Esporte ensina bons valores, une as pessoas e colabora com a autoestima

  • 02/07/2019 04:00

“Esporte é uma forma atividade física praticada com finalidade recreativa, educativa, sociocultural, profissional ou como meio de melhorar a saúde. Geralmente praticado sob a forma de competição este tipo de orientação pode ser diferenciado entre esportes individuais e em grupo”. Em uma rápida pesquisa na internet, é possível encontrar diversos conceitos sobre esporte, semelhantes a este citado entre aspas. E, ainda pode acrescentar: esporte é vida, união e fraternidade, além de colaborar com a autoestima.

A pessoa inserida no mundo esportivo, seja qual for a modalidade, certamente está alguns passos a frente de quem não é adepto a nada. Esporte ensina disciplina. Ensina a ter perseverança, respeito à autoridade, a ter integridade, honestidade e coragem. E a reconhecer a importância do trabalho em equipe.

E vai além disso. Apresenta sentimentos adormecidos e aflora ainda mais a união entre as pessoas. Quem pratica algo esportivo, consegue, por muitas vezes, colocar para fora o que anda “engasgado”. Faz com que os dias sejam mais leves e as mudanças são sentidas dentro de casa, no seio familiar.

É essencial que a comunidade apresente projetos que possam colaborar com o desenvolvimento e crescimento humano das crianças e adolescentes. Um exemplo de tantas ações espalhadas por aí está em Presidente Epitácio, como publicado neste diário, na edição de domingo. Um professor voluntário de jiu-jitsu diz que a arte marcial proporciona aumento da coordenação motora, reconhecimento dos erros e acertos e harmonia mental dos pequenos. Além disso, um dos objetivos durante as aulas da modalidade está na busca em contribuir ainda mais na vida dos pequenos.

O esporte é um portal essencial para unir a educação, a cultura e a saúde. É importante para o crescimento da criança, para que tenha valores estabelecidos e fique longe de tudo aquilo que não lhe é bom!