Evento conta com 11 atividades na unidade de PP

Entre os dias 2 e 4 de março, Sesc Thermas sedia diversas atrações como vivências, oficinas, encontro, entre outras

VARIEDADES - Da Redação

Data 28/02/2018
Horário 13:38
Divulgação, A técnica da serigrafia será apresentada durante o evento na unidade prudentina
Divulgação, A técnica da serigrafia será apresentada durante o evento na unidade prudentina

Um final de semana inteiro para pintar, crochetar, criar jogos, costurar e muito mais: vem aí a segunda edição do FestA! – Festival de Aprender, projeto do Sesc São Paulo. De 2 a 4 de março, mais de 500 atividades gratuitas instigam públicos de todas as idades a aprender, testar e aprofundar técnicas e linguagens artísticas, nas 39 unidades do Sesc em São Paulo. A programação é inteiramente gratuita. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site sescsp.org.br/prudente ou na Central de Atendimento. Em Prudente, o Sesc Thermas também entra nessa festa e convida a todos para oportunidade de iniciar ou aperfeiçoar uma atividade ou hobby nas áreas artísticas, tecnológicas ou artesanais.

São 11 atividades oferecidas na cidade, entre elas oficinas de Patchwork, Introdução à Marchetaria, Cenografia e Land Art com Elementos Naturais e Game Jam Educ – Desenvolva um Jogo do Zero em Dois Dias, todas que necessitam de inscrições antecipadas pelo site ou na Central de Atendimento da unidade.

Além das vivências “Maratona de Crochê”, “Pintura Líquida”, “Jogos Criativos”, “Criando Jogos com Serigrafia”, “Fazendo Arte” e os encontros Game Jam e Jogos Independentes e Gerações Gamer, nas quais a inscrição deve ser feita na hora, no local da atividade.

 

Destaques
Um dos destaques é a oficina Introdução à Marchetaria, com o designer do setor moveleiro Marcelo Bioni. A partir da técnica da marchetaria, que consiste em aplicações de composições de diferentes tipos de madeira em outros materiais, os participantes vão produzir um tabuleiro do jogo mancala, de origem africana. O tabuleiro de mancala é tradicionalmente feito de madeira e, na atividade, o público poderá personalizar o seu.

Na onda de criações independentes, tem atividade de Game Jam com o desenvolvedor Danilo Filito. Ele traz sua experiência em desenvolvimento de jogos e explica todos os processos de criação, desde roteiro, programação e gráficos, passando pela sonorização e chegando aos testes finais. Ele também participa de um bate-papo sobre os desafios da profissão e a importância desses encontros para a cena independente. Aos interessados, não é necessário ter conhecimento prévio para participar.

E para quem gosta de crochetar tem a Maratona de Crochê. Nela, quem não sabe vai aprender os pontos básicos e para quem já é craque na agulha vai poder ajudar a confeccionar um cachecol gigante. A artesã Natália Nogueira também vai ensinar a técnica do maxi crochê sem agulha. Após a atividade, tudo será exposto na unidade do Sesc.

Com AI

 

PROGRAMAÇÃO NO SESC THERMAS DE PRUDENTE

Oficina

Patchwork

Além de um breve histórico da técnica e os principais materiais utilizados, os participantes aprendem como cortar, costurar e emendar as peças, tendo contato com a costura à máquina e, na sequência, constroem uma peça coletiva.

Com Wagner Vivan e Benigna da Silva, de São Paulo (SP)

Quando: Dias 2 e 3 de março, sexta e sábado

Horário: Das 14h às 18h

Local: No Quiosque

Inscrições gratuitas no site sescsp.org.br/festa

 

Oficina

Introdução à Marcheteria

Com Marcelo Bioni, de São Paulo (SP)

A oficina propõe um primeiro contato com a arte da marchetaria, que se utiliza da aplicação de peças de diferentes tipos de madeira e outros materiais para criar desenhos e padrões decorativos, além de apresentar as técnicas de marcenaria e acabamentos necessárias. O objetivo é produzir um tabuleiro personalizado do jogo Mancala.

Quando: Dias 3 e 4 de março, sábado e domingo

Horário: Das 9h às 12h (turma 1) e das 15h às 18h (turma 2), no Espaço FestA!.

Inscrições antecipadas no site sescsp.org.br/festa

 

Oficina

Cenografia e Land Art com elementos naturais

Com Fábio Delduque, de Bragança Paulista (SP)

Utilizando como matéria-prima folhas, legumes, frutas, galhos, cascas de árvore, luz e sombras, esculturas e instalações cenográficas são criadas tendo como referência a história da land art (arte na paisagem) e o trabalho do pintor Giuseppe Arcimboldo.

