ESPORTES

- OSLAINE SILVA

Data 31/12/2019
Horário 01:45
Arquivo - Após 11 anos, revezamento 4x100 m brasileiro recebeu os bronzes dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008
Arquivo - Após 11 anos, revezamento 4x100 m brasileiro recebeu os bronzes dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008

JANEIRO

DIA 13


O Festival de Handebol, que contou com a participação de 35 crianças que fazem parte dos times da Unimed Prudente/Edespp/Semepp, foi destaque na segunda semana de atividades do Sesc Verão, do Sesc Thermas de Presidente Prudente. Na ocasião, pais e responsáveis também foram até o local para acompanhar os mini atletas. Ao longo da manhã, também teve uma intervenção de Skate Pump Track.

16
A técnica de natação de PCD (pessoa com deficiência) da Semepp/Apop/Pastorinho/Aurotec, de Presidente Prudente, Micheline Cardoso Pereira, está vibrando com a convocação para integrar a comissão técnica na primeira fase de treinamento da seleção brasileira sub-18 de paranatação. O treinamento será realizado no Centro de Treinamento Paraolímpico em São Paulo, de 3 a 9 de março.

27

No Ginásio Marcelo Siqueira, da Vila Iti, ocorreu o 1º Torneio Legado Olímpico Claudinei Quirino de Badminton, em Presidente Prudente. Os atletas de formação básica da escolinha da Adoar/Semepp estiveram juntos com Enzo Anzai, que defendeu a seleção brasileira no Sul-Americano da modalidade, no Peru, no ano passado pela categoria sub-17, onde conquistou duas medalhas de bronze em duplas para o país.

31
O sonho de jogar futebol profissionalmente é o que move muitos jovens e o que serviu de combustível para alguns atletas prudentinos. Formado por 17 garotos, o sub-15 do Projeto Campeões no Campo e na Vida, de Presidente Prudente, venceu a primeira edição da Copa Mercosul de Palmital. Com a formação estrutural bancada quase que 100% pelos pais dos garotos, a equipe foi à competição com a vontade de se redimir de um passado não muito distante.

FEVEREIRO

DIA 3

Quem passou pelo Sesc Thermas de Presidente Prudente e deu uma olhada para as piscinas percebeu uma movimentação diferente - e bem divertida: instrutores realizavam o Water Line, espécie de elástico sobre as águas, com o desafio de que o participante atravesse o percurso proposto. A diversão? Em caso de queda, a água se transforma na recompensa!

10
A corrida de kart não é tão comum de ser realizada. O mais próximo do esporte é pela própria prática não profissional, dos carrinhos de rolimãs ou os famosos “tromba-tromba” dos parques de diversões. Mas, quem passou pelo Sesc Thermas de Presidente Prudente pode participar de uma vivência de pedal de kart, que estimulou a movimentação corpórea e ainda simulou a atividade tradicional.

15

Quarenta garotos deram um passo à frente para buscar o sonho de ser um jogador de futebol. Eles participaram no Estádio Municipal Caetano Peretti da seletiva da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes), que tem como objetivo a formação das equipes sub-17 e sub-20 para representar o município em diversos campeonatos.

Dia 26

O ciclista Almir Rogério Lobo, da equipe Pastorinho/Liane/Semepp teve um desafio por dia, mas com o intuito de ficar entre os melhores no 33º Torneio de Verão de Ciclismo, em Ilha Comprida (SP). No último dia da competição, o prudentino subiu ao segundo lugar mais alto do pódio.

MARÇO

DIA 3


Embora o aposentado Antonio Bongiovani, 82 anos, tenha dedicado a maior parte de sua vida ao mercado financeiro, uma das experiências que guarda com mais carinho é sua participação no futebol amador de Presidente Prudente. Apaixonado desde sempre pelo esporte, começou a jogar bola ainda na infância e não demorou muito até entrar em campo para disputar campeonatos varzeanos da cidade. 

8

A última vez que o Estádio Municipal Paulo Constantino, Prudentão, recebeu uma partida de futebol da elite profissional foi em 2016, quando o local sediou a goleada do Água Santa sobre o Palmeiras, por 4 a 1, pelo Campeonato Paulista. De lá pra cá, quem estava acostumado a visitar o espaço também teve de lidar com a “depreciação natural do tempo”. Municipalidade diz que seria necessário pelo menos R$ 1,5 milhão para reforma completa.

