Estudantes comemoram participação em projeto

PRUDENTE - BEATRIZ DUARTE

Data 17/02/2018
Horário 14:21

Quando a estudante de 17 anos, Giovanna Guessada, escutou o anúncio no pátio da Escola Estadual Professora Maria Luiza Formozinho Ribeiro, de Presidente Prudente, sobre um projeto que necessitava de pessoas proficientes em inglês, nunca pensou que em fevereiro deste ano iria passar uma semana em Nova Iorque. “Naquele dia, todo mundo estava sem entender direito, eu fui mais por curiosidade, fiz o teste de conversação e escrita, e no mesmo dia fu selecionada com os outros 14 alunos, e então eles começaram a explicar o que seria o trabalho”.

Ela conta que quando entendeu qual seria o objetivo do desafio, percebeu que está seria uma oportunidade para expandir seu conhecimento e colocar em prática o inglês, idioma que estudava desde 2013 e sempre praticou por meio de séries e músicas.

 

Nunca agimos como se fosse uma competição, nosso objetivo era buscar a solução para um problema constante na nossa cidade, que é o descarte do lixo

Giovanna Guessada,

estudante

 

Selecionada para viajar, Giovanna conta que ficou surpresa com a notícia, pois acredita que todos os alunos trabalharam de forma séria, competente e empenhada. “Nós sabíamos que no final todo mundo ia ganhar um certificado, independente de quem fosse viajar, mas nunca agimos como se fosse uma competição, nosso objetivo era buscar a solução para um problema constante na nossa cidade, que é o descarte do lixo”.

Pela primeira vez fora do país, a participante conta que foi uma “boa experiência” e que conseguiu tirar lição sobre tudo. Segundo ela, nos três primeiros dias, a agenda foi reservada para resolver os assuntos da apresentação do trabalho, e que no resto da semana foram liberados para conhecer os pontos turísticos. Entre os lugares que conheceu, estava a Estátua da Liberdade, World Trade Center, a Ponte do Brooklin e a Catedral St. Patrick’s. O destaque ficou para o Central Park. “Estava nevando, eu e várias pessoas nunca tínhamos visto neve, foi marcante porque a paisagem estava linda e única”. Para a estudante, a experiência irá agregar na vida profissional, porque vai acrescentar no seu currículo. Assuntos sobre embaixada e programas da ONU não estão muito longe da sua alçada, porque ela pretender prestar o curso de Relações Internacionais neste ano.

Também novato em viagens internacionais, o estudante de 16 anos, Rafael Nogueira, diz que fazer parte de um projeto que tinha relação com a ONU lhe pareceu uma grande oportunidade, quando ficou sabendo da seleção para o projeto. “Acredito que a maior experiência com o projeto e a viagem é a importância de saber cuidar do meio ambiente. Acho que se cada um fizer a sua parte é possível mudar o mundo”. Sobre as dificuldades acerca do processo de desenvolvimento, ele acredita que toda a parte exigiu compromisso, desde a concretização da ideia, até a apresentação para os embaixadores de outros países.

Publicidade

Veja também