Estrutura elétrica demanda atenção de organizadores

Com a chegada do feriado de carnaval a distribuidora de energia alerta para os cuidados com a energia elétrica, visando segurança

REGIÃO - Da Redação

Data 03/03/2019
Horário 08:23

Nesse clima de festa e folia do carnaval, não se esqueça de curtir com segurança. Pensando nisso, a Energisa Sul-Sudeste orienta os organizadores dos eventos sobre os cuidados especiais com a montagem, desmontagem e movimentação de andaimes e estruturas próximas à rede elétrica.

“Os responsáveis pela instalação das arquibancadas, camarotes, estruturas e enfeites de carnaval, devem tomar cuidado ao manobrar barras de metal, canos, arames, trilhos e suportes de luminosos próximos das redes de energia”, explica Fernando Bombarda de Moraes, coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Sul-Sudeste.

Como os fios instalados no alto dos postes estão energizados, isto é, conduzem eletricidade permanentemente, qualquer descuido pode ser fatal. “Os fios se encontram em altura segura para os veículos e pedestres. Mas no carnaval, essa regra é quebrada pelo homem que fica cada vez mais próximo da rede de energia elétrica. Todo cuidado é pouco para que a brincadeira não resulte em um grave acidente”, alerta o coordenador.

Quem desfilar nos carros alegóricos, nos carnavais de rua, deve ficar atento com a distância segura da rede elétrica. “A preocupação nestes casos também é com o transporte dos carros por vias onde a rede elétrica atravessa avenidas e ruas até o local do desfile. Para a segurança, os carros alegóricos devem ter no máximo 5 metros de altura. Ao ultrapassar esse limite de segurança, o folião corre o risco de tocar a rede de energia elétrica, provocar acidente e até a morte. Muitas vezes, encontramos pessoas em cima do carro, com um pedaço de madeira, tentando afastar os cabos para o veículo passar, isso é muito arriscado”, afirma Fernando.

O folião deve ter muita atenção na hora de soltar fogos de artifício próximo às redes elétricas, pois podem provocar o rompimento dos fios da rede. “Além dos fogos, não deve ser utilizada serpentina de papel alumínio ou metalizada por cima dos fios. É preciso ainda muita atenção com os balões metalizados. Qualquer objeto na rede pode provocar interrupções no fornecimento de energia e até acidentes graves”, enfatiza o representante da concessionária.

Com AI da Energisa

 

Saiba mais

E para quem vai aproveitar o feriado nos clubes e balneários da região, a dica é ter atenção com aparelhos de som, de refrigeração, churrasqueiras elétricas e fios desencapados. Evite ligar qualquer aparelho próximo a duchas ou piscinas, evite improvisar e fazer ligações irregulares que aumentam o risco de acidentes.

 

Serviço

Durante o carnaval, a Energisa Sul-Sudeste estará pronta para atender caso seja necessário. As solicitações podem ser feitas pelo call center da distribuidora (0800 7010 326), pelas redes sociais (facebook.com/energisa), energisa.com.br ou ainda por meio do aplicativo Energisa ON. 

Publicidade

Veja também