Escola democrática 

OPINIÃO - Arlette Piai

Data 29/10/2019
Horário 04:37

Educação de qualidade é dever dos municípios, Estados e Federação. E a escola democrática é aquela em que filhos de lixeiro e filhos de presidente da República estudem lado a lado. Os brasileiros pagam altos impostos, portanto, é um direito exigir escolas públicas de qualidade desde a maternal até universidades.

Nos Estados Unidos, Canadá, entre outros, pais processaram escolas que não ofereceram trabalho devido aos seus filhos. Nesse exemplo, os brasileiros devem se espelhar e agir, só assim talvez se possa conquistar o que é de direito. Veja, leitor, o preço que estamos pagando por não ter ocorrido a fiscalização e cobrança dos políticos... Sou a favor de que todas as aulas, sejam de escolas públicas ou particulares, possam ser assistidas online em casa pelos pais. 

O Brasil está entre os primeiros países mais violentos do mundo. Onde, senão na família e escola, para conduzir à paz tão almejada, senão pela formação das nossas crianças e jovens? Desde o berço nas famílias e desde a maternal nas escolas, esses dois pilares devem constituir o alicerce para a mudança de cada um, que conduzirá à mudança da nação.

A escola democrática é aquela em que filhos de lixeiro e filhos de presidente da República estudem lado a lado

Dessa forma, desenvolvendo na nova geração o espírito de solidariedade e confraternização versus o individualismo de atitudes umbigadas, será possível plantar um Brasil mais pacífico. A antítese disso é o nosso país patinando, patinando, e aumento de penitenciárias.  

Hoje, vésperas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), temos, no entanto, os corações acalentados ao ver a beleza de tantos jovens se desdobrando nos estudos para conquista dos seus sonhos.  Desejo aos meus alunos de redação e a todos os estudantes, “que estudam”, muito êxito no Enem. É importante que cada aluno pratique sempre, e em particular nesta fase, a respiração abdominal que é relaxante, e que confie no seu preparo.

No Enem, vestibulares e concursos, faça primeiro a redação puxando o tema para a análise dentro da sua realidade. Lembre-se de que um bom texto é redigido com o pensamento crítico da razão e também com o coração. Sucesso no Enem e parabéns aos pais que os conduziram a este patamar.

 

 

 

Publicidade

Veja também