EXATIDÃO DOS FATOS

PRUDENTE - Homéro Ferreira

Data 13/03/2020
Horário 03:29

O prefeito Nelson Bugalho (PSDB), em nome da exatidão dos fatos, se manifesta ao Plantão para esclarecer informações sobre o projeto de estruturação da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) no que se refere aos números e à sua fala sobre o assunto durante cerimônia na Prefeitura.

REDUÇÃO DE CARGOS

Contraditando notas de edições anteriores desta coluna, a elucidação é de que o projeto não aumentaria os cargos em comissão. Portanto, ao invés de inchar iria desavolumar de 17 para sete, incluindo os do presidente, diretor administrativo e diretor técnico.

FUNÇÃO DE FISCAL

Sobre as gratificações, o projeto pretendia contemplar cerca de 70 funcionários efetivos que exercem função de fiscalização junto a dezenas de equipes que atuam nas ruas. Número reduzido em cerca de 30%, pois antes eram 106 com gratificações.

INSTALAÇÃO DO CAOS

Da forma como o projeto foi aprovado, com a supressão de cargos e das gratificações para efetivos (não para comissionados como havia noticiado o Plantão), Bugalho afirma que irá causar danos administrativos, instalando o “caos” na Prudenco.

RESPEITO AO DEPUTADO

Sobre sua fala de que vereadores tomam decisões para fazer “oba, oba” e diante da ilação de bastidores registrada no Plantão, o prefeito afirma que não estava se referindo ao deputado Ed Thomas (PSB), que usa essa expressão como comunicador de rádio.

INTERESSE MAIOR

Bugalho explica que a expressão foi dita como ela é comumente usada na política, no sentido de que não estava sendo observado o interesse maior, que é o da população e da empresa para a cidade.

TÉCNICO E JURÍDICO

Para o prefeito, vereadores fizeram política com um projeto que não é político, mas sim técnico e jurídico; resultado de quase dois anos de estudos e fruto de TAC (Termo de Ajuste de Conduta) junto aos Ministérios Públicos do Trabalho e Estadual.

QUEM QUER QUE SEJA

Ainda sobre a expressão “oba, oba”, Bugalho afirma que sequer pensou em alguma pessoa, seja lá quem quer que seja e em nenhum partido político; mas apenas em relação à decisão tomada na Câmara e que não foi apenas do vereador Anderson Silva (PSB).

INÍCIO DA CELEUMA

Na cerimônia de repasse de recursos para entidades sociais e de saúde, na terça-feira desta semana na Prefeitura, o vereador correligionário de Thomas não gostou da fala do prefeito, retrucou e foi embora por se sentir desconfortável.

GESTÃO DA EMPRESA

Em ação de reportagem, o Plantão esteve com gestores da Prudenco, dos quais ouviu que a estruturação da empresa, de 43 anos e braço operacional da Prefeitura, atende exigências legais e que o prefeito tem feito o que é correto.

EMPRESA ALEIJADA

Para a Prudenco, as supressões feitas pela Câmara Municipal deixam a empresa de economia mista “aleijada”, no sentido de não ter condições de funcionar adequadamente. Medida curativa está sendo trabalhada pelos jurídicos da companhia e da Prefeitura.

DE 70 PARA 7

A Prudenco tem 1,1 mil funcionários e já teve mais de 70 cargos comissionados. Reduziu para sete. Em termos comparativos, embora de naturezas distintas, gestores da Prudenco citam que a Câmara tem 20 servidores efetivos e 29 comissionados.

Publicidade

Veja também