as áreas e amantes da arte e cultura residentes na cidade e nos municípios vizinhos. Esse encontro passou a ser anual, já que muitos desses artistas tinham diversos compromissos e outros já haviam se mudado da região.

O objetivo, naquela época, era discutir a arte e apresentar os trabalhos aos amigos. A partir de 1979 os artistas foram aumentando. O evento atualmente visa debater para que os resultados da cultura sejam democraticamente distribuídos por todas as camadas da população, priorizando aquelas as quais as manifestações da cultura popular são mais “vibrantes”, fazendo com que todos cumpram o papel de fortalecimento da cultura local, a partir da possibilidade da geração de emprego e distribuição de renda.

 

Publicidade

Veja também