Estado anuncia instalação de 8º Baep em Prudente

Batalhão de Ações Especiais da Polícia atenderá aos municípios da região, e tem previsão para iniciar os trabalhos em abril deste ano

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 09/02/2019
Horário 04:00
AI do governo do Estado - Assinatura do decreto ocorreu ontem, durante encontro com secretários em São Paulo
AI do governo do Estado - Assinatura do decreto ocorreu ontem, durante encontro com secretários em São Paulo

A cidade de Presidente Prudente foi contemplada pelo governo do Estado de São Paulo para receber a sede do 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia). A informação foi anunciada ontem pelo governador João Doria (PSBD), durante coletiva de imprensa com secretários em São Paulo (SP). Na ocasião, foi assinado o decreto que permite a criação do batalhão em quatro regiões do Estado de São Paulo, o que também inclui a instalação de novas unidades na capital paulista, Grande São Paulo e demais cidades do interior. A previsão é de que os batalhões especiais entrem em funcionamento ainda na primeira quinzena de abril deste ano.

“Todos os policiais que vão atuar no Baep passarão por treinamento no Comando de Policiamento de Choque com o padrão Rota [Ronda Ostensiva Tobias Aguiar], para o patrulhamento tático, gerenciamento de crise, negociações com reféns, busca e apreensão de artefatos explosivos, patrulha em locais de risco, ações táticas especiais, controle de multidões e policiamento em manifestações”, afirmou Doria durante a coletiva. Em entrevista a este diário em outubro do ano passado, quando era candidato ao governo, Doria chegou a mencionar a possível instalação do Baep em Prudente, o que empregaria aproximadamente 300 militares que incluem a Força Tática e a Rota, afirmação que foi considerada com a assinatura do decreto.

Segundo informações da SSP (Secretaria de Segurança Pública), o documento assinado pelo governador autoriza a instalação de batalhões especiais em São Bernardo do Campo (SP), onde será a sede do 6º Baep e que atenderá a todos os municípios da região do Grande ABC. Já o 7º Baep será instalado no centro da capital paulista e abrangerá a área do CPA/M1 (Comando de Policiamento de Área 1). No interior do Estado, o 8º Baep será criado em Presidente Prudente e o 9º em São José do Rio Preto, atendendo aos municípios das respectivas regiões.

Policiamento de choque

Os Baeps foram criados para combater o crime de maneira mais ostensiva no Estado. Nas unidades especializadas, o efetivo trabalha de forma semelhante aos padrões do policiamento de Choque. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, atualmente, há cinco batalhões distribuídos em Campinas, Santos, São José dos Campos, zona Leste da capital e Barueri. Em 2018, o trabalho conjunto das unidades foi responsável pela prisão e apreensão de 3.856 criminosos, recuperação 371 veículos e por tirar das ruas mais de 3,3 mil toneladas de drogas e 516 armas de fogo ilegais.

SAIBA MAIS

O efetivo a ser empregado nessas novas unidades passará por treinamento sob coordenação e aplicação do CPChq (Comando de Policiamento de Choque). Desta forma, serão aplicadas disciplinas específicas dos treinamentos da Rota (Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar), 2º Batalhão de Choque, 3º Batalhão de Choque, COE (Comandos e Operações Especiais) e Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais).

Publicidade

Veja também