Estado anuncia sistema de combate a drones

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 06/12/2019
Horário 07:19

O governo do Estado de São Paulo anunciou ontem um sistema de combate a drones para barrar tentativas de acesso ao espaço aéreo dos presídios paulistas. É a primeira vez que a solução é instalada num presídio na América Latina. Além disso, a Polícia Militar recebeu 100 drones e 100 bicicletas elétricas.

A inovação conta com um sistema de detecção da Techshield/Dedrone, que combina detecção de frequências e ondas de rádio, áudio e sensor óptico. Após a localização e confirmação do drone invasor entra em ação o sistema do antidrone, que embaralha a comunicação entre o equipamento clandestino e seu operador.

O operador do sistema antidrone pode escolher entre forçar a aterrisagem do drone invasor, retorno do aparelho suspeito à base de origem ou até sua destruição, mantendo-o suspenso em voo até o esgotamento completo da bateria, o que leva à queda do equipamento. Após treinamento, o sistema será operado pelos agentes da Administração Penitenciária.

As unidades que serão cobertas pelo serviço antidrone estão localizadas na Grande São Paulo. Outras informações serão mantidas em sigilo por razões de segurança.

Publicidade

Veja também