Expansão da Zona Azul atinge 230 novas vagas

Conforme decreto publicado ontem no Diário Oficial de Presidente Prudente, serviço será expandido às proximidades do Poupatempo, Rodoviária e Procon

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 26/04/2019
Horário 04:00
 Arquivo - Proximidade do Poupatempo é uma das três áreas que receberão a expansão do serviço
 Arquivo - Proximidade do Poupatempo é uma das três áreas que receberão a expansão do serviço

A falta de rotatividade em estacionamentos públicos da área central de Presidente Prudente sempre foi alvo de reclamações retratadas nas páginas neste jornal. Certo é que, de acordo com a Prefeitura, o problema não se resume aos logradouros do centro, mas transcende a outras regiões, como nas proximidades do Poupatempo, Procon Municipal e Terminal Rodoviário. Em vista disso, a municipalidade anunciou a expansão da Zona Azul aos respectivos perímetros, que deve atingir e disponibilizar cerca de 230 novas vagas no serviço.

A medida foi anunciada ontem, em meio à publicação do Decreto 29.801/2019, na edição do Diário Oficial de Presidente Prudente. De autoria do prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB), uma das motivações exposta no documento, em vista da necessidade de ampliação, foi “o crescimento da cidade, bem como a expansão da área de seu centro comercial”.

Atrelado a isso, o titular da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), Adauto Lúcio Cardoso, aponta as constantes reclamações da falta de rotatividade nestes locais, bem como aumento do número de veículos no município. “Há queixas de carros que estacionam em vagas nessas proximidades e por ali permanecem o dia todo”, completa. A pasta realizou um estudo para projetar a ampliação.

Mas no momento, o status ainda é de “conversa”. À reportagem, o secretário pontua que os estudos continuam, assim como a negociação com o CAC (Casa do Aprendiz Cidadão), que administra o serviço com a venda do cartão na cidade. “Estamos combinando algumas diretrizes, para depois pôr em prática. Vamos ainda preparar todo o processo”, detalha. Preparação de pontos como: a pintura dos locais e sinalização horizontal e vertical.

É o que espera a entidade, para poder realizar a contrapartida. Bruno Oliveira, analista de marketing do CAC, pontua que a expansão fica toda em caráter da municipalidade, que deverá implantar os instrumentos necessários, como a sinalização mencionada. “Já temos equipamentos necessários para operar e o processo de contratação de novos colaboradores também já foi iniciado”, conclui. Ao todo, serão 14 novos funcionários.

O que também deverá ser resolvido posteriormente é quanto aos pontos fixos para a venda da Zona Azul. Bruno argumenta que isso vai depender da disponibilidade e auxílio dos comércios locais em formar parcerias. Tudo isso sendo resolvido, o chefe da Semob complementa que a ideia é começar a operar o serviço nos novos locais a partir de junho.

Captação de recursos

Levando em consideração o valor do último ano, a administração municipal arrecadou R$ 283 mil com a Zona Azul, conforme informado pela Secom (Secretaria Municipal de Comunicação). “A cifra é revertida para manutenção de placas, semáforos, tapa-buracos, abrigos de ônibus, reforço nas sinalizações horizontal e vertical, e demais manutenções viárias”, pontua. Questionado sobre a projeção de arrecadação com a expansão, Adauto diz que os cálculos ainda são feitos pela pasta.

Publicidade

Veja também