12
A equipe de natação de Presidente Prudente, a Criarte/Pruden-Aço/Semepp/Apan, iniciou bem a temporada de 2019. Como diz o ditado, com o pé direito! No primeiro desafio, os atletas voltaram para casa com 71 medalhas, sendo 33 de ouro, 18 de prata e 20 de bronze. A competição ocorreu no Parque Aquático Rio Preto Clube, em Rio Preto.

14
Desde os 18 anos, o prudentino Paulo Roberto Cordeiro Junior, por influência de amigos, incluiu o jiu-jitsu na rotina. Mesmo sem pretensão, deu “tão certo” que passou de hobby para profissão. Hoje, 20 anos depois, o atleta se prepara para o Campeonato Paulista da CBJJE (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo), na capital paulista. Participação marca o início de temporada 2019, que servirá como preparação para demais torneios.

ABRIL

DIA 7


Em sua décima edição, o Agita Prudente atraiu 150 ciclistas e apaixonados pelo esporte. Segundo um dos organizadores, professor Silvio Sena, a iniciativa visa a conscientização para aquisição e manutenção da saúde e a promoção da qualidade de vida. A atividade ocorreu em alusão ao Dia Mundial da Atividade Física e contou com apoio de vários setores do município.

24

Naturalmente como ocorre em toda final de campeonato, a FPF (Federação Paulista de Futebol) elege as melhores performances. Após o último jogo do Campeonato Paulista 2019, que sagrou o Corinthians como campeão, na noite de segunda-feira foi dia de mais nomes brilharem. Em um desses casos, o prudentino Antônio Carlos Zago conseguiu o posto de melhor treinador do torneio, à frente do Red Bull Brasil.

25

Cerca de 150 crianças do Programa Cidadescola participaram de atividades do atletismo no Centro Olímpico, como corrida, arremesso de peso, salto em distância e revezamento. Promovido pelo Projeto Talento Olímpico, Semepp (Secretaria Municipal de Esporte) e Lions Club Centenário Presidente Prudente, o Festival de Atletismo Vida e Saúde Kids proporcionou para a maioria dos alunos o primeiro contato com a modalidade.

28
Encerra em Presidente Prudente, o 29° Congresso Brasileiro da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha), evento que teve início no dia 23 de abril e recebeu 308 competidores na cidade. O coordenador de juízes da ABQM, Fabrício Pinotti, diz que “Presidente Prudente é sempre muito receptiva, principalmente na modalidade de laço”.

MAIO

DIA 3
O nadador Vitor Guaraldo, 23 anos, assume uma posição a qual ele mesmo define como “saber entender as perdas e os ganhos”. E na busca incessante pela melhora dos resultados, o prudentino, em meio aos anseios e atividades que possam proporcionar isso, busca uma vaga nas Olímpiadas de Tóquio, no Japão, em 2020, como qualquer atleta. Há poucos meses em uma nova equipe, ele tem se dedicado com tudo o que tem nesse objetivo.

26

A manhã foi movimentada em Regente Feijó, no Aeropark Clube de Voo Desportivo, com aeronaves chegando e pousando a todo o momento. O cenário ilustrava o segundo dia da Aviashow - Feira de Aviação Desportiva. E o que não faltou foram olhares atentos e apaixonados para o céu, observando cada modelo que se aproximava. Aliás, de acordo com o coordenador geral do evento, Renato Silva, é essa paixão que move a Aviashow.

29
Pirapozinho completou 70 anos no dia 9 de abril, no entanto, as comemorações acerca da data percorrem durante todo o ano. Desta forma, com tema alusivo ao aniversário da cidade, vem aí o 8º Pedalanglo de Pirapozinho, no dia 1º de junho, data na qual ocorre o evento. Segundo a organização, para esse ano, a ideia é que aproximadamente 500 pessoas participem do evento.

30

O projeto de revitalização da Pista de Atletismo Mário Covas da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), aprovado pelo Ministério da Cidadania desde 2013, foi cancelado, em vista da impossibilidade de prorrogação, uma vez que chega ao seu quinto ano. Resultado: a unidade estadual deverá atualizar as planilhas técnicas apresentadas, e fazer um novo pedido à União.

