Estação da Língua Portuguesa ainda pode ser visitada em PP

Exposição fica na cidade até dia 1º de dezembro permitindo ao público fazer uma viagem pela história do idioma, desde a chegada dos portugueses; entrada é gratuita

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 23/11/2018
Horário 04:28
José Reis: Matarazzo, em Prudente, é a última estação da exposição, depois ela não vai mais itinerar
José Reis: Matarazzo, em Prudente, é a última estação da exposição, depois ela não vai mais itinerar

Se faltou oportunidade e você não conseguiu passar pelo Centro Cultural Matarazzo para visitar a exposição itinerante do Museu da Língua Portuguesa intitulada “A Estação da Língua Portuguesa”, corre que ainda dá tempo, pois ela fica em Presidente Prudente até o dia 1º de dezembro.  A entrada é gratuita!

De acordo com os dados registrados pela organização local, entre os dias 10 e 17 de novembro, na semana passada, a mostra foi vista por mais de 4,5 mil pessoas, somando as visitas agendadas e o público flutuante que passou pelo local para conferir também a programação do 24º Fentepp. De segunda até ontem foram mais 1.123 visitas.

“A exposição está sendo uma grande surpresa pra gente. Ela conta a história, o nascimento da Língua Portuguesa, os países que a tem como língua pátria, a influência de outros idiomas para nossa linguagem. É uma mostra totalmente interativa. Muito gratificante conhecer. Estamos chegando próximos de 12 mil visitantes [desde a abertura em 24 de outubro], uma feliz quantidade de público. Aproveitamos para convidar a população a conhecê-la, pois somos a última estação e depois ela não vai mais itinerar”, convida Valentina Terescova Romeiro Flores, diretora do museu salientando a boa parceria entre Ministério da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da SEC (Secretaria da Cultura do Estado), da Arquiprom, proponente e produtora do projeto e a prefeitura, por meio da Secult e o próprio Museu da Língua Portuguesa.

A exposição que passou por Tatuí, Santos, Rio Claro, Taubaté, São Carlos, Bauru e Prudente carregando na bagagem acervos do museu, atualmente em reconstrução, possui recursos tecnológicos, interativos, som, imagem e acessibilidade para contar a história da Língua Portuguesa.

Como publicado na ocasião da abertura da mostra em Prudente, por este diário, o arquiteto e sócio da Arquiprom, produtora do projeto, Fernando Arouca, ressaltou que a intenção do evento é inserir a cultura dos museus no dia a dia das pessoas, e levar o conhecimento de um material que é rico em informações sobre parte de sua própria história.

 

(((BOX)))

 

“A ESTAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA”

 

- Na área externa, a Torre Estação da Língua Portuguesa dá boas-vindas aos visitantes. Em As Origens, uma instalação cenográfica remete à ideia de estação ferroviária e de viagem de trem. Versos de Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade e Arnaldo Antunes, iluminados com LED em um painel metálico, convidam o público a entrar na exposição.

- A viagem do idioma começa com um vídeo animação que mostra a formação da Língua Portuguesa e as rotas marítimas dos portugueses, que levaram o idioma para outras terras.

- O vídeo “Sotaques”, com texto "O paraíso são os outros", de Valter Hugo Mãe, abre o módulo “O que nos une” - ala composta por um painel interativo giratório, que apresenta dados dos países que fazem parte da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). São eles: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

- “O Desembarque” reproduz a Linha do Tempo do Museu da Língua Portuguesa com a construção do idioma no Brasil, desde a chegada dos portugueses e o primeiro contato com as línguas indígenas até os dias de hoje.

- Na ala “Os trilhos”, três monitores touchscreen mostram palavras que vieram de outros povos e foram incorporadas ao português brasileiro.

- Espaço Lusófono, especialmente dedicado aos professores, é composto pelo vídeo “Raiz Lusa”, no qual especialistas falam sobre a construção da Língua Portuguesa.

- Vídeos que compõem o acervo da Grande Galeria do Museu da Língua Portuguesa são apresentados no módulo O Mundo da Língua. Nele, o visitante termina sua viagem assistindo aos vídeos “Culinária” e “Danças”, que mostram a relação entre língua e cultura.

Fonte: Organização do evento

 

Serviço

Agendamento de visitas monitoradas de grupos, escolas e instituições/entidades podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h). Para mais informações ligue (18) 3226-3399/3223-9404 ou envie um e-mail para: difusao@culturapp.com.br / preservacao@culturapp.com.br. A visitação é de segunda a sábado, das 8h30 às 20h, no Centro Cultural Matarazzo que está localizado à Rua Quintino Bocaiúva, 749 - Vila Marcondes - Presidente Prudente.

 

 

Publicidade

Veja também