Expo Prudente terá efetivo de segurança reforçado

Policiamento contará com 300 policiais, entre soldados, membros da Escola da PM, Baep e o corporativo da Força Tática, além de 500 seguranças particulares

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 16/08/2019
Horário 07:59
José Reis - Pontos de segurança foram definidos ontem, em reunião
José Reis - Pontos de segurança foram definidos ontem, em reunião

Para garantir a segurança da 56ª Expo Prudente, que ocorre de 6 a 15 de setembro no recinto de Exposição Jacob Tosello, ontem, a equipe organizadora, juntamente com o Corpo de Bombeiro, Defesa Civil, Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares), Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), e o Policiamento Civil, Militar e Rodoviário se reuniram para definir quais as medidas para o evento, que espera atrair até 50 mil pessoas em dez dias de festa.

De acordo com o major do 18ºBPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), Carlos Olivetti, o policiamento será composto de aproximadamente 300 policiais, entre soldados, membros da Escola da Polícia Militar, Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) e o corporativo da Força Tática da Polícia Militar. Além de uma equipe de 500 seguranças particulares definidos junto à comissão organizadora da Expo. A intenção é disponibilizar um efetivo ainda maior que o das edições anteriores.

Para o evento, o major explica o trabalho do efetivo. “Dentro do recinto, vamos trabalhar com a base fixa do posto de comando, base móvel na entrada, viaturas posicionadas dentro do recinto, patrulha a pé, além do apoio das motocicletas e da cavalaria”. Ainda para reforçar a segurança, serão instaladas 12 câmeras de monitoramento, sendo seis em cada uma das portarias do recinto, registrando entrada e saída de pessoas e veículos. Para cuidar dos acessos à feira, equipes da Cart, em parceria com a Semob, comparecerão ao local com agentes e viaturas devidamente identificadas.

O policiamento rodoviário, segundo o 1º tenente, Silvio de Oliveira, já mantém uma vasta experiência até mesmo pela regularidade anual que vem ocorrendo. “Já temos um planejamento estratégico voltado para garantir a segurança dos usuários da via. E, além de reforçar o policiamento, entraremos em contato com o setor estratégico da Cart para estudar a questão da utilização das marginais, remanejando talvez o fluxo em um ponto ou outro. Por vez, atuaremos também em fiscalizações como a embriagues”. 

De acordo com um dos organizadores da Expo, Guilherme Piai, a equipe não economizará no efetivo e na quantidade de seguranças, pois tudo será em prol da população. “Nós nos comprometemos a realizar um evento seguro e acessível, mas é claro que o cidadão precisa fazer a parte dele. É preciso ter consciência para curtir a festa com responsabilidade”, declarou Piai.

Segurança pessoal

Apesar de todo aparato policial, o major do 18º BPM/I relata a importância de cada um tomar medidas preventivas para evitar que sejam vítimas principalmente de furtos, que já ocorreram em anos anteriores – o mais visado, o aparelho celular. Para tanto, orienta não colocar o aparelho no bolso traseiro, tomar um cuidado especial com a carteira e, às mulheres em especial, com as bolsas. Para os condutores, a orientação é que estacionem os veículos em locais iluminados e próximos ao recinto.

A reunião, ocorrida no gabinete da Sedepp (Secretaria de Desenvolvimento), foi conduzida pelo titular da pasta, Carlos Alberto da Silva Corrêa, Carlos Casagrande, e o organizador da feira, Guilherme Piai. Ambos expuseram a preocupação de tornar esta edição da Expo a mais segura e popular possível, honrando a história de quase seis décadas do evento.

 

 

Publicidade

Veja também