Exame da OAB

OPINIÃO - Sérgio Tibiriçá Amaral

Data 04/10/2019
Horário 04:18

Você sabia que para atuar como advogado no mundo jurídico, o bacharel em Direito deverá primeiramente ser aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)?

Os bacharéis em Direito no Brasil devem realizar o Exame da OAB com objetivo de demonstrar capacitação e conhecimentos necessários para o exercício da advocacia.

No Brasil, alguns concursos exigem ainda que o candidato tenha sido aprovado neste Exame. Por exemplo, o concurso da Promotoria, da Defensoria Pública ou mesmo da Magistratura.

 Mas, você já se perguntou por que todo estudante de Direito deve fazer o Exame da OAB?

De forma bastante simples e objetiva, se o bacharel em Direito almeja ingressar no mercado de trabalho, é regra que ele não apenas faça o Exame, mas seja aprovado em todas as suas fases. É a partir daí que ele vai obter o registro junto a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.

Aliás, um marco para o Exame é que até o ano de 2009, cada Estado tinha autonomia para aplicar os seus exames, mas em 20 de outubro do mesmo ano, o Conselho Federal da OAB aprovou o provimento 136/09 que unifica o conteúdo e aplicação da prova em todo o território nacional.

Então, se você pensa em fazer Direito, terá pela frente não apenas o objetivo de concluir com excelência a sua faculdade, mas também o desafio de ser aprovado no Exame da OAB.

E para vencer esse desafio, é de extrema importância que você faça a escolha de uma instituição de ensino superior que ofereça qualidade e excelência no ensino. E claro, algumas dicas são valiosas.

Durante o seu contato com a instituição de ensino superior, pergunte sobre as taxas de aprovação de seus alunos e ex-alunos no Exame da OAB ou ainda sobre a aprovação de seus egressos em concursos públicos.

Questione ainda se a instituição dispõe do Selo OAB Recomenda e se oferece atividades práticas no decorrer do curso, como atuação do aluno em escritórios jurídicos, júri simulados e outras atividades que enriquecem de forma lúdica a trajetória dos alunos.

 

 

Publicidade

Veja também