Estande interativo mostra importância da energia elétrica

Até o dia 22, público pode participar de experimentos físicos; espaço foi inaugurado ontem, em shopping de Prudente

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 10/01/2019
Horário 09:29
Marcio Oliveira -  "Bicicleta geradora de energia" é um dos equipamentos interativos do espaço
Marcio Oliveira -  "Bicicleta geradora de energia" é um dos equipamentos interativos do espaço

Entender a importância da energia elétrica. É com esse intuito que a Energisa Sul-Sudeste montou ontem, no Parque Shopping Prudente, um estande lúdico, interativo e educativo, que através de experimentos físicos consegue proporcionar tal ensinamento. O espaço ficará em funcionamento no local até dia 22 deste mês, mostrando de forma diferente como funciona o processo de produção de energia elétrica e como ela está presente no dia a dia das pessoas.

O Espaço Energisa é um projeto móvel da concessionária, que percorrerá as cidades de concessão da empresa, no entanto, inaugurada aqui no município. Quem passar pelo local vai conseguir sentir a sensação de produzir energia eólica, solar, medir a carga elétrica do corpo, pedalar para gerar energia e receber dicas de economia através de um painel interativo.

Para o engenheiro eletricista e especialista em eficiência energética da Energisa, Thiago Peres de Oliveira, a intenção com os experimentos e sensações é poder mostrar de perto, aos consumidores, mesmo que de forma reduzida, a importância da energia elétrica. “Não precisa ter medo, porque tudo é supervisionado pela nossa equipe, e as atividades vêm com o cunho de ensinar o público, mas também diverti-lo através das ações, sem riscos”, completa.

Entre os processos, ainda conforme o especialista, além da geração de energia, o participante poderá ter mais noções de segurança para com a eletricidade, pensando ainda no consumo eficiente e evitando desperdícios. “Qualquer um pode participar e é até legal, pois quem dá essa chance pode entender melhor como funciona cada processo, que dito de maneira menos ilustrativa, muitas vezes, não pode ser entendido”, pontua.

Espaço Energia

A Energisa Sul-Sudeste listou alguns dos equipamentos que podem ser encontrados no local: “gerador de Van de Graaff”, máquina que produz o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula, isolado da terra; “bicicleta geradora de energia”, que mostra a potência necessária para energizar um aparelho elétrico; e o “princípio da pilha com energia humana”, no qual demonstra que o corpo gera energia e que ao colocar as duas mãos sobre o medidor fecha-se um circuito como uma pilha humana.

SERVIÇO

O Espaço Energia funcionará no Parque Shopping Prudente até o dia 22 de janeiro, em frente à entrada principal do Muffato. O horário de funcionamento é segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h.

Publicidade

Veja também