Estação das flores tem início na noite de hoje

Primavera começa no hemisfério sul às 22h53 e, segundo climatologista, será um período regular e com chuvas isoladas à tarde

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 22/09/2018
Horário 09:33
Marcio Oliveira - Primavera é conhecida como a estação das flores e tem início hoje, às 22h53
Marcio Oliveira - Primavera é conhecida como a estação das flores e tem início hoje, às 22h53

Ela é conhecida como a mais bonita das estações e já tem data marcada para florir as árvores do hemisfério sul. É que a primavera tem início hoje, às 22h53, e término em 21 de dezembro, às 20h22, no horário de verão. De acordo com o prognóstico climático do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologista), este período será marcado pela transição entre as estações seca e chuvosa no setor central do Brasil, quando há o início da convergência de umidade, que é quem define a qualidade do período chuvoso sobre a região sudeste. Para o climatologista Vagner Camarini, a primavera de 2018 será regular e com possibilidade de pancadas de chuvas isoladas nos fins de tarde.

Conforme o Inmet, os primeiros episódios da zona de convergência do atlântico sul podem ocorrer durante a primavera, com a possibilidade de chuvas na região sudeste do país, onde está localizado o Estado de São Paulo. Com o aumento das chuvas em grande parte do país, o instituto lembra que é quando tem início as principais culturas de plantio de verão. O Inmet salienta ainda que as chuvas dos primeiros dias de agosto igualaram ou ultrapassaram a média climática, bem como lembrar que para os três meses a previsão é de que devem permanecer as áreas com chuvas abaixo da faixa normal nesta estação e afirma que, de modo geral, o modelo climático indica que as temperaturas devem permanecer acima da média em grande parte da região no mesmo período.

Já segundo o climatologista, esta poderá ser considerada uma primavera regular, sem muitos exageros com o calor, caracterizada por um período chuvoso e não seco, como o outono e inverno. “Vão predominar as temperaturas altas e pancadas de chuva no fim do dia. Neste ano, por causa da irregularidade do inverno, poderemos ter um começo de primavera com temperaturas altas. Chuvas, quando houver, às vezes podem ter raios e trovões, mas em pontos isolados. A previsão é de um acumulado de chuva em 450 a 500 milímetros, considerado dentro da média, e temperaturas que variam entre 12 graus e 38 graus”.

SAIBA MAIS

Com a chegada da primavera hoje, às 22h53, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologista), a previsão é de que o calor e a umidade formem áreas de instabilidade em todo o Estado de São Paulo, promovendo, assim, chuva forte em pontos isolados. A partir de hoje, as temperaturas devem sofrem uma elevação, quando ocorre uma baixa umidade do ar no período da tarde.

Publicidade

Veja também