JUNHO

DIA 9


O sol não era de 40º C, mas a sensação térmica ajudou a espantar um pouco do frio em Presidente Prudente. No Parque do Povo, um dos cartões postais propícios à prática de atividades físicas, o cenário não foi diferente onde segue a 1ª Etapa Circuito Prudentino de Futevôlei, que no primeiro dia envolveu a participação de 32 duplas, inclusive de cidades de outros Estados.

25

O que já era esperado foi apenas confirmado! Com 100% de aproveitamento, sendo o destaque da equipe e da competição, a atleta prudentina Camila Yunna Kanegaki, da categoria petiz 1 – 11 anos, foi campeã paulista nos 400 m (metros) livre, nos 100 m livre e nos 100 m borboleta, no Campeonato Paulista Petiz 1 e 2 de Inverno de Natação, realizado em Votorantim (SP).

29
Presidente Venceslau tem um triatleta que vem se destacando em competições importantes país adentro, e agora está prestes a percorrer o mundo em provas internacionais de triatlhon, esporte que une três modalidades: natação, ciclismo e corrida. Trata-se de Thiago Machado, funcionário na Desfran na cidade, e proprietário da Barbearia Machado.

JULHO

DIA 5


“Eu sempre deixei claro que meu único objetivo era entrar no UFC”. No dia 12 de junho, em entrevista exclusiva ao jornal O Imparcial, esse foi o maior desejo compartilhado pela lutadora prudentina Ariane “Sorriso” Carnelossi, 26 anos. Dias depois, pouco menos de um mês, a atleta viu o seu maior sonho sendo realizado! E esta quinta-feira ficará marcada em sua memória com essa gigantesca conquista.

23

A equipe de natação masculina AcD (Atletas com Deficiência), da Semepp/Apop/Pastorinho/ Aurotec, de Presidente Prudente, conquistou em Assis, o título da modalidade pelos 63º Jogos Regionais. As meninas da equipe ficaram com a 2ª colocação. Ao todo, os prudentinos conquistaram 53 medalhas, sendo 34 de ouro, nove de prata e dez de bronze.

25
Giovanna Ribelato Monteiro, da Criarte/Pruden-Aço/Apan/Semepp, abocanhou três ouros, nos 200, 400 e 800 m (metros) livres, e uma prata pelos 400 m medley, nos 63º Jogos Regionais, em Assis,  Ela, que no começo do ano desanimou por completo após levar um susto com diagnóstico de um problema de coração, se emociona ao falar dessas vitórias nas águas das piscinas de Assis.

AGOSTO

14


O martinopolense João Paulo dos Santos foi recebido com festa por familiares, amigos e munícipes em geral, ao retornar dos Pan-Americanos realizados em Lima, no Peru. Isso porque a nota 69.029 deu a ele e seus companheiros da equipe brasileira de hipismo adestramento, João Victor Marcari Oliva, Leandro Silva e Pedro Tavares de Almeida, uma medalha de bronze! 

16

Mais uma vez a prudentina Valéria Kumizaki - categoria feminina 55 kg - enche a nação brasileira de orgulho trazendo para o seu país mais uma medalha de ouro! Esta é a quarta medalha consecutiva da carateca em Jogos Pan-Americanos! Ela foi prata no Rio (2007), bronze em Guadalajara (2011) e ouro em Toronto (2015). Na final, ela enfrentou a canadense Kathryn Campbell, vencendo a adversária por 4 a 1.

27

A prudentina Jerusa Geber dos Santos que estreou com louros e glória segurando firme a douradinha nos 200 m (metros), nos Jogos Parapan-Americanos, em Lima, no Peru, ao lado de seu guia, Gabriel Aparecido dos Santos Garcia, bateu novo RP (Recorde Parapan) com o tempo de 12.24, na semifinal dos 100 m. Era o presságio do que estava por vir à noite: o segundo ouro da velocista.

28
Na véspera do seu aniversário de 14 anos, o nadador da equipe Semepp/Criarte/Pruden Aço/Apan de Presidente Prudente, Bruno Hosokawa de Oliveira, é convocado para disputar o Troféu Chico Piscina. O atleta vai integrar a Seleção Paulista, que disputará o tradicional Campeonato Internacional de Natação de 10 a 12 de outubro, na Associação Mocoquense.

31
Valeu e muito! Rogério Xavier é prata em seu primeiro Jogos Parapan-Americanos. A experiência do seu oponente, o guatemalteco Raul Anguiano, 44 anos, falou mais alto, vencendo o prudentino por 2 sets a zero, com parciais de 21 a 16 e 21 a 12.

