Evento valoriza a cultura negra através da arte

Piquenique ocorre neste domingo, no Parque do Povo, e contará com apresentações de música e dança, além de exposição de quadros, oficina e workshop; entrada é gratuita

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 24/08/2019
Horário 06:23
Arquivo - Artista plástico David Cardoso mostrará seus quadros no local
Arquivo - Artista plástico David Cardoso mostrará seus quadros no local

Neste domingo, a partir das 15h, ocorre no Parque do Povo de Presidente Prudente, o 1º Piquenique Conexão Afro, um evento que busca a união e integração de pessoas negras da cidade e região, valorizando inclusive os dons, aptidões e talentos no campo das artes. No local, haverá música samba black, workshop de dança  afro,  oficina de trança  afro,  exposição de quadros e workshop de samba rock.

De acordo com o artista plástico e um dos idealizadores do projeto, David Cardoso, o evento tem por objetivo fortalecer a cultura negra através de sua arte e raiz, quebrando paradigmas e alavancando projetos relacionados à questão afro de artistas negros de Prudente e região. Para tanto, o piquenique será uma confraternização totalmente familiar. “A proposta do evento é receber todos os tipos de público, com idades diferentes e de todas as classes sociais, um dos motivos pelo qual optamos pelo local aberto [Parque do Povo] e com entrada gratuita”.

Valorização

O encontro também tem por objetivo a valorização da figura do negro e suas habilidades nas artes, pois de todo modo, percebe-se que as pessoas relativizam muito a história do negro em termos de Brasil, Estados Unidos e mesmo Europa, explica a organização. “O negro é desvalorizado, considerado ‘menor’, de pouco conhecimento. Das raças em geral, a negra é a mais desvalorizada em todas as instâncias. Quando fala de habilidades do negro, não tem uma raça mais habilidosa que a outra. Se a gente for se referir ao contexto de habilidades, não podemos falar que branco é menos habilidoso do que o negro e vice-versa [Sic]”.

A periodicidade do projeto, por vez, acontecerá uma vez a cada dois meses, sendo esses encontros uma forma de preparo para o evento principal que será realizado próximo ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, com entrada gratuita.

Serviço

O participante deverá levar um prato doce ou salgado e o que for beber. O evento é gratuito para todas as idades.

 

(((BOX)))

Atrações do 1º Piquenique Conexão Afro

- Da Silva – show de música samba rock

- Lisie Abusafro – apresentação e dança afro

- David Cardoso – artista plástico: exposições de quadros

- Francisco Alves – workshop de dança samba rock

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também