Ex-jogadora, Aline Pellegrino discute presença da mulher no futebol

Com mediação do prudentino Thiago Caldeira, encontro ocorre nesta quarta-feira (20), às 19h, também com presença da jornalista Denise Mirás

Esportes - Da Redação

Data 19/06/2018
Horário 21:00
Cedida -  Ex-atleta exerce a função de coordenadora do Departamento de Futebol Feminino da FPF
Cedida - Ex-atleta exerce a função de coordenadora do Departamento de Futebol Feminino da FPF

Há muitos anos as mulheres batalham por seu espaço na sociedade. No futebol não é diferente. Para discutir quais são as dificuldades, desafios e perspectivas da presença feminina no futebol, dentro ou fora das quatro linhas, o Sesc Thermas de Presidente Prudente recebe a ex-capitã da seleção brasileira e medalhista de prata nas Olimpíadas de Atenas (2004), Aline Pellegrino, ao lado da jornalista Denise do Carmo Mirás. O bate-papo ocorre nesta quarta-feira (20), a partir das 19h.

Com mediação do jornalista prudentino Thiago Caldeira, o encontro fomenta a discussão sobre a prática do futebol por mulheres, que tem avançado ultimamente, rompendo com diversos preconceitos. Com um currículo formado por conquistas como medalha de prata nas Olimpíadas de Atenas (2004), medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro (2007), além de um vice-campeonato Mundial (2007), na China, e uma Copa Libertadores (2010), pelo Santos, Aline Pellegrino se aposentou do futebol em 2013, quando deu início à sua trajetória fora de campo. Logo passou por uma experiência como treinadora, quando assumiu o Vitória, de Santo Antão, clube do interior de Pernambuco, sendo campeã estadual em uma campanha histórica.

Formada em Educação Física pela Universidade Sant’Anna, a ex-atleta ainda trabalhou como supervisora da equipe Corinthians/Audax e exerce, desde 2016, a função de coordenadora do Departamento de Futebol Feminino da FPF (Federação Paulista de Futebol). Aline também co-dirige o Guerreiras Project, coletivo formado por ativistas, atletas, artistas e acadêmicos que atuam em prol da igualdade de gênero e da visibilidade para o futebol feminino. “É um projeto que tenho muito orgulho em fazer parte, pois temos um grupo de mulheres fantásticas e guerreiras, literalmente. Infelizmente não conseguimos atuar tanto quanto gostaríamos, mas no momento em que estamos juntas discutindo e levando a discussão da equidade de gênero por meio do futebol, temos uma ferramenta poderosa de trabalho”, salienta.

Profissional

Já a jornalista Denise Mirás começou sua carreira no Jornal da Tarde/Estadão, em 1980, época em que a presença de mulheres nas redações dos jornais era rara. Ainda atuou como editora de esportes do portal R7 e cobriu in loco oito Olimpíadas atuando como repórter, entre Los Angeles (1984) e Rio (2016), além de Mundiais de várias modalidades esportivas.

Serviço

Toque de Letra – Bate-Papo ‘Mulheres na Área’

Com a ex-jogadora Aline Pellegrino, a jornalista Denise Mirás e mediação do jornalista prudentino Thiago Caldeira.

Nesta quarta-feira (20), às 19h.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

Publicidade

Veja também