Escolas já podem garantir visita de estudantes a festival literário  

EDITORIAL -

Data 18/07/2018
Horário 04:11

Antes conhecido como Salão do Livro, famoso por trazer autores renomados e expor importantes títulos em dez dias de programação na cidade, o evento este ano passa ser chamado de FLITPP (Festival Literário de Presidente Prudente). Apesar da mudança no nome, a feira - realizada pela Prefeitura, através da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), e parceiros, com organização da Spoladore Eventos - volta a atrair a atenção da população, com diferentes atrações, e o objetivo único de promover o acesso à leitura.

Desta vez, a programação, que é totalmente gratuita, será realizada de 24 de agosto a 2 de setembro, nos variados espaços do Centro Cultural Matarazzo. Os preparativos começaram há um bom tempo e seguem a todo vapor. Todas as novidades vêm sendo divulgadas constantemente neste diário.

Praças de leitura e alimentação, dezenas de estandes com a presença das melhoras editoras do país e obras de diversos gêneros à mostra e à venda, lançamentos literários, bate-papos com autores renomados e locais, apresentações artísticas e musicais, exposições, contação de histórias, workshops, oficinas, exibição de filmes, seminários e debates. Diferentes atividades para todas as idades.

Todos os anos, com uma série de atrativos infantis, grande parte do público da feira é formada por crianças, que são levadas pelos pais e também pelas escolas onde estudam.  

O importante é que as unidades de ensino - sejam elas da rede pública (municipal e estadual) ou particular - comecem a se organizar desde já e programem as visitas dos seus estudantes ao evento. O agendamento já começou e deve ser feito pela internet, bastando preencher a ficha de inscrição disponibilizada no site www.flitpp.com.br.

Este acesso ao livro desde cedo é extremamente importante aos pequenos e as escolas devem proporcionar isso. O festival é, sem dúvidas, um estímulo à alfabetização, que deve ter continuidade em casa. Mergulhar em histórias, sejam elas de ficção ou não, antes de dormir ou até mesmo durante o dia numa horinha de lazer, contribui para o desenvolvimento infantil e pode trazer uma série de benefícios à criança. Agosto já se aproxima, a oportunidade está aí. Resta ao público comparecer e aproveitar!

Publicidade

Veja também