Esporte se torna aliado para formação dos jovens

A prática de atividade física regular é garantia de saúde e, quando praticada desde cedo pelos jovens, pode otimizar o desenvolvimento tanto físico como cognitivo, contribuindo para um crescimento saudável, bem como para os resultados de aprendizagem e, até mesmo, de cidadão. Dividindo-se em várias categorias, os esportes são os que mais atraem os jovens para a prática. Individualmente ou coletivamente, contribui para a inclusão social e diminuição na exposição aos riscos e vulnerabilidades que possam ser encontrados na sociedade, além da facilidade de ensinar a seguir regras que serão encontradas em vários momentos da vida.

Sendo assim, o principal objetivo da Semepp (Secretária Municipal de Esportes de Presidente Prudente) é dar várias opções de atividades para que os jovens da cidade participem e se envolvam, ocupando o tempo com algo que possa contribuir para sua formação. “Na prática, as atividades para os jovens colaboram diretamente com a diminuição da exposição aos riscos de preconceito, drogas, criminalidade, trabalho infantil, além de oferecer ao jovem a possibilidade de crescimento intelectual e profissional através do esporte”, declarou o professor e coordenador da Semepp, Márcio Rodrigues. Entre todos os esportes, a prefeitura disponibiliza a prática de atletismo, basquete, beisebol, futebol de campo, futebol de salão, ginástica artística, handebol, judô, caratê, kung fu, natação, tênis de mesa e vôlei.

As opções são muitas e não é apenas a inclusão ou o tempo que está em pauta, mas sim, a facilidade que o esporte tem em explicar regras e direcionar um aprendizado mais fácil para os adolescentes e jovens. Para Márcio, o comprometimento com a atividade física e o esporte tem ligação direta com a formação do caráter e personalidade de cada um. “Estão em fase de formação e, neste momento, o direcionamento com respeito às regras, aos companheiros, aos professores, horários das atividades o influenciam de forma positiva e relevante para o resto de sua vida”, afirma.

 

Contribuinte

Elementos como brincar, entreter e competir estão sempre presente no universo dos esportes dentro do Sesc. Nosso principal objetivo não é formar equipes com alto rendimentos ou grandes atletas, mas sim, usar como uma grande ferramenta educacional”, declarou o monitor de esportes do Sesc Thermas, Daniel Yonashiro. Como citado, a entidade é uma das opções que contribuem para a formação através do esporte na cidade.

Com uma programação durante o ano intensa voltada as práticas esportivas, o local reúne curiosos, praticantes e experientes em várias modalidades. “Buscamos ser variados, contemplar modalidades que não estão em evidência nas grandes mídias, ampliar o repertório motor da comunidade”, enfatiza Daniel, destacando mais uma vez, a procura sempre em misturar educação e esporte.

Como toda a prática, qualquer um é bem vindo, independente do tipo físico, e isso não seria diferente na cidade, tanto nas práticas promovidas pela Semepp quanto para o Sesc. “Para todos, independente da idade, habilidades, mas buscar promover esse acesso da comunidade através do esportes, seja através do bate-papo, aulas abertas, cursos, aproximação com grandes referências”, destaca Daniel.

 

perfil

Nome completo: Maria Victoria Belo de Sena, 17 anos

Modalidade: Atletismo; prova de velocidade 100 e 200 metros

Cidade origem: Presidente Prudente

 

Desde quando pratica esporte e o que mudou em sua vida desde então?

Eu pratico esporte desde os meus 8 anos. Com essa idade, participei de minha primeira corrida, porém passei por diversos esportes antes de focar apenas no atletismo, dentre eles natação, basquete, caratê e, por fim, comecei o atletismo de verdade mesmo e foi nele onde eu tive maior aproveitamento. O esporte mudou muito minha vida. Para melhor. Nele pude me destacar, conhecer lugares novos, pessoas novas, cidades, Estados, países e todas essas são experiências incríveis proporcionadas através do atletismo. Graças a Deus, o esporte mudou realmente minha vida e pretendo conseguir mudando ela através do mesmo, é muito bom conseguirmos ter nossos esforços recompensados.

 

O que a modalidade significa para você?

A modalidade significa para mim um estilo de vida, pois, eu amo muito o que faço. Eu digo que se eu apenas gostasse de correr eu já teria parado, mas é uma coisa que faço com muito prazer e alegria e pretendo me manter fazendo por muito tempo.

 

Quais seus sonhos dentro e fora do esporte?

Meu sonho no atletismo é poder participar de uma Olimpíada e conquistar cada vez mais medalhas. E um sonho fora é poder ter um bom emprego, formar uma família e, claro, também poder desfrutar de minhas conquistas no esporte.

 

Como vê o esporte em Presidente Prudente?

O esporte em si é bom, o atletismo principalmente, pois lá foi um celeiro de atletas internacionais e olímpicos, com pessoas com muito talento e isso continua até os dias de hoje e não desanima os demais. Tem um certo cuidado com os jovens daqui, até em relação ao futuro na modalidade. A rotina de treinos, por exemplo, não é de brincadeira, é intensa, com treinamos de segunda a sábado. E às vezes dois períodos conciliando academia de manhã e pista a tarde

 

no esporte

Fotos: Arquivos pessoais

Guilherme Rodrigues, personal trainner, pratica esporte no Parque do Povo

 

Fabio Padilha e Adriana Lima durante uma aula de Yoga ao ar livre

 

Equipe do time do Futebol Feminino de PP, após finalizar um de seus treinos no Parque do Povo

 

filme

Um Sonho Possível (2009)

Um Sonho Possível reúne em um único longa-metragem diversos temas relevantes para discutir atualmente como racismo, o poder transformador na relação de jovens com o esporte e como a ausência de estrutura familiar pode impactar a realidade de alguém. No filme, uma decoradora da alta sociedade e ex-líder de torcida interpretada por Sandra Bullock acaba se encantando com a história de um adolescente que se destaca como “atacante” no futebol americano, mas é bastante problemático: o “Big Mike”. Inspirado em uma história real, o filme retrata as dificuldades enfrentadas pelo garoto, marcado por traumas, rejeição e dramas familiares com uma mãe usuária de drogas. A vida dele parecia não poder ter um destino que não fosse trágico, sobretudo diante de uma grande dificuldade de aprendizagem do rapaz. No entanto, tudo isso muda quando ele é matriculado em uma escola cristã por meio da qual conhece a personagem de Bullock, que sente empatia pelo esportista e o auxilia em sua carreira de jogador profissional em uma linda história de entrega, amor e superação.

MARIANE GASPARETO
 Da Redação

 

Publicidade

Veja também