Exposição de Orquídeas encanta visitantes

Vendedores de diversos Estados do país estiveram na 41ª edição do evento, organizado pela CPO (Circulo Prudentino de Orquidófilos), com espécies e variedades diversas

VARIEDADES - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 13/09/2019
Horário 08:40
Paulo Miguel: Amantes de flores e natureza aproveitam evento para aumentar apreciar orquídeas
Paulo Miguel: Amantes de flores e natureza aproveitam evento para aumentar apreciar orquídeas

Teve início ontem, no Parque Shopping Prudente, a 41ª Exposição Nacional de Orquídeas. A beleza das flores encanta. Estão expostas, de acordo com o presidente do CPO (Círculo Prudentino de Orquidófilos), José Ricardo Rodrigues, 59 anos, diversas espécies e suas variedades. Dendrobium, bulbofilum, catasetum, cyrtopodium e tantas outras que com forma, cores e perfumes, encantam qualquer pessoa que passe pelo local, posicionado próximo à praça de alimentação do centro de compras.

“O intuito da orquidofilia é trazer ao conhecimento das pessoas a beleza natural das orquídeas. Anos atrás, nossa região era composta de matas, e a orquídea é nativa das matas. Como hoje quase não existem mais florestas, a sobrevivência das orquídeas está nas mãos dos orquidófilos”, destaca Ricardo. Ele próprio, além de organizar a feira, é um dos expositores, mas enfatiza, suas orquídeas não estão à venda, possuem valor sentimental. É para isso que os orquidófilos convidaram vendedores de diferentes locais do país, Vieram comerciantes de Mato Grosso do Sul, Paraná,            Minas Gerais e Rio de Janeiro, além dos paulistas. De acordo com o presidente do CPO, os preços das plantas variam desde R$ 10 até R$ 250.

Mas não só de orquídeas se faz a feira. Os insumos para o desenvolvimento da planta são indispensáveis. “Tudo aqui é relativo para orquídeas, vasos para orquídeas, cachepôs, substratos, produtos de adubação de manutenção, floração, enraizamento, inclusive as pessoas que vendem as orquídeas e materiais explicam como funcionam. O pessoal do Circulo Prudentino de Orquidofilia também estão aqui realizando essa função”, explica José Ricardo, ele afirma, há um verdadeiro “workshop” aos clientes interessados em saber um pouco mais desse universo cheiroso e colorido.

Os organizadores esperam receber aproximadamente 5 mil pessoas por dia. Eles escolheram a data para contribui com a celebração dos 102 de Presidente Prudente, comemorado nesse sábado.

“O intuito da orquidofilia é trazer ao conhecimento das pessoas a beleza natural das orquídeas”

José Ricardo Rodrigues,

presidente do CPO

Clientes

Algumas dessas clientes são a aposentada Vilma Mieko Kuwabara, 56 anos, sua mãe Marina Kuwabara e uma amiga da família, Maria Eni Neves. Marina, como confirmam as acompanhantes, é apaixonada por orquídeas. A filha afirma que na casa onde moram, possuem muitas plantas, todas diferentes uma das outras, elas brincam dizendo que vão de feira em feira em busca de espécies e variedades que ainda não possuem. “É o prazer de apreciar e de comprar, também, porque minha mãe ama orquídeas. Minha casa já é quase um orquidário enorme. Tempos que ir olhando qual ela não tem ainda (risos)”.

É o terceiro ano que mãe e filha vão ao evento, sempre acompanhadas da amiga, Maria Eni. Carregavam, todas juntas, cinco ou seis vasos com orquídeas brancas, vermelhas amarronzadas entre outras, são tantas, e tanto carinho que partindo do significado grego da palavra, não seria exagerado chama-las orquidófilas (amor às orquídeas).

O Circulo Prudentino de Orquidófilos se reúnem todas as primeiras quartas-feiras do mês para trocarem experiências no Centro Cultural Matarazzo.

SERVIÇO

Cerca de 30 expositores e diversos vendedores estarão no Prudente Parque Shopping até domingo.

Horários: Sexta-feira e sábado: 9h às 22h; Domingo: 9h às 20h

 

 

Fotos: Paulo Miguel

 

 

Publicidade

Veja também