31

O carateca prudentino Guilherme Soares, atleta da equipe de caratê da Semepp/SAS/Projeto Aquarela, conquistou o título de Campeão Pan-Americano de Caratê, na categoria de shiai kumite (luta) sub-14, 55 kg (quilos), em Guayaquil, no Equador. Seu técnico Alexandre Serra, Xando já estava otimista quanto à participação do seu aluno.

SETEMBRO

DIA 4


“Ninguém é velho demais quando quer realizar algo verdadeiramente”, diz Euro de Oliveira assinante, leitor assíduo de O Imparcial, que tem 92 anos e, no dia 24, conquistou de braçada quatro primeiros lugares em Bauru (SP): 200 m (metros) costas, 50 m costas, 50 m livre e revezamento 4x50. Ele é um apaixonado nato por esportes.

17

A tarde, em Presidente Prudente, foi marcada por um momento esperado há anos por atletas e administração pública. Após a entrega oficial do complexo aquático do Centro Olímpico, 33 jovens nadadores deram o pontapé inicial nos treinos que ocorrerão no local, e entraram, pela primeira vez, na água da nova casa que traz grandes expectativas para a Semepp/Pruden-Aço/Criarte/Apan.

22

A CBB (Confederação Brasileira de Badminton) divulgou no seu site a lista de convocados para compor a Seleção Brasileira de Badminton, que disputarão o Sul-Americano, no Equador. E o nome do atleta prudentino Enzo Anzai estava lá! O campeonato ocorre entre os dias 19 e 30 de novembro, na cidade de Guayaquil.

22
Leonardo Mello e Jerusa Géber dos Santos, do atletismo, e Rogério Júnior Xavier de Oliveira, do parabadminton. O que eles têm em comum? Para quem acompanha o esporte regional, estes atletas representam Presidente Prudente em competições paraolímpicas mundo afor. Eles tiraram uma folga das competições - mas não do esporte - e participaram do Festival de Atleta Paralímpico, que busca promover e fomentar a prática esportiva entre as pessoas com deficiência.

OUTUBRO

DIA 12
Mais uma edição, a 15ª, de uma das brincadeiras mais gostosas do passado, a Descida de Carrinho de Rolimã será realizada em Presidente Prudente. Esta, em especial, será alusiva ao Dia das Crianças. O local é o mesmo que de costume, em uma das ruas no entorno do Estádio Paulo Constantino, o Prudentão. Picolés e pirulitos serão distribuídos pela organização, gratuitamente à garotadinha!

12

Pipas colorem o céu de Presidente Prudente. Tradicional Festival Raul Albieri chega a sua 34ª edição, realizado para toda a família, em especial para as crianças, que acabam interagindo e competindo de forma saudável, assim como os adultos.

15
Orgulho define! O paracarateca de Pirapozinho (SP), Davi Renato Ribeiro Melo, conquistou o primeiro lugar em sua categoria, Kata PcD 14 e 15 anos masculino, no Campeonato Brasileiro Interclubes de Caratê em Uberlândia (MG). “Parabéns Davi por essa importante conquista, um passo extraordinário para você e para o caratê da nossa cidade e região”, parabeniza o sensei Shiratomi Karatedo.

23

A 2ª Corrida Kids foi um sucesso, com os pequenos vestidos de super heróis e heroínas, Capitão América e Mulher Maravilha, na pista de atletismo da FCT/Unesp (Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) de Presidente Prudente. Segundo a educadora física, Letícia de Mattos Oishi, o traje mostrou que “todos são vencedores, capazes! A família é super! O esporte é super! A vida saudável é super”!

29
Quem é que tem limitações mesmo? O nadador Lucas Henrique Santana Rodrigues, categoria S-5, da Semepp/Apop/Pastorinho/Autotec, ganha ouro e bate recorde nacional cravando 3'14"87 nos 200 m (metros) livre no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Natação Paralímpica, no Centro de Treinamento Paralimpico, em São Paulo (SP).  Ele conquistou ainda três pratas nos 200 medley, 100 livre e nos 50 borboleta.

