Escolas de Venceslau envolvem princípios da BNCC em projetos

Na rede municipal de ensino, professores da Secretaria de Educação e Cultura têm participado de formações com a equipe pedagógica

REGIÃO - Da Redação

Data 25/09/2018
Horário 15:17
AI da Prefeitura de Venceslau - Unidades criaram diversas ações, que incentivam a prática da leitura
AI da Prefeitura de Venceslau - Unidades criaram diversas ações, que incentivam a prática da leitura

Com a homologação da BNCC (Base Nacional de Comum Curricular), em dezembro de 2017, estão sendo realizadas ações em todo o país para a sua implantação.

Na rede municipal de ensino de Presidente Venceslau, os professores da Semec (Secretaria de Educação e Cultura) têm participado de formações com a equipe pedagógica, para consolidar os princípios da BNCC.  São eles: igualdade, diversidade e equidade. O objetivo é desenvolver projetos visando a formação integral do cidadão.

O conceito de educação integral com o qual a BNCC está comprometida se refere à construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e, também, com os desafios da sociedade contemporânea. 

A Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) João Rodrigues e a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Joaquim Rodrigues Batata, juntamente com as quatro escolas de Educação em Tempo Integral, desenvolveram o projeto interdisciplinar Brinquedos e Brincadeiras. As demais unidades de ensino fundamental criaram projetos voltados à literatura.

Na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Santa Duarte D’Incao, o projeto Minha Escola Lê traz a participação da família com a mala da leitura. Já a Emef Arthuzina de Oliveira D’Incao escolheu o escritor Pedro Bandeira, autor de obras queridas pelas crianças, e desenvolve além de outras atividades, o recreio literário.

Na Emef Dr. Álvaro Coelho, o projeto revitalizou a Sala de Leitura Cecília Meireles da escola. Envolveu professores, alunos e equipe gestora na reorganização desse espaço, que  guarda um acervo precioso de livros, muitos raros atualmente, além daqueles que vão somando a cada ano fruto dos programas governamentais e adquiridos pela escola.

Com AI da Prefeitura de Venceslau

 

 

 

 

Publicidade

Veja também