Estudantes criam site para fomentar trabalho voluntário

Por meio de Trabalho de Conclusão de Curso, formandos em Jornalismo buscam facilitar atuação da CVA

PRUDENTE - JANAÍNA TAVARES

Data 15/06/2018
Horário 08:45
Arquivo Pessoal - Voluntários atuam em 70 entidades parceiras da central
Arquivo Pessoal - Voluntários atuam em 70 entidades parceiras da central

A CVA (Central de Voluntários em Ação) de Presidente Prudente, que possui uma média de 1,7 mil pessoas cadastradas, por meio de um projeto de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), recebeu auxílio para a fomentação de um site que ajuda na comunicação e divulgação do trabalho voluntário e de entidades parceiras do município.

Criada em junho de 1999, com idealização da ex-primeira-dama Maria Auxiliadora Freitas Constantino, a instituição tem como principais objetivos o encaminhamento e captação de voluntários de acordo com a demanda das 70 entidades parceiras, assim como a capacitação com cursos e palestras voltados à população em geral, segundo a coordenadora da CVA, Antônia Maria Braz. “Nosso papel também é divulgar o trabalho voluntário e oferecê-lo em Prudente nas instituições que podem ser igrejas, escolas municipais, projetos organizados, entre outros”, explica ela, que está há 10 anos na coordenação da instituição.

Com o funcionamento do site, a coordenadora destaca como será o projeto desenvolvido pela internet de agora em diante. “Tudo será mais fácil porque vamos poder ajudar no controle, na demanda e oferta de voluntários e também nos cadastramentos. Contudo, é importante lembrar que agora vamos ter um banco de dados, então, o número de pessoas que participam e entidades parceiras pode se modificar com este tipo de controle”, observa Antônia.

No fim de maio ocorreu a primeira capacitação de jovens no novo local de atendimento, localizado no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) Professor Samoel Brondi, anexo à Coordenadoria Municipal da Juventude de Prudente. Conforme a coordenadora, desde o início das ações da CVA, já foram realizadas uma média de mil capacitações que ajudam na postura que o voluntariado precisa ter diante de questões éticas, assistência na criação de projetos e nos locais de atuação disponíveis na cidade.

“Por isso, ser voluntariado é uma ‘via de mão-dupla’ porque auxilia tanto aquele que oferece o serviço, como aquele que recebe, então, visto dessa maneira existem muitos ganhos em participar, como, por exemplo, a oportunidade de ser mais solidário, ganhar experiência para o mercado e ser mais comunicativo”, expõe Antônia. 

Projeto

Desenvolvido pelas alunas do 8º termo de Jornalismo da Facopp (Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente) Bruna Akemi Gimenes Sugano, Aline Fernandes e Isabele Karine Silva, o projeto, intitulado Produção de Jornalismo Empresarial para a Central de Voluntários em Ação de Presidente Prudente, teve como propósito criar uma comunicação da instituição com o público externo.

“Vimos que ela não tinha nenhum tipo de veículo de comunicação, então, decidimos criar o site para disponibilizar notícias sobre a CVA e entidades parceiras, e também criar uma página no Facebook para poder divulgar os conteúdos”, comenta a Bruna. O site é abastecido semanalmente pelas três integrantes e, futuramente, a equipe será composta por seis pessoas, em que três irão fazer estágio supervisionado. “Lá, você encontra notícias da central, das entidades parceiras, contatos e consegue se cadastrar como voluntário”, completa a estudante.

Para o orientador do grupo de TCC, Homero Ferreira, a importância social do projeto é que irá ajudar uma instituição não governamental e prestar serviços para pessoas e entidades assistenciais de forma gratuita. “Ele já está 100% finalizado, porém, a ideia inicial era fazer um blog, mas optamos pelo site devido à estruturação e design que podem ser mais trabalhos por essa plataforma. E, acima de tudo isso, a proposta do projeto é uma prestação de serviços para a comunidade prudentina”, pontua o professor.

SAIBA MAIS

Segundo o site da Prefeitura do município, em 16 de maio, a Coordenadoria Municipal da Juventude lançou a Agenda Jovem Voluntário, no CEU, no Parque Alvorada. O programa oferece ao todo cinco projetos voltados a estimular o voluntariado juvenil: Jovem Solidário, Prêmio Jovem Voluntário, Campanha Social de Arrecadação de Produtos de Higiene Pessoal e a Oficina de Capacitação de Voluntariado.

 

Publicidade

Veja também