NOVEMBRO

DIA 1

Após 11 anos, revezamento 4x100 m (metros) brasileiro recebeu os bronzes dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. O alagoano Bruno Lins, que treina e mora em Prudente, assim como o maranhense José Carlos Moreira (Codó); o amazonense Sandro Viana; e o potiguar Vicente Lenílson, representaram o país, após confirmada a desclassificação, em 2018, de Nesta Carter, do revezamento jamaicano por exames refeitos com nova tecnologia antidoping.

5

Rodrigo “Bo” Takahashi, arremessador prudentino que atua no Arizona Diamondbacks, foi premiado na categoria beisebol do Prêmio Brasil Olímpico 2019 organizado pelo COB (Comitê Olímpico brasileiro). “Bo” Takahashi está há seis anos nos Estados Unidos e é um dos 40 profissionais da equipe de beisebol do Arizona Diamonbacks, campeã da Double A deste ano. 

12

Vôlei da Semepp é campeão da Liga Amadora no Paraná. Equipe masculina conduzida pelo técnico Fernando Fabin venceu o Country Clube/Maringá, time até então atual campeão da Liga Amadora de Voleibol de Maringá por 3 sets a 0, com parciais de 25 x 16, 25 x 21 e 25 x 22, e sagrou-se campeã da competição.

13

Velocista Jerusa Geber dos Santos bate chinesa e crava 11’80 nos 10 metros na pista dos Emirados Árabes ao lado de seu anjo guia Gabriel Aparecido dos Santos Garcia. A prudentina prova mais uma vez que é a melhor do mundo no 9º Campeonato Mundial em Dubai.

26
Fabíola Freitas, patrocinada pela Matsuda, garantiu o 3º lugar no campeonato de ciclismo MTB 12 Horas, categoria solo feminino, em Campinas (SP). Pela primeira vez na disputa, mas com uma experiência tamanha em outras competições, a ciclista prudentina classificou a prova como muito técnica, com muitas subidas, descidas, single track – foram 143 km (quilômetros) num percurso de 6 quilômetros, que totalizou 24 voltas em 11h38min.

30

A reportagem acompanhou um pouquinho do último treino da galerinha de beisebol, categoria pré-infantil, de 8 a 10 anos, da Acae / Hinomoto / Semepp, que estará no campo da Acel (Associação Cultural e Esportiva) em Londrina (PR), participando do 24º Campeonato Brasileiro Interclubes de Beisebol. A delegação partiu de Presidente Prudente, com 17 atletas.

DEZEMBRO

DIA 1

Habilidade, destreza, beleza e uma harmonia sem igual entre cavaleiro e cavalo! O Rancho Quarto de Milha, em Presidente Prudente, foi palco do Campeonato Nacional de Laço, com os melhores competidores de vários Estados brasileiros, como São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal. Foram distribuídos R$ 200 mil em premiações ao longo da etapa.

03

Emoção define conquista! Após grave acidente há dois anos, Caique Damasceno Lobo, ciclista prudentino da Liane Alimentos/Lobo Fitness conquistou duas medalhas de prata no Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada 2019, em São Carlos (SP), uma de contrarrelógio individual e outra de resistência.

03

Camila Kanegaki foi destaque da equipe de natação da Semepp/Criarte/Pruden Aço/Apan no Sport Club Corinthians Paulista, em São Paulo (SP), no Campeonato Paulista Petiz 1 e 2 de Verão de Natação – Troféu José do Carmo Neves (Zequinha). Ela foi campeã nos 100 m (metros) nado livre com o tempo de 1'05"78; nos 200 m nado livre, 2'21"88; e nos 400 nado livre, 4'59"33. Três ouros!

05

Allana Romão Rodrigues, 14 anos, agarra ouro nas alturas! Atleta prudentina da APA/Semepp saltou 1,65 m logo na primeira tentativa, o que a levou ao topo do pódio no 25º Jogos Sul-Americanos Escolares, em Assunção, no Paraguai. Jovem fecha a temporada 2019 com chave de ouro representando sua cidade e o país, uma vez que foi convocada para defender a bandeira brasileira.

13
“Sobe... Tira... Meu Deus é mais fácil estar dentro de campo do que aqui... Ei, vamos ganhar... boa bola ‘fia’ da mãe!”. Tomada pela adrenalina, estas eram algumas das palavras soltas ou frases completas de incentivo de Anelise Viana, 27 anos, auxiliar técnica da Semepp/Prudente sub-17, que sagrou-se campeã no Caetano Peretti, pelo 48º Campeonato Estadual de Futebol Feminino.

Publicidade

Veja também