Quando: Dias 3 e 4 de março, sábado e domingo

Horário: Das 9h às 13h, no Quiosque

Inscrições antecipadas no site sescsp.org.br/festa

 

Oficina
Game Jam Educ - Desenvolva um jogo do zero

Com Danilo Filito, de Presidente Prudente (SP)

Game Jams são encontros de desenvolvedores com o intuito de criar um jogo em um período pré-determinado, mas nesta atividade os participantes não precisam ter nenhum conhecimento prévio sobre programação. Com ferramentas simples, são formados grupos que, com o apoio do mediador, partem da ideia inicial e passam pelo roteiro, programação, gráficos, sonorização e testes, terminando o fim de semana com um jogo concluído.

Quando: Dias 3 e 4 de março, sábado e domingo

Horário: Das 9h às 18h

Local: Espaço de Tecnologias e Artes

Inscrições antecipadas no site sescsp.org.br/festa

 

Encontro
Game Jam e Jogos Independentes

Com Danilo Filito, de Presidente Prudente (SP)

Os participantes discutem o que é Game Jam e qual a sua importância para os desenvolvedores de jogos indie (independentes), além dos desafios de se fazer jogos no interior. Também ocorre demonstração de jogos.

Quando: Dia 2 de março, sexta

Horário: Das 19h30 às 20h30

Local: Área de Convivência. Inscrições gratuitas no local

 

Encontro

Gerações Gamer

Espaço aberto para exposição e troca de games antigos e atuais, action figures, revistas e outros colecionáveis ligados à cultura Gamer. Traga seus tesouros para que todos apreciem e tenha a oportunidade de conhecer ou relembrar antigos games e consoles.

Quando: Dia 4 de março, domingo

Horário: Das 14h às 18h

Local: No Quiosque

Grátis

10 anos

 

Vivência

Maratona de Crochê

Com Natália Nogueira, de Bauru (SP)

Nesta atividade, são ensinados os pontos básicos para quem nunca pegou numa agulha e, para quem já é craque na técnica, há um desafio para a confecção de um cachecol gigante. Além disso, é apresentada a técnica de maxi crochê sem agulha. Depois, com o material pronto, as peças decoram os espaços da Unidade.

Quando: Dias 3 e 4 de março, sábado e domingo

Horário: Das 14h às 18h

Local: No Bosque

Inscrições gratuitas no local

 

Vivência

Pintura líquida

Com Gabriela Gil, Daniella Martini e Liana Mazer

Uma nova maneira de desenhar é apresentada às crianças, utilizando tintas de diferentes densidades no meio líquido. Na atividade, elas observam como as cores interagem na água e no leite, e as formas que criam. Algumas dessas formas podem ser fotografadas e impressas.

Quando: Dia 3 de março, sábado

Horário: Das 10h às 12h

Local: Quintal Esportivo

Inscrições gratuitas no local

 

Vivência

Jogos criativos

Com Gabriela Gil, Daniella Martini e Liana Mazer

Dominó de Histórias: Um jogo de dominó ilustrado para se jogar por meio de associação de imagens. Quando o jogador coloca uma carta, deve começar ou continuar uma história usando a imagem que ele "encaixou".

Cidades Imaginárias: As crianças criam ilustrações coloridas sobre fotos de cidades impressas em preto e branco. Essa mistura de técnicas pode ser utilizada na sequência para novas criações.

Fábrica de Carimbos: Utilizando o E.V.A e blocos de madeira pré-cortados, as crianças criam seus próprios carimbos, que poderão levar para casa.

 

Vivência

Criando jogos com serigrafia

Com Gabriela Gil, Daniella Martini e Liana Mazer

Utilizando fotos tiradas na oficina de Pintura Líquida e formas criadas com a técnica da serigrafia, as crianças criam seus próprios jogos da memória. Ao mesmo tempo, também podem criar o jogo "Mistureba", desenhando partes de personagens que podem se misturar.

Quando: Dia 4 de março, domingo

Horário: Das 10h às 12h

Local: Quintal Esportivo

Inscrições gratuitas no local

 

Vivência

Fazendo arte

Com Gabriela Gil, Daniella Martini e Liana Mazer

Por meio de trabalhos de artistas como Andy Warhol, Salvador Dali, Paul Klee, entre outros, as crianças conhecem diferentes maneiras de se representar um rosto e, com recorte e colagem, criam máscaras. Nesta vivência também é possível experimentar a técnica da serigrafia, utilizando matrizes prontas, e aplicando tanto no papel quanto no tecido. Outra técnica ensinada é que as formas das letras e dos números podem ser utilizadas para criar desenhos diversos.

Quando: Dia 4 de março, domingo

Horário: Das 16h às 18h

Local: Quintal Esportivo

Inscrições gratuitas no local

 

Serviço

FestA! – Festival de Aprender, no Sesc Thermas de Presidente Prudente

Período: Dias 2, 3 e 4 de março, sexta a domingo

Grátis

Confira a programação completa e as formas de inscrição em cada atividade: sescsp.org.br/prudente

Endereço: Rua Alberto Peters, 111 – Jardim das Rosas

Tel.: (18) 3226-0400

Publicidade